História

O que foi o Tratado de Verdun e quais suas consequências para a Europa

O Tratado de Verdun redesenha o mapa europeu e inicia a sociedade feudal entre os francos. Ali também começa a nascer a França e a Alemanha.

Continue lendo após a publicidade

O Tratado de Verdun foi assinado entre os netos de Carlos Magno, no ano de 843, pondo fim a uma guerra. É que com a morte do pai, Luís I, seus três filhos lutaram entre si pela supremacia sobre o Império Carolíngio.

Por fim, Luís II e Carlos se unem para derrotar o irmão Lotário, a quem é imposto o Tratado de Verdun.

Nesse tratado foi criada uma nova divisão da Europa, inclusive rascunhando as futuras França e Alemanha. Também ali começou a surgir a sociedade medieval entre os francos.

Saiba o que Tratado de Verdun e as consequências para a Europa

Continue lendo após a publicidade

Contexto Histórico

No século IX, o Imperador Franco Carlos Magno iniciou sua expansão territorial em campanhas militares. Entres os anos de 772 a 804, lutou contra os saxões numa guerra de extrema violência, até subjugá-los.

Também venceu os lombardos italianos e os muçulmanos espanhóis. Por fim, seu Império Carolíngio já havia conquistado a Europa Ocidental e Central. Depois ele dominou o Reino Itálico.

Quando Carlos Magno faleceu, em 814, subiu ao trono seu filho, Luís I, que conseguiu manter a unidade do Império. Ocorre que, quando o Imperador faleceu em 840, deixou três filhos e muita desunião entre eles.

Saiba o que Tratado de Verdun e as consequências para a Europa

Continue lendo após a publicidade

 

Os herdeiros lutam entre si

Após a morte de Luís I, seu filho mais velho, Lotário I, reclamou para si todo o reino de seu pai. Ocorre que Luís I tinha outros dois filhos, a saber: Luís II e Carlo, o Calvo. E eles não aceitaram que Lotário ficasse sozinho com o vasto Império. Iniciou-se então uma guerra pela sucessão.

Durante três anos eles se enfrentaram em sangrentos embates, até que Luís e Carlos selaram uma aliança. Juntando seus exércitos, conseguiram derrotar Lotário em 841, na Batalha de Fontenoy-en-Puisaye. O perdedor foi então forçado a negociar um acordo, sendo esse oficializado no Tratado de Verdun, em agosto de 843.

Os termos do Tratado de Verdun

O Tratado de Verdun foi duro com o derrotado Lotário, a quem coube pouca terra no Mar do Norte italiano. Carlos ficou com quase todo o território que hoje é a França, mas que se chamava Frância Ocidental.

A Luís tocou a parte Leste do Reno, sendo que se chamava Frância Oriental, posteriormente a atual Alemanha.

Continue lendo após a publicidade

Lotário manteve o título de Imperador, embora sem expressão, fundando o curto Reino da França Média.

Saiba o que Tratado de Verdun e as consequências para a Europa

As consequências do Tratado de Verdun

Com o Tratado de Verdun há o fracionamento do poderoso Império Carolíngio. Com isso, suas terras são invadidas por normandos, árabes e magiares.

Outra consequência é o aumento do poder de duques, condes e marqueses, posto que antes eram figurativos. Esses nobres começam a formar pequenos exércitos próprios e a dominar faixas de terras.

Continue lendo após a publicidade

O Tratado de Verdun também dará início à sociedade feudal entre os povos francos. No mais, depois dele começa-se a rascunhar um esboço do que futuramente viria a ser a Alemanha e a França.

Não é interessante saber mais sobre o Tratado de Verdun? Pois então confira também uma matéria sobre a Batalha de Crécy, história, motivos e quem nela lutou.

Fonte: Wikipédia, Info Escola, Toda Matéria, Todo Estudo, Infopédia, Knoow, Brainly, Conhecimento Geral, Yahoo, Dicionário Informal, Passei Direto.

Fonte das imagens: Alami, Escola de Artes Liberais, Gentoo, Animo.

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments