Principal » Matemática » O que é matemática: história, áreas de estudo e importância

O que é matemática: história, áreas de estudo e importância

A matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas.

Matemática - O que é? Conceito, história e importância

A matemática é uma área do conhecimento responsável por estudar a aritmética, a álgebra, a geometria, a trigonometria, a estatística e o cálculo. Seu objetivo principal é a sistematização de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações.

Nesse sentido, o termo mathema tem origem no grego e significa, em livre tradução, ‘aquilo que pode ser aprendido’. Seu principal objeto de estudo é a análise de estruturas e grandezas, feita a partir de um raciocínio lógico, permitindo a criação de padrões que são usados para postulação de hipóteses e conjecturas.

Ao longo do tempo, o conhecimento matemático foi desenvolvido e aperfeiçoado, seguindo uma constante evolução. Assim, investigou novas situações e estabeleceu uma relação direta com o ser humano e seu cotidiano.

História da matemática

Certamente, o conhecimento matemático esta instaurado na nossa sociedade desde os primórdios da nossa existência. Foi durante os tempos pré-históricos que surgiu a necessidade de relacionar o número de animais em um rebanho com algum tipo de objeto ou marcas, por exemplo.

Séculos depois, por volta de 1500 a.C, os egípcios usaram as primeiras formas de escrita, criando um sistema de numeração. Este mesmo sistema, aliás, foi utilizado por outras civilizações. Como por exemplo, os romanos, que usaram o sistema de números egípcios para criar uma nova forma de contar. Porém, os romanos foram capazes de apresentar uma quantidade maior de números do que já existia na contagem egípcia.

Matemática - O que é? Conceito, história e importância
Medium.

O ramo da aritmética, por sua vez, teve seu surgimento nas escolas gregas, elaboradas por filósofos como Pitágoras, Tales de Mileto e Platão. Além desses filósofos, Euclides, Apolônio e Arquimedes, foram essenciais para o desenvolvimento da geometria.

Mas, foi durante a idade média que o sistema de numeração que conhecemos hoje, desenvolvida pelos árabes, foi implantada no Ocidente. Dessa forma, foi a partir dessa época que os números passaram a ser usados para solucionar problemas e utilizados na geometria.

Certamente, foi durante o século XVII que o conhecimento matemático teve o seu desenvolvimento aprofundado. Isso se deve ao fato do aparecimento dos logaritmos, do plano cartesiano, de cálculos de probabilidades e etc. Inegavelmente, todo esse desenvolvimento do conhecimento matemático foi em virtude dos esforços de Isaac Newton.

Desde então, os físicos iniciaram a descrever situações da natureza a partir de equações. Entre elas, estão as equações do eletromagnetismo, elaboradas por James Clerk Maxwell, por exemplo.

Áreas da matemática

Matemática - O que é? Conceito, história e importância
CETECC.

É nítido que quase todas as atividades humanas têm algum tipo de relação com o conhecimento matemático e durante o dia-a-dia recorremos à ela de forma quase inconsciente.

Atualmente, o conhecimento matemático compõe a grade curricular das escolas e acaba sendo dividida em algumas áreas para facilitar a compreensão. Dentre elas estão:

  • Aritmética: Em suma, é a área responsável por estudar os números e as operações. Certamente, é a área mais antiga da matemática.
  • Álgebra: Esta área do conhecimento matemático é responsável por estudar as incógnitas que estão inseridas em equações e em outras formas algébricas.
  • Trigonometria: Em síntese, esse é o ramo da matemática responsável pelo estudo das equações trigonométricas. Além de investigar as relações entre as medidas angulares de triângulos.
  • Geometria: Basicamente, consiste no estudo das dimensões espaciais de figuras geométricas, como área e volume.

Importância

Inegavelmente, a matemática abrange diversas áreas do conhecimento. Desde as ciências da natureza até as engenharias. Isso ocorre porque o conhecimento matemático, como já mencionamos algumas vezes, permite analisar situações através da elaboração de estatísticas, facilitando a compreensão de processos  biológicos, físicos, químicos e até mesmo social.

Matemática - O que é? Conceito, história e importância
Dom Total.

Ou seja, foi a partir do conhecimento matemático que conseguimos construir modelos que explicassem o funcionamento da natureza. Como por exemplo, a gravidade, a eletricidade, os fenômenos eletromagnéticos e etc.

Além disso, certamente esta ciência desempenha um papel fundamental em nosso cotidiano que não seria possível sem o conhecimento matemático. Como por exemplo, a contagem do tempo, controle de gastos, divisões e agrupamento de coisas em conjuntos. Com certeza, esse tipo de coisa só é possível graças a matemática.

Por fim, leia também nossa matéria sobre Pitágoras – Quem foi, biografia, contribuições para Filosofia e Matemática

Fontes: Brasil escola, Conceito de, Brasil escola, Wikipedia

Imagens: Dataoutbox, Medium, CETECC, Unisul, Dom total

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.