Biologia

O que são neurônios: estrutura, função e principais tipos

Neurônios são células do sistema nervoso, responsáveis pela propagação de impulsos nervosos e possuem estrutura própria definida.

Continue lendo após a publicidade

Os neurônios são células nervosas, presentes em nosso cérebro. Essas células são responsáveis pela propagação do impulso nervoso e, juntamente com as células gliais, compõem o sistema nervoso do corpo humano.

Todavia, os neurônios são as células mais conhecidas do sistema nervoso e um ser humano chega a ter cerca de 86 bilhões deles no cérebro. Ao longo da vida, o número pode mudar, já que eles são produzidos sempre.

Os neurônios apresentam três partes fundamentais, cada uma delas com características diferentes, além de serem classificados em três tipos diferentes, que variam de acordo com a sua composição.

Estrutura dos neurônios

Os neurônios são células que possuem estruturas celulares como o núcleo e as mitocôndrias. Suas partes básicas, no entanto, dividem-se em corpo celular, dendritos e axônios, cada uma com uma característica diferente.

Continue lendo após a publicidade

No corpo celular estão organelas e o núcleo, e é daqui que partem os prolongamentos desta célula, além de ser o lugar escolhido para o metabolismo celular. Os dendritos são prolongamentos mais curtos e recebem estímulos de neurônios vizinhos.

Khan Academy.

Outra estrutura presente é conhecida como axônio. Todavia, esse prolongamento é protegido pela bainha de mielina, composta por células gliais que acabam se enrolando no axônio.

Todavia, os axônios são também responsáveis pela condução de sinais elétricos e, a partir de suas terminações acontece a sinapse, responsável por transmitir informações aos neurônios que se encontram por perto.

Diferentemente do que um dia se pensou, novos neurônios podem ser formados durante a vida adulta do ser humano, o que acontece a partir da neurogênese.

Continue lendo após a publicidade

Função

Na condição de células excitáveis, os neurônios são capazes de responderem a estímulos diferentes. Uma de suas particularidades está na capacidade de processar informações e transmiti-las, através de um impulso nervoso.

VIX.

Todavia, o impulso nervoso é um fenômeno que envolve a alteração elétrica da membrana celular e que se propaga através dela mesma. A partir deste impulso nervoso, os neurônios transmitem informações entre eles, e entre glândulas e músculos.

Sinapse

Nessa região acontece a comunicação entre os neurônios, músculos e glândulas. As informações transmitidas durante as sinapses só acontecem por conta dos neurotransmissores, uma espécie de mensageiro.

Todavia, na sinapse química o impulso nervoso de um neurônio pré-sináptico se transforma em sinal químico e atua na célula pós-sináptica. Outro tipo de sinapse, a elétrica é conhecida por apresentar correntes elétricas que fluem entre os neurônios de maneira direta.

Continue lendo após a publicidade

Tipos de neurônios

Os neurônios podem ser classificados de acordo com a sua forma e de acordo com a sua função. Os multipolares são conhecidos por possuírem mais de dois prolongamentos celulares, por exemplo.

Todavia, os bipolares são formados apenas por um dendrito e um axônio. Por sua vez, os pseudounipolares possuem apenas um prolongamento que divide-se em dendrito e axônio. Fechando os tipos de neurônios, os unipolares são aqueles que possuem apenas um axônio.

Anatomia papel e caneta.

De acordo com a função, os neurônios se apresentam da seguinte forma:

Sensitivos ou aferentes – aqueles que recebem estímulos fora do corpo e também internamente.

Continue lendo após a publicidade

Motores ou eferentes – responsáveis por conduzir o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados.

Interneurônios – conectam um neurônio a outro.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: O que é genoma? Genes, importância e sequenciamento humano.

Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola, Toda Matéria, Brasil Escola

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Notícias ao Minuto, Khan Academy, VIX, Anatomia papel e caneta

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments