Filosofia

O que é Ética? Origem e diferença entre ética e moral

A palavra Ética é de origem grega. Sendo assim, ethos significa o modo de ser. Ou seja, indica o comportamento do ser humano.

Continue lendo após a publicidade

A palavra Ética é de origem grega. Sendo assim, ethos significa o modo de ser. Ou seja, indica o comportamento humano. Portanto, não é natural. São ações certas ou incorretas que o ser humano não nasce com elas. Por isso, são aprendidas no decorrer da vida.

Além disso, a ética é essencial para o equilíbrio na convivência humana. Sendo elas em relações com famílias, amigos, colegas de trabalho e desconhecidos.

A lei, por muitas vezes, é vista como ética, apesar dela ter princípios éticos. No entanto, a ética não pune nenhuma pessoa através do Estado por não ser cumprida.

Origem na Filosofia

Revista Galileu

A ética foi sendo moldada no decorrer dos tempos. Por isso, ela pode ser destrinchada em eudaimonismo, deontologia e o utilitarismo.

Continue lendo após a publicidade

Eudaimonismo

Las Leyendas Griegas

Eudaimonismo, ou eudaimonia, são palavras derivadas do grego. Sendo assim, Daemon significa Deus, gênio ou divindade que guia o caminho dos homens. Além disso, é uma ideologia que tem como recompensa a felicidade no fim da vida humana.

Aristóteles dizia que o objetivo do homem era a felicidade. Por isso, agimos. No entanto, para consegui-la, não temos total liberdade de ações. Ou seja, nossas atitudes não podem atrapalhar a felicidade de outra pessoa.

O trabalho, por exemplo, não era visto como algo bom para os gregos. Por isso, ele era destinado aos não cidadãos. Nesse caso, os escravos e as mulheres. Na sequência, vinham os de menor importância. Sendo eles, os artesãos. Depois vinham os soldados, os políticos e bem acima os filósofos. Isso porque eles se concentravam no conhecimento.

Deontologia

O que é Ética?
Psicologia y Mente

No século XVIII, o filósofo Immanuel Kant chegou com a ética do dever. Também conhecida como deontologia. Portanto, seguiu o estudo que está além de algo palpável. Sendo assim, apenas racional. Ou seja, o próprio indivíduo avalia o que é correto e o que é incorreto a partir de um dever. Portanto, sentir o desejo de fazer o certo.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, deve-se englobar o bem coletivo. E não somente o individual. Se não, o ato foi não correto. A mentira, por exemplo, não é certa em qualquer situação na visão de Kant. Logo, isso gera o imperativo categórico kantiano. Que, segundo Immanuel, é um remorso, arrependimento ou má fama.

Utilitarismo

Haiku Deck

O foco utilitarista é fazer o bem que possa atingir o máximo de pessoas. Esse é um estudo criado pelos filósofos ingleses Jeremy Bentham e John Stuart Mill. Portanto, seguem uma norma de que deve ser feita uma análise da ação. Em seguida, um cálculo deve ser feito. E só assim a ação deve ser tomada.

Contudo, para resolver o cálculo, o indivíduo deve entender se a atitude tomada será benéfica para a maior quantidade de pessoas. Ademais, se essa ação trará males para a menor quantidade. Ou seja, essa teoria de ética é totalmente oposta ao imperativo categórico kantiano que aplica o remorso. Portanto, tem como finalidade a consequência.

Ética vs Moral

O que é Ética?
O Acre Agora

A ética e a moral andam juntas. Contudo, são totalmente diferentes. A moral constitui no cumprimento de normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos. Além disso, designa o comportamento individual das pessoas. Ou seja, as regras já estão prescritas.

Continue lendo após a publicidade

A ética, por outro lado, vai do pensamento humano. Busca o melhor estilo de vida entre o certo ou errado tomando suas próprias decisões.

Ética profissional

Cesan

A ética do trabalhador é geralmente aprovada em convenções no campo de cada profissional. Sendo assim, todas as normas de conduta da profissão devem ser respeitadas. Além disso, o trabalhador deve comportar-se com ética com os colegas de trabalho e todos em seu meio.

Você já deve ter ouvido, por exemplo, sobre ética jornalística, ética política, ética médica ou ética empresarial. No caso de um político, o profissional deve trabalhar honestamente, respeitando o cidadão e o atendendo conforme sua necessidade. Um recepcionista, por exemplo, deve receber todos igualmente, sem julgar classe social, racial ou orientação sexual.

Exemplos de Ética

O que é Ética?
Certus

Não mentir. Não trapacear em um jogo. Ser honesto. Não ter inveja. Ser solidário. Não furar qualquer espécie de fila para diminuir o tempo de espera. Saber aceitar as diferenças. Ser humilde. Não jogar lixo no chão. Ajudar os pais com os deveres de casa. Sendo assim, todas as ações contrárias a estas são consideradas antiéticas. Ou seja, aquilo que não é ético.

Continue lendo após a publicidade

O que achou da matéria? Se gostou, confira também sobre o Conceito de Sociedade

Fontes: Brasil Escola, Significados, Brasil Escola, SB Coaching, Ética Pública

Imagens: Haiku DeckCertus, Psicologia y Mente, Las Leyendas Griegas, Revista Galileu, Vecteezy, O Acre Agora, Cesan

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments