O que são rochas: como se formam e tipos existentes

Rochas são conjunto de minerais e estão presentes na litosfera. Todavia, são formadas por processos naturais do nosso planeta.

Rochas são o conjunto de vários minerais. Estão presentes na litosfera e formam a crosta terrestre, região que o ser humano habita e que também abriga os oceanos da Terra. Elas podem ser formadas apenas com um mineral ou a partir de vários deles.

Todavia, a formação das rochas acontece a partir de processos naturais. Os processos ocorrem a partir da lava formada nas erupções vulcânicas, nas deformações de cadeias de montanhas e no fundo dos mares, por exemplo.

Quando são formadas por um mesmo mineral são chamadas de monominerálicas, enquanto as rochas poliminerálicas são aquelas formadas por minerais diferentes. Todavia, também são conhecidas como simples e compostas, respectivamente.

Como se formam?

As rochas são geralmente formadas a partir de minerais formados há milhões de anos, que acabam se agregando, dando origem a um composto rochoso. Nesse sentido, sua formação ocorre no interior da Terra ou no exterior do planeta.

Todo Estudo.

Quando se formam no interior do planeta, elas geralmente se formam nas camadas abaixo da litosfera, formadas por magma. A formação de rochas no exterior da Terra se dá a partir de processos erosivos, que podem ser pluvial, fluvial e eólico.

Diferenças entre rochas e minerais

Rochas são agregados de minerais e, por sua vez, minerais são compostos químicos em forma sólida e inorgânicos. Como características, os minerais são homogêneos e classificados de acordo com suas propriedades, como dureza, brilho, textura e outras.

Todavia, como exemplo de minerais pode-se citar o quartzo, a grafita, a calcita, a mica, o feldspato, o talco e o diamante.

Exemplar de quartzo.

O que são rochas: tipos existentes

Encontradas de várias formas na natureza, as rochas são classificadas em tipos diferentes, de acordo com a origem e a formação. Assim, elas são usadas em vários segmentos, como na construção e em indústrias. Conforme a classificação, elas podem ser:

1 – Magmáticas

São formadas a partir do magma resfriado e presente no interior do planeta. Formada na parte interna de vulcões, esta rocha também é conhecida como magmática intrusiva.

Todavia, esse tipo de rocha também pode ser formado a partir do resfriamento do magma presente no exterior da litosfera, recebendo o nome de magmáticas extrusivas.

Exemplos: granito e basalto.

O que são rochas: como se formam e tipos existentes
Info Escola

2 – Sedimentares

Esse tipo de rocha é formado a partir de sedimentos que foram depositados e compactados ao longo de milhares de anos. Todavia, esses fragmentos de rocha passaram por processos erosivos e foram transportados com a ação da água, do vento e da chuva. Esse tipo de rocha é considerado muito frágil.

Exemplos: arenito e calcário.

3 – Metamórficas

Têm origem a partir da transformação de outras rochas ao longo de milhares de anos. Essa metamorfose é resultado do calor, do intemperismo e da pressão no interior da litosfera. A partir destes processos se dá o surgimento de novas rochas, diferentes das que as originaram.

Exemplos: mármore e quartzito.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Metais alcalino-terrosos: reações, obtenção e aplicações.

Fontes: Museu de Minerais, Minérios e Rochas, Brasil Escola, Escola Kids, Mundo Educação

Imagens: Cultura Mix , Todo Estudo, Mineral Pedra, Passei Direto

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.