Língua Portuguesa

O que é Gramática? Tipos existentes e divisões gramaticais

Gramática é o conjunto de regras que regulam a escrita e a leitura com um padrão de normas que acabam por orientar o uso culto da língua.

Continue lendo após a publicidade

Gramática é o estudo ou tratado dos fatos da língua e linguagem, falada e escrita, e das leis que a regulam. Apresenta regras e também exerce funções, como analisar as estruturas de uma determinada língua.

Em constante evolução, a língua apresenta o que se usa efetivamente e alguns fatores que fixam as normas. Todavia, a Gramática carrega consigo uma série de recomendações do que deve ser entendido por norma culta, que deve ser conhecida e aplicada por todos.

Ainda, a Gramática deve ser capaz de reduzir a reputação da língua enquanto apenas um amontoado de regras estabelecidas por estudiosos. A ela cabe também prescrever e descrever o idioma, sobretudo preservá-lo, de modo que tenha utilidade para os falantes.

Por se tratar de um elemento dinâmico e que passa por transformações diariamente, a língua deve estar sempre à disposição dos falantes. Variações linguísticas  (como o regionalismo) que compõem a língua também devem ser consideradas e, por isso, a Gramática apresenta tipos diferentes a serem enunciados no próximo tópico.

Continue lendo após a publicidade

Tipos de Gramática

letras
Guia do Estudante.

A Gramática é um sistema complexo e carrega consigo várias concepções com abordagens diversas. Nesse sentido, ela é dividida em quatro tipos diferentes:

Normativa

Busca padronizar a língua, estabelecendo normas do falar e do escrever correto. É conhecida por destacar a norma culta, sendo a gramática oficial, aquela ensinada em escolas.

Descritiva

Neste tipo de gramática, acontece a análise da língua quanto ao seu uso oral e suas variações. Também se apega à descrição dos fatos da língua, investigando-os e não apenas estabelecendo o certo e o errado dentro do sistema.

alfabeto
Diário da Jaraguá.

Histórica

Trata a história da língua ao longo do tempo, ou seja, estuda a origem e a evolução histórica da língua, desde a origem da escrita.

Continue lendo após a publicidade

Comparativa

Todavia, neste caso são estabelecidas correspondências entre línguas distintas, a fim de estabelecer relações de parentesco.

A língua portuguesa, por exemplo, tem como línguas próximas a espanhola e a francesa, consideradas línguas românicas.

Divisões da Gramática

A Gramática analisa a língua, sistema tríplice que compreende um sistema de formas (mórfico), outro de frases (sintático) e um sistema de sons emitidos ao se falar, conhecido por sistema fônico.

O que é Gramática? Tipos existentes e divisões gramaticais
Gramática & Cognição.

Nesse sentido, a noção do que é Gramática divide-se na Morfologia, na Sintaxe e na Fonologia (fonética).

Continue lendo após a publicidade

Então, o que achou da matéria sobre gramática? Se gostou, leia também: Etimologia, o que é? Definição, o que estuda e composição gramatical.

Fontes: Português, Só Português, Toda Matéria, Brasil Escola, Mundo Educação

Imagens: Uol, Guia do Estudante, Diário da Jaraguá, Gramática & Cognição

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments