Principal » Física & Química » Potência elétrica: o que é, fórmulas e como calcular

Potência elétrica: o que é, fórmulas e como calcular

A potência elétrica é medida pelo watt e mostra o quanto de energia térmica passa por um condutor dentro de um determinado espaço de tempo.

Potência elétrica: o que é, fórmulas e como calcular

A potência elétrica é a medida da energia elétrica que é fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Sendo que ela pode ser calculada através de grandezas como tensão, corrente e resistência elétrica.

Como a potência elétrica funciona

Em resumo, a potência elétrica é a quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico a cada segundo.

Ela pode ser, ainda, a quantidade de energia que o circuito converte em outras formas de energia a cada segundo.

De acordo com o SI – Sistema Internacional de Unidades, o watt (W) é a unidade de medida da potência elétrica. Sendo que ele equivale a joules por segundo (J/s).

De maneira geral, a potência elétrica é estudada por dispositivos como geradores, resistores e receptores. Esses são elementos dos circuitos elétricos que geram energia, produzem calor e consomem energia elétrica.

Cálculo da potência elétrica

Você pode calcular a potência elétrica por meio da divisão da energia consumida, ou transformada, pelo intervalo de tempo.

Contudo, existem algumas fórmulas de potência que são mais específicas e relacionam grandezas como tensão elétrica (U), corrente elétrica (i) e resistência elétrica.

Além disso, a potência elétrica pode variar em muitas ordens de grandeza de acordo com a aplicação estudada. Por exemplo, as usinas hidrelétricas geram eletricidade a uma taxa de 30 MW.

Por outro lado, um chip de computador consome 1 mW de energia elétrica. Já um chuveiro elétrico dissipa, em média, 5 kW de energia elétrica na forma de calor a cada segundo.

Fórmulas

Com a fórmula abaixo, você pode resolver boa parte dos exercícios de eletrodinâmica que envolvem o cálculo da potência.

  • P = Ri²
  • P = U² / R
  • e, por fim: P = U.i

Sendo que P é potência elétrica (W) e U é tensão elétrica (V). R é a resistência elétrica (Ω) e, por fim, i é a corrente elétrica (A).

Além disso, existe uma fórmula mais geral que você pode usar para verificar o consumo de energia elétrica, por exemplo.

  • P = E / Δt

Desse modo, na fórmula, E é energia (J) e Δt é o intervalo de tempo (s).

Curiosidades sobre a energia elétrica

Algumas curiosidades que você pode gostar de conhecer são:

1- Invenção

Você sabia que o chuveiro elétrico é uma invenção brasileira? Pois é, essa tecnologia foi desenvolvida no interior de São Paulo, na cidade de Jundiaí, pelo inventor Francisco Canho.

2- Popularidade do chuveiro

O uso do chuveiro é normal no dia a dia do brasileiro. Mas você sabia que o Brasil é um dos únicos países é usar chuveiro elétrico?

3- Iluminação

Por fim, a primeira cidade a ter iluminação pública no Brasil, no ano de 1883 foi Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A potência elétrica da rede era de 52 kilowatt (kW).

Enfim, gostou de aprender sobre a potência elétrica? Então não deixe de conferir outros textos aqui no site que podem te interessar.

Por exemplo, você pode aprender quais são as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear. Além disso, você pode aprender quais são as fontes de energia existentes.

Fonte: Mundo educação.

Bibliografia:

  • “Potência Elétrica” em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 30/05/2019 às 07:50.
  • TREML, Angelo. Brasil: o país do chuveiro elétrico. Jornal Evolução: Notícias de Santa Catarina. São Bento do Sul. 28 nov. 2011.
  • Grandezas elétricas básicas: corrente, tensão, potência de Willy McAllister, licenciado sob CC BY-NC-SA 4.0.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.