Geografia

O que é paisagem: definição e principais classificações

Não importa se natural ou modificada, é interagindo com a paisagem que o ser humano vai escrevendo sua jornada sobre a Terra.

Continue lendo após a publicidade

Paisagem é o que os sentidos humanos conseguem fixar da parte de um espaço, as sensações transmitidas por um determinado lugar, como cheiros, aparência e até mesmo experiências que envolvem o tato.

A paisagem possui importantes valores e funções. Um local que hoje se apresenta de um jeito, foi palco de grandes modificações que aconteceram com o passar dos anos. Essas transformações são de cunho social e acabam influenciando em aspectos culturais, econômicos e muito mais.

Todavia, a paisagem pode ser dividida entre natural e modificada. A primeira não sofreu interferência humana e conserva aspectos naturais. Já na modificada, o ser humano é o grande responsável por todas as alterações.

É analisando a paisagem que interagimos com o mundo em que vivemos

Continue lendo após a publicidade

Conceito de paisagens

Na Geografia, as paisagens são o complexo de estruturas naturais e sociais de uma dada região. Nelas estão inseridos um certo local onde ocorre uma interatividade. Esta pode ser entre os elementos que estão na natureza, assim como entre as pessoas e esses elementos.

Nesse sentido, podemos definir as paisagens como o que se pode perceber através dos nossos sentidos. É o podermos ouvir, ver, cheirar e tocar na natureza, seja ela natural ou modificada pelo homem.

É analisando a paisagem que interagimos com o mundo em que vivemos

Classificação de paisagens

As paisagens podem ser classificadas de duas maneiras, a saber: paisagem natural e modificada ou humanizada.

Continue lendo após a publicidade

A paisagem natural é aquela que ainda não foi modificada pelo ser humano, embora dificilmente isso seja possível na atualidade. Mas ela pode sofrer modificações por fatores naturais, como a erosão, a chuva e os ventos.

As chamadas paisagens modificadas ou humanizadas o foram por conta das alterações feitas por ação do homem. Isso quer dizer que o ser humano age na natureza, por exemplo, desmatando, queimando, desviando rios e por aí vai.

É possível inclusive ocorrer uma paisagem natural inserida na modificada, sendo o grande exemplo o Central Park, em Nova York. Ou mesmo o contrário, como uma cidade dentro de uma floresta densa e virgem.

Outra classificação

Todavia, é importante destacar que quaisquer paisagens, sejam elas naturais ou modificadas, se enquadram em uma das duas formas de classificação. Elas podem ser estáticas ou dinâmicas.

Continue lendo após a publicidade

Nesse sentido, denomina-se paisagem estática aquela que se localiza em um ambiente parado, imóvel. Podemos exemplificar, na paisagem natural, uma rocha, e na modificada, um prédio.

Já na paisagem dinâmica há um relacionamento desta com ambientes que se movimentam. O exemplo na natural é o balançar das árvores numa ventania, já na modificada é deslocamento dos veículos no trânsito.

Achou interessante ler sobre a paisagem. Leia também sobre o que é a hidrosfera e onde fica toda água do planeta.

Fonte: Wikipédia, Toda Matéria, Mundo Educação, Estudo Kids, Escola Kids, Brasil Escola

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Archdaily, El País, Vila Verde

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments