Geografia

O que é umidade? Definição, efeitos no ambiente e na saúde

A umidade do ar se refere à quantidade de vapor d’água  presente em determinado espaço, ou seja, a presença de água em forma de vapor no ar.

Continue lendo após a publicidade

A umidade do ar se refere à quantidade de vapor d’água presente em determinado espaço, ou seja, a presença de água em forma de vapor no ar. Contudo, a esta umidade, também se dá o me de umidade atmosférica.

Vale lembrar que esta umidade é fundamental para regular a dinâmica climática e também nos auxiliar em diversos processos biológicos. Além disso, a água presente no ar pode influir no regime das chuvas.

Porém, é importante saber que existem alguns fatores que determinam a quantidade de umidade no ar. Alguns exemplos desse fatores podem ser: a maritimidade, influência do mar sobre as áreas litorâneas e a ausência dela, o que torna o ar mais seco.

Fenômenos determinantes

Além da maritimidade, existem outros fenômenos que determinam a umidade do ar, como é o caso da movimentação das massas de ar. Assim, se as massas de ar estão carregadas de umidade, existe a tendência de aumentar os índices de chuva.

Continue lendo após a publicidade
Umidade, o que é? efeitos no ambiente e na saúde
Viaje Comigo

Por outro lado, as massas de ar seco tendem a conservar, de forma proporcional, o ambiente sem umidade. Além disso, o que pode influenciar na presença de umidade é a vegetação do local. 

Um exemplo disso é a floresta amazônica, que emite uma grande quantidade de água para atmosfera por meio da evapotranspiração. Portanto, a floresta libera uma espécie de bombeamento da água da superfície e também do solo para o ar.

Efeitos da umidade do ar da floresta Amazônica

Na floresta Amazônica, os efeitos da umidade do ar são vários, por conta dos fatores que determinam a sua umidade. Assim, essa floresta possui índices de umidade tão grandes, que pode determinar graus elevados de umidade para outras regiões.

Umidade, o que é? efeitos no ambiente e na saúde
Medium

Com isso, a floresta Amazônica pode influenciar a umidade e o clima de outras regiões do Brasil, e até de outros países próximos. Neste sentido, a Amazônia influi nos climas da Bolívia, Peru e Venezuela e também contribui para o estabelecimento do clima global.

Continue lendo após a publicidade

Nesse sentido, a floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul. É importante lembrar que esta grande quantidade de água em formato de vapor, formam os rios voadores.

Efeitos da umidade do ar na saúde e sensação térmica

Existem alguns efeitos do ar úmido ou seco sobre a nossa saúde e nosso metabolismo. Ou seja, quando está muito úmida, a tendência é que nossa transpiração seja de forma mais úmida. Isso se explica por conta da água do nosso corpo tem mais dificuldade de evaporar.

Por outro lado,  o ar mais seco também oferece problemas. Isso porque nossa respiração se torna menos lubrificada. Em alguns casos, o ar seco pode ocasionar até sangramento nasal. Diante desses efeitos é preciso saber que existe um nível ideal de umidade do ar, estabelecido pela OMS.

Neste sentido, para a Organização Mundial da Saúde, o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano fica em torno de 40% e 70%. Aos fenômenos relacionados à sensação térmica, existem dois fatores que são originados pela umidade:

Continue lendo após a publicidade
  • Regiões quentes e úmidas: maior abafamento.
  • Regiões frias e úmidas: maior sensação de frio.

Baixos níveis de umidade e suas consequências

Como já vimos, os fatores relativos a umidade do ar, podem causar efeitos diretos em nossa saúde, no caso de umidade baixa, o efeito incide principalmente em nosso aparelho respiratório.

Umidade, o que é? efeitos no ambiente e na saúde
Pexels

Classificação dos baixos níveis de umidade:

  • De 20% a 30% – Estado de atenção: não é recomendável a realização de atividades físicas ou esforços muito grandes durante as horas mais quentes do dia, basicamente, entre 11h e 15h.
  • De 12% a 20% – Estado de alerta: não realizar esforções entre 10h e 16h, recomenda-se um consumo grande de água, evitar ambientes aglomerados e fechados. Além disso, é recomendado o uso de soro fisiológico para olhos e o nariz.
  • Abaixo de 12% – Estado de emergência: Além de todas as precauções dos outros estados, recomenda-se a umidificação de locais fechados, com aparelhos específicos ou até com toalhas.

Você sabia?

A floresta amazônica, como já vimos, produz rios voadores originados pela vegetação que influenciam as chuvas nas Bolívia, Paraguai, Argentina e até no extremo sul do Chile.

Além disso, segundo estudos do instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro pode bombear para atmosfera mais de 300 litros de água em forma de vapor por dia.

Continue lendo após a publicidade

Gostou da matéria? Se gostou, leia também: O que é altitude? Tipos de medição, relevo e pressão atmosférica

Fontes: Significados, Brasil Escola e Mundo Educação

Imagens: Pinterest, Viaje Comigo, Medium e Pexels

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments