História

O que foi a Guerra Fria? Início, características, acontecimentos e fim

Guerra Fria foi um conflito que causou a polarização do mundo entre os Estados Unidos e a União Soviética, que buscavam a soberania mundial.

Continue lendo após a publicidade

A Guerra Fria foi um conflito surgido após a Segunda Guerra Mundial e que envolveu os Estados Unidos e a União Soviética, então duas potências emergentes, que buscavam a soberania mundial.

Todavia, a Guerra Fria causou a polarização do mundo entre 1947 e 1991, pois o mesmo estaria dividido no lado americano (capitalista) e no lado soviético (socialista). A Guerra Fria também não causou um conflito direto, sendo que as demandas eram de ordem político-ideológica.

Nesse sentido, a Guerra Fria foi um conflito maior que desencadeou uma série de acontecimentos envolvendo os países do bloco soviético, contra os países do bloco americano. O conflito também deu origem a outros conflitos armados pelo mundo, além da disputa em nível econômico, diplomático e tecnológico.

O que foi a Guerra Fria?

A Guerra Fria foi um conflito que se iniciou com o fim da Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, considera-se que a Guerra Fria teve início mais precisamente em 1947, após uma declaração do presidente americano, Harry Truman.

Continue lendo após a publicidade
O presidente Harry Truman.

Em seu discurso, Truman falava sobre arrecadação de verba, que seria usada para combater o avanço do comunismo em solo europeu, sendo dever dos Estados Unidos combater o avanço da influência exercida pela União Soviética.

Deu-se início à Doutrina Truman, com medidas usadas pelo governo americano contra o avanço do comunismo. A primeira medida foi o Plano Marshall, de recuperação da Europa pós-guerra, que tinha como objetivo aumentar a influência americana na Europa.

O discurso usado pelos americanos era alarmista, de forma a afirmar que o governo soviético buscava a expansão do comunismo pelo mundo. Todavia, os americanos também se preocupavam com as dificuldades econômicas que os países da Europa iriam passar, dando margem a entender que esse fato desencadearia em uma abertura para o comunismo.

Nesse sentido, vale dizer que a Guerra Fria foi responsável pela polarização do mundo em dois blocos ideológicos e politicamente distintos: um comandando pelos americanos (capitalista) e outro comandado pelos soviéticos (socialista).

Continue lendo após a publicidade

Características

A Guerra Fria foi um conflito com características bem marcantes, como a divisão do mundo em dois blocos de países, por exemplo. Vejamos a seguir:

Nesse sentido, vale dizer que a Guerra Fria foi responsável pela polarização do mundo em dois blocos ideológicos e politicamente distintos: um comandado pelos americanos (capitalista) e outro comandado pelos soviéticos (socialista).

O que foi a Guerra Fria? Início, características, acontecimentos e fim
O homem passou a se interessar pelo espaço e chegou à Lua.

Corrida armamentista – dentro da disputa entre as duas potências em busca da hegemonia mundial, a Guerra Fria foi um período de investimentos no desenvolvimento de armas de destruição em massa, bombas nucleares e termonucleares.

Corrida espacial – todavia, a Guerra Fria foi um momento da história que despertou o interesse das duas nações em investimentos tecnológicos para a exploração do espaço. Nesse sentido, em busca da soberania espacial, Estados Unidos e União Soviética disputaram feitos, como viagens espaciais.

Continue lendo após a publicidade

Interferência estrangeira – tanto Estados Unidos quanto União Soviética tiveram papel determinante em outras nações do mundo, como forma de defender interesses. O golpe militar no Brasil, em 1964, foi um exemplo da influência norte-americana.

Acontecimentos durante a Guerra Fria

O período da Guerra Fria foi marcado por inúmeros acontecimentos políticos e ideológicos pelo mundo. A Revolução Chinesa trouxe o poder dos comunistas, apoiados pela União Soviética (1949) e o avanço do comunismo em solo chinês, fez com que os EUA investissem no Japão e na Coreia do Sul.

Entre 1950 e 1953, aconteceu a Guerra da Coreia. O conflito foi um desdobramento da divisão do país, feita por americanos e por soviéticos, em 1945.

Nesse sentido, o norte era dos comunistas, enquanto o sul tinha governo capitalista e o objetivo seria a unificação do país sob governo comunista. O conflito teve participação dos dois lados e até hoje o país segue dividido.

Continue lendo após a publicidade
O que foi a Guerra Fria? Início, características, acontecimentos e fim
Muro de Berlim dividia a cidade nas partes ocidental e oriental.

O período da Guerra Fria foi também responsável por presenciar a Crise dos Mísseis, em Cuba. O país tinha passado pela revolução, aliando-se aos soviéticos, que em 1962 instalaram uma base de mísseis.

Sendo assim, o acontecimento diplomático acabou com os soviéticos retirando os mísseis de Cuba e os americanos retirando mísseis da Turquia.

Além disso, a Guerra Fria foi também um período em que os Estados Unidos e União Soviética se envolveram na Guerra do Vietnã (1959 e 1975) e na Guerra do Afeganistão (1979), conflitos que defendiam suas ideologias e que nada trouxeram para as potências, além de dívidas e críticas.

Todavia, durante a Guerra Fria, a Alemanha foi dividida em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, comandada por URSS e EUA, respectivamente.

Continue lendo após a publicidade

Na capital alemã, o Muro de Berlim dividia a cidade em duas partes, até a sua queda, após a crise do bloco socialista europeu, em 1989.

Fim da Guerra Fria

A Guerra Fria teve seu fim juntamente com a União Soviética e o bloco socialista. A partir de 1970, a economia soviética entrou em declínio, por questões de atraso tecnológico que eram mascaradas pela valorização do petróleo.

Todavia, o envolvimento da URSS na Guerra do Afeganistão também acabou contribuindo para o desgaste sofrido pela economia.

O que foi a Guerra Fria? Início, características, acontecimentos e fim
Russia Beyond.

Mikhail Gorbatchev entrou no poder em 1985, com a função de acabar com a crise soviética. Seu governo foi responsável por reformas (Glasnost e Perestroika).

Continue lendo após a publicidade

Em síntese, as reformas acabaram aumentando o desgaste econômico e, em 1991 a União Soviética tinha seu fim e outras 15 nações alcançaram sua independência, marcando o fim da Guerra Fria.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: O que são blocos econômicos? Origem, tipos de grupos e países envolvidos.

Fontes: COC, Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, Brasil Escola

Imagens: Descomplica, KSHB, El País, BOL, Russia Beyond

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments