Geografia

Oceano Ártico – Localização, características e importância

O Oceano Ártico está localizado no extremo do planeta e apesar de passar o ano todo congelado é fundamental para o equilíbrio climático.

Continue lendo após a publicidade

Também chamado de Oceano Glacial Ártico, o Oceano Ártico tem seu nome derivado do grego “arktos”, que significa urso. Curiosamente, o termo é uma referência à constelação Ursa Maior, localizada no hemisfério norte, mesmo lugar do globo onde é possível encontrar a porção de água em questão.

Embora possua cerca de 14 milhões de km² e possa chegar até 5500 metros de profundidade, o Oceano Ártico é o menor e mais raso do mundo. Além disso, seu nível de salinidade também é inferior aos demais.

Esse conjunto de águas se encontra congelado no círculo Polar Ártico e, por estar no extremo norte, é considerado um deserto. Isso acontece devido às condições inóspitas e hostis que dificultam a proliferação de vida, mas não a impossibilita. Territórios como Rússia, Alasca, Canadá, Groenlândia e Islândia são banhados por esse oceano.

Características do Oceano Ártico

O Oceano Ártico reúne águas do Oceano Atlântico e Pacífico, com os quais se conecta através do Estreito de Bering. Apesar de contar com um enorme volume de água, o mesmo permanece congelado o ano todo. Só para ilustrar, essas águas conservam uma temperatura constante de aproximadamente 0ºC.

Continue lendo após a publicidade
O Oceano Ártico é o menor e mais raso do mundo, além de possuir um baixo nível de salinidade

Devido sua extensão e armazenamento de banquisas – bancos de gelo – esse oceano recebe o nome de Mar Glacial Ártico. Aliás, no Oceano Ártico estão inseridos inúmeros mares, como Mar de Barents, Mar de Kara, Mar de Laptev, Mar da Sibéria Oriental, Mar de Chukchi, Mar de Beaufort e Mar de Lincoln.

Assim como é notável na região antártica, no Ártico a baixa temperatura ocasiona o congelamento da superfície oceânica. Todavia, no verão, as mesmas diminuem e é o momento em que espessas camadas de gelo se desprendem da terra e flutuam no mar, formando os famosos icebergs.

Embora se trate de um oceano, ao contrário dos demais, o Ártico não oferece condições favoráveis para pesca e transporte. O principal fator responsável por isso é a baixa temperatura. Visto que a luz solar chega com pouca intensidade nos extremos do globo, o frio na região do Oceano Ártico é constante, apesar de variável.

Inclusive, o clima característico da região é o polar com baixa umidade. Isso significa que as temperaturas podem atingir até -60ºC, dependendo do dia. Apesar do clima contribuir para condições hostis de vida, é possível encontrar ali ursos e uma variedade de animais marinhos, como focas, morsas, baleias, leões marinhos e peixes.

Continue lendo após a publicidade

Importância desse oceano

Oceano Ártico - Localização, características e importância
A região do Oceano Ártico conta com características extremas, mas também guarda em si muita vida

Embora pareça apenas uma grande porção de água congelada, o Oceano Ártico desempenha um importante papel para o equilíbrio ambiental. O mesmo influencia de forma direta no clima do resto do planeta.

Sendo assim, as alterações climáticas resultantes de desmatamentos, poluição e afins, acabam prejudicando esse equilíbrio. Por vezes, o efeito estufa acarreta o aquecimento global e ocasiona o derretimento de calotas polares. Inclusive, esse é um assunto que vem sendo bastante debatido nas últimas décadas.

Ao passo que as calotas polares derretem, o nível dos oceanos aumenta, invadindo as porções de terra. Ademais, o ecossistema da região Ártica está ameaçado devido à poluição das águas, caça e pesca ilegal e exploração desenfreada.

E então, o que você achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Cientistas anunciaram plano mirabolante para recongelar o Ártico.

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, InfoEscola.

Imagens: Annie Spratt, Tina Rolf, Hans-Jurgen Mager.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments