Língua Portuguesa

Obrigado ou obrigada? Diferenças, concordância verbal e uso adequado

É verdade que obrigado e obrigada devem ser utilizados dependendo do gênero de quem agradece? Entenda como funciona de uma vez por todas!

Continue lendo após a publicidade

Você já se deparou com essa dúvida na hora de agradecer? De fato, muitas pessoas se confundem ao dizer obrigado ou obrigada. Isto porque, somos levados a misturar o termo em masculino ou feminino. Além disso, a palavra é um adjetivo, visto que não nos lembramos desse detalhe.

Dessa forma, o verbo obrigar é de origem do latim obligare, que significa que estamos ligados por meio do agradecimento à pessoa que nos fez um favor. Por isso, o uso adequado do termo é controverso, visto que muitas pessoas defendem que a palavra é invariável, não devendo ser utilizada com base no gênero.

No entanto, ainda existe a necessidade da concordância verbal na língua portuguesa. Isto explica o motivo da gramática estabelecer o uso adequado do agradecimento ao falar ou escrever, direcionando o termo para a pessoa que agradece. Ademais, é possível substituir por sinônimos ou interjeições.

Obrigado ou obrigada?

A forma correta de agradecimento é utilizar a concordância para o gênero masculino ou feminino. Em outras palavras, o homem deve dizer obrigado e a mulher deve dizer obrigada. Lembrando que, essa regra se aplica apenas a pessoa que agradece, e não a pessoa que é agradecida.

Continue lendo após a publicidade
agradecimento
Palavra do dia

Dessa forma, a pessoa que agradece expressa o compromisso de retribuir o favor. Ao passo que, o homem se sente grato e a mulher se sente grata. Assim, isto também se encaixa no plural, quando os homens são obrigados e as mulheres são obrigadas.

  • Mulher: muito obrigada por tudo que você fez por mim;
  • Homem: muito obrigado por tudo que você fez por mim.

No entanto, pode-se utilizar sinônimos como grato (a) ou agradecido (a). A saber, outro termo muito utilizado para expressar agradecimento é o “valeu”. Por exemplo: Valeu por me ajudar!

Sobretudo, o termo de agradecimento pode ser utilizado como um substantivo, quando expressar reconhecimento. Por exemplo: “o nosso obrigado”. Neste caso, o certo é dizer sempre no masculino, independente do gênero.

Por fim, o que achou dessa matéria? Se gostou, corre pra conferir essa outra aqui: A maioria é ou são? Diferenças, concordância verbal e uso adequado

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Stoodi e Dicio

Imagens: Portunhol e Palavra do dia

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments