Biologia

O que é serotonina? Definição, para que serve e características

A serotonina é um hormônio neurotransmissor que atua em diferentes partes do corpo. Ela influencia diretamente na sua saúde física e mental.

Continue lendo após a publicidade

A serotonina é responsável por fazer a comunicação entre as células nervosas do nosso corpo. Por isso, ela é considerada um hormônio neurotransmissor. Um neurotransmissor é, dessa forma, um mensageiro do cérebro.

Apesar de ser responsável pela comunicação dentro do sistema nervoso, a serotonina pode ser encontrada também no sistema digestivo e nas plaquetas do nosso sangue.

Além disso, ela tem diversas funções no nosso organismo, influenciando no sono, no apetite, nos ritmo cardíaco, na temperatura, bem como em funções intelectuais e cognitivas. Ademais, esse hormônio influencia também no nosso humor.

Produzida no tronco encefálico, mais especificamente no núcleo da rafe,  a serotonina influencia em muitas partes do organismo. Apesar disso, a neurociência ainda está pesquisando sobre o hormônio e suas áreas de atuação no corpo humano.

Continue lendo após a publicidade

Para que serve a serotonina

Como já vimos, a serotonina é um hormônio muito importante para o funcionamento do corpo, tendo em vista que atua em várias partes dele.

Por isso, é importante manter os níveis do hormônio sempre em quantidade suficientes para o bom desempenho do organismo. Desse modo, as principais áreas de atuação da serotonina são:

Controle do humor

Serotonina: o que é? Qual sua importância no corpo humano?
E-sanar

A serotonina atua no cérebro com funções como o controle da ansiedade e a sensação de felicidade. Por isso, baixos níveis dela podem gerar casos de depressão e/ou ansiedade, por exemplo.

Entretanto, em quadros clínicos diagnosticados como depressão ou ansiedade normalmente não há a falta de serotonina, mas, na verdade, a deficiência em sua transmissão. Assim, os antidepressivos não atuam produzindo o hormônio, mas inibindo a recaptação dele.

Continue lendo após a publicidade

Apesar disso, a serotonina não influencia apenas em casos clínicos de ansiedade e depressão. Quando em níveis desregulados, ela pode gerar diferentes tipos de sensações e sentimentos. Por exemplo: a irritabilidade, a propensão ao choro, a impaciência, a melancolia, a agressividade etc.

Atividade sexual

Serotonina: o que é? Qual sua importância no corpo humano?
Ivan Martins

A serotonina é conhecida como o neurotransmissor do prazer. Não obstante, o seu excesso no organismo pode diminuir a libido e, consequentemente, atrapalhar o desempenho sexual.

Por esse motivo, indivíduos que fazem uso de antidepressivos normalmente enfrentam a queda da libido. Isso porque esses medicamentos aumentam a transmissão de serotonina. Entretanto, esses medicamentos apresentam resultados satisfatórios em casos de ejaculação precoce.

Regulação do sono

Serotonina: o que é? Qual sua importância no corpo humano?
Carta Capital

O hormônio é responsável pelo estado de vigília do nosso sono. O estado de vigília é, pois, aquele em que nos mantemos em alerta.

Continue lendo após a publicidade

Todavia, para que o indivíduo durma bem, a serotonina atua de duas maneiras. 1) regula o sono lento, que é a primeira fase do sono. E 2) durante o sono profundo, conhecido como REM, ela é inibida.

TPM

Serotonina: o que é? Qual sua importância no corpo humano?
Dr. Fernando Guastella

A serotonina pode influenciar também no humor das mulheres durante o período menstrual. Ou seja, os baixos níveis do hormônio geram os sintomas psicológicos da TPM, como a irritabilidade, por exemplo.

Outrossim, ela também está ligada à cólica. Isso porque ela é responsável pelas contraturas uterinas, causando os espasmos musculares que são, por sua vez, os causadores de desconfortos físicos na região do ventre.

Serotonina pode inibir a enxaqueca

Serotonina: o que é? Qual sua importância no corpo humano?
Veja

Importante reguladora das vias sensoriais do corpo humano, a serotonina pode, portanto, influenciar e controlar a dor. Por isso, ela vem sendo usada como uma importante arma no tratamento contra a enxaqueca.

Continue lendo após a publicidade

Assim, o tratamento se dá normalmente por antidepressivos, pois esses medicamentos inibem a recaptação do hormônio e, por isso, amenizam a sensação de dor. Entretanto, esse tipo de tratamento não é adequado para todos os casos. A medicação apenas deve ser utilizada, dessa forma, em caso de crises frequentes, as quais não sucumbem sob a ação de analgésicos e outros remédios para a dor.

Sensação de saciedade

Serotonina: o que é? Qual sua importância no corpo humano?
Vix.com

Responsável pelo estado de vigília quieta, a serotonina está diretamente ligada à sensação de saciedade. Assim, pessoas tristes, depressivas e ansiosas normalmente têm a saciedade influenciada. Isso as leva a abusar de massas e doces, por exemplo.

Em quantidades saudáveis, entretanto, a serotonina auxilia na alimentação saudável e suficiente para o bom funcionamento do organismo como um todo.

Saúde dos ossos

Planserv

Níveis excessivos de serotonina no organismo pode enfraquecer os ossos e, em casos mais graves, causar osteoporose.

Continue lendo após a publicidade

Sintomas de que o nível de serotonina está baixo

A baixa concentração de serotonina no nosso corpo pode ocasionar diversos sintomas. Alguns deles são:

  • Irritabilidade;
  • Mau humor matinal;
  • Alterações na libido;
  • Sonolência durante o dia;
  • Vontade frequente de comer;
  • Problemas cognitivos;
  • Dificuldade em se concentrar;
  • Cansaço permanente;
  • Falta de paciência;
  • Memória fraca.

Esses sintomas normalmente indicam, dessa forma, que há a necessidade de aumentar os níveis de serotonina no organismo. A causa dessa baixa do hormônio no organismo normalmente está ligada à alimentação e ao estresse.

Alimentação inadequada

Anad

Uma dieta rica em açúcares, farinhas brancas e alimentos processados acaba por alterar a flora intestinal, dificultando a absorção de triptofano. O triptofano, por sua vez, é extremamente importante na concentração de serotonina.

Assim, para uma boa saúde física e mental, é necessário que os indivíduos se preocupem em manter uma dieta saudável. Além disso, a ingestão de alimentos ricos em triptofano é essencial, como por exemplo, a banana, o abacaxi, o tomate e os cereais integrais.

Continue lendo após a publicidade

Outros alimentos ricos em triptofano:

  • Chocolate preto;
  • Vinho tinto;
  • Carnes magras;
  • Leite e seus derivados;
  • Castanha do Pará.

Estresse causa a queda de serotonina

Catraca livre

Quando um indivíduo está estressado, ansioso ou nervoso, há o aumento do cortisol, o que leva à queda da serotonina. Por isso, é importante buscar meios de diminuição dos níveis de estresse, de modo que os níveis de serotonina alcancem as quantidades saudáveis.

Muitas atividades podem auxiliar nesse processo. Algumas delas são:

  • Praticar atividades físicas;
  • Tomar sol diariamente;
  • Praticar atividades relaxantes (meditação, yoga etc);
  • uso de suplementos de serotonina.

Gostou dessa matéria? Leia também sobre hormônios e sobre metabolismo.

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Guia da Farmácia, Tua Saúde, Minha Vida.

Imagens: Diário Uno, E-sanar, Ivan Martins, Carta Capital, Dr. Fernando Guastella, Veja, Vix.com, Planserv, Anad, Catraca Livre.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments