MENU
O que é Prisma? Tudo sobre a figura geométrica e seus cálculos
O nome do prisma varia conforme o formato da base. Por exemplo, se o formato for quadrado então será um prisma quadrangular.
Por Pedro Martoly
Sendo parte da geometria espacial, o prisma é um sólido geométrico. É caracterizado por ter duas bases paralelas. Já as faces laterais são em paralelogramos.
O nome do prisma varia conforme o formato da base. Por exemplo, se o formato for quadrado então será um prisma quadrangular. Seguindo esse raciocínio, se for pentágono a nomenclatura será pentagonal e assim por diante.
Além disso, é por meio das bases também que se sabe como é feito os cálculos. Sendo assim, se a base for hexagonal então a área do hexágono deve ser calculada.
Base do Prisma
Como dito anteriormente, as bases do prisma são essenciais para realizar os cálculos e identificá-los. Alguns deles são conhecidos como prisma triangular. Portanto, a base tem o formato de um triângulo, ou seja, tem três lados. Além deles, há o quadrangular que é o quadrado. Sendo assim, uma base de quatro lados iguais.
Em seguida, tem o prisma pentagonal e tem a base com o formato de um pentágono. Essa forma geométrica tem cinco lados. Já o prisma hexagonal é composto pelo hexágono.
Ela possui seis lados. Ademais, há os heptágonos. Eles são denominados como prisma heptagonal. Possuem sete lados iguais. E dos mais conhecidos, os octógonos. Com a nomenclatura de octogonal. Essa forma geométrica tem oito lados. Vale lembrar que, além desses, há formas maiores.
Classificação
O prisma pode ser classificado em três formatos. Sendo assim, reto, oblíquo e regular:
Retos
Os prismas retos têm as colunas nas laterais que tem um formato reto na vertical. Portanto, o ângulo na lateral possui arestas a 90º perpendiculares em relação às bases.
Prismas Oblíquos
Os oblíquos, diferente dos retos, possui um ângulo com uma inclinação maior.
Regulares
Já os prismas regulares têm a base com todos os lados de tamanho igual.
Composição
Composto por base, altura, arestas, vértices e faces laterais. Sendo assim, há a base superior e inferior. Como se fosse o chão e o teto.
As arestas são os traços que dão contorno às bases e as faces. Ademais, a vértice é cada ponto de encontro das arestas. E por último, a altura, que é calculada pela distância entre cada elemento.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: o que é matemática
Comentários