Biologia

O que é plasma? Tipos, características e exemplos de matéria

O plasma é um gás ionizado em temperatura muito alta. Todavia, é obtido a partir do superaquecimento dos gases e o rompimento das moléculas.

Continue lendo após a publicidade

Na física, o plasma é considerado um dos quatro estados fundamentais da matéria. Conhecido por ser um gás que os seus elétrons acabaram sendo arrancados, resultado do aumento que sua energia sofreu.

Nesse sentido, ele funciona como se fosse uma nuvem de prótons, nêutrons e elétrons livres, ao contrário de gases compostos por átomos e moléculas neutras. Seus prótons e elétrons atraem-se de forma mútua, não sendo capazes de fazer ligações entre si, por conta da velocidade e da agitação térmica da matéria.

Todavia, o plasma é um gás altamente energizado e o que o diferencia de outros gases são elementos como a densidade, a temperatura e o seu estado de ionização. Algumas características são parecidas, porém o plasma e os gases possuem estruturas completamente diferentes.

Tipos de plasma

O plasma térmico é aquele obtido a partir do aquecimento de um gás a temperaturas consideravelmente altas, assim como acontece com as estrelas e na formação de raios. Todavia, nele os elétrons e outras partículas se encontram na mesma temperatura.

Continue lendo após a publicidade
Terra Rara.

Por outro lado, o chamado plasma não térmico é aquele que não apresenta equilíbrio térmico, presente entre elétrons e partículas do plasma. Nesse sentido, este plasma tem partículas que se encontram em uma temperatura próxima da temperatura ambiente.

Ambos possuem elementos que os diferenciam de um gás, como a densidade (elétrons por volume), a temperatura e o estado de ionização, que pode estar totalmente ou parcialmente ionizado.

Características

O plasma pode produzir campos magnéticos, o que ocorre devido à formação de partículas carregadas. Nesse sentido, quando produzem um grande campo magnético, são conhecidos como plasmas magnetizados.

Todavia, o movimento de suas partículas se mostra menos caótico do que o movimento produzido por partículas de um gás, fruto de oscilações periódicas e provocadas pelas forças elétricas e magnéticas existentes.

Continue lendo após a publicidade
Quarks Automação.

Uma característica bem própria é a capacidade em se mostrar um bom condutor elétrico. Dessa forma, pode-se considerar a condutividade dos plasmas como infinita, de modo que não exista limite para o transporte de cargas elétricas neste ambiente.

Exemplos de plasmas

O plasma nada mais é do que a matéria em um estado proposto fisicamente e está presente em todo o universo. O resultado da interação entre o vento solar e o campo magnético terrestre dá origem a aurora boreal, por exemplo.

Todavia, lâmpadas de mercúrio só emitem luz por conta da existência de um plasma de mercúrio. De forma semelhante, as lâmpadas fluorescentes emitem radiação UV a partir da formação de plasmas ionizados.

O que é plasma? Tipos, características e exemplos de matéria
Ambiente Brasil.

Um raio se forma a partir de uma grande quantidade de elétrons que são conduzidos pelo ar. Assim, o gás atmosférico se comporta como um plasma, resultado do aumento de temperatura inesperado.

Continue lendo após a publicidade

Também está presente no vento solar, é produzido pelo sol a partir da fusão nuclear. Todavia, esse tipo de plasma se desloca em velocidades altas, transportando muita energia, além de formar um campo eletromagnético intenso.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Íons, o que são? Definição, principais características e como são formados.

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Significados

Imagens: Portal Resíduos Sólidos, Terra Rara, Quarks Automação,

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments