Geografia

Oceano Índico – Localização, principais características e importância

O Oceano Índico é o terceiro maior dentre os oceanos do mundo, com 73.440.000 km², compreendido entre a Ásia, África, Oceania e Antártida.

Continue lendo após a publicidade

Os oceanos são parte essencial da vida na Terra. Isso porque, estima-se que, aproximadamente, 70% da superfície do planeta seja composta por água. Assim, dentre os oceanos existentes, temos o Oceano Índico.

De forma geral, o Índico é o terceiro maior oceano do mundo, com 73.440.000 km² de extensão. Entre os demais oceanos, o Índico foi o último a se formar, ainda na Era Mesozoica. Apesar disso, o Oceano Índico foi o primeiro a ser explorado durante expedições e comércio marítimo.

As rotas comerciais eram utilizadas por comerciantes que trocavam mercadorias entre Índia, Arábia e África, por volta de 2 mil anos atrás.

Além disso, o Oceano Índico é responsável por banhar toda a porção litorânea do nordeste e leste da África, bem como a Indonésia, a Austrália, Península Arábica e o sudeste Asiático.

Continue lendo após a publicidade

Localização do Oceano Índico

O Planeta Terra é conhecido como Planeta Água, justamente pela quantidade de oceanos terrestres que possui. Dessa forma, aproximadamente 70% da superfície terrestre é composta por água, onde o Oceano Índico representa 20% deste total.

Oceano Índico - Localização, principais características e importância
Guia Geográfico

Em síntese, o oceano em questão está localizado em quatro continentes: no sul da Antártida, no norte da Ásia, no oeste da África e no leste da Oceania. O nome “Índico”, simboliza a parte sul da Índia, onde o país é banhado.

Por conta da proximidade com o Oceano Atlântico – que faz as águas do Índico se resfriarem – e da proximidade com o continente – que deixa a temperatura da água mais amena – é comum a ocorrência de monções no países banhados pelo oceano.

Moções, em geral, são ventos causados por variações climáticas. São frequentes em países asiáticos, onde é comum a ocorrência de secas e estiagens, ou enchentes e inundações, dependendo da estação do ano.

Continue lendo após a publicidade
Oceano Índico - Localização, principais características e importância
Expedição Oriente

Ao todo, o planeta possui cinco oceanos, sendo eles: Oceano Atlântico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Apensar das águas planetárias serem todas interligadas, a divisão entre oceano, mar, aquífero, rios e lagos foi necessária para facilitar a localização e, consequentemente, facilitar o estudo de todas as regiões.

Características

O Oceano Índico possui extensão total de, aproximadamente, 73.440.000 km2, sendo o terceiro maior oceano do mundo. Além disso, o ponto mais profundo, localizado na Indonésia, é conhecido como Fossa de Java, com 7.725 metros de profundidade.

Em síntese, o oceano possui uma diversidade de montanhas localizadas abaixo do nível do mar que, na verdade, são vulcões que existiram há milhares de anos. Cada vulcão possui, em média, cerca de 1.000 metros de altura.

Veja

Um dos pontos mais importantes do Índico é a presença de nações insulares importantes. Logo, dentre elas podemos destacar Madagascar, Maldivas, Seicheles, Sri Lanka, dentre várias outras. Madagascar, inclusive, é a maior ilha do Oceano Índico.

Continue lendo após a publicidade

Em relação ao clima, a região do Oceano Índico apresenta temperaturas amenas e quentes, por conta das zonas tropicais e temperadas. Devido as mudanças de temperaturas, é comum a ocorrência de monções nos países asiáticos, classificadas como monções de verão e de inverno.

Dessa forma, monções de inverno acontecem entre outubro e abril na Indonésia e Austrália e, de maio a setembro, no sul da Ásia, correm as monções de verão. Além disso, é comum, no sentido oeste do oceano, a ocorrência de ciclones.

Economia e exploração do Oceano Índico

A economia nos países asiáticos depende, de certa forma, do Oceano Índico. Principalmente na Antiguidade, onde as rotas marítimas eram bastante utilizada para trocas comerciais, o Índico já era o meio usado por comerciantes da China e Índia.

Oceano Índico - Localização, principais características e importância
J&J

A rota da seda – uma das rotas mais importantes da Antiguidade – contribuiu para que os povos trocassem, além de mercadoria, visões diferentes sobre o mundo, dando início ao processo de globalização.

Continue lendo após a publicidade

Egípcios e fenícios, por exemplo, foram uma das primeiras civilizações a explorar o Oceano Índico, entre 3000 a.C. e 1000 a.C.

Dentre os produtos mais comercializados estava a seda, produzida pela China, e especiarias, advindas da Índia. Além disso, também era comum o comércio de café, pedras preciosas, ouro, sal e marfim.

Atualmente, as rotas comerciais existentes no Oceano Índico são responsáveis por proporcionar o comércio de petróleo e seus derivados. Inclusive, a região oceânica do Índico abriga grandes reservas de petróleo, bem como cromo, vanádio, platina e manganês.

Você sabia?

Em síntese, o Oceano Índico é detentor de uma rica biodiversidade. Apesar das riquezas marinhas, o oceano vem perdendo parte dos recursos por conta da poluição das águas, causada por produtos químicos e derramamento de petróleo.

Continue lendo após a publicidade
O Globo

Por fim, um dos lugares mais frequentados nas água do Índico é Madagascar, a maior ilha do oceano e também caracterizada como uma nação insular pertencente ao continente africano.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Pré-sal e quais são as Partes de um rio. 

Fontes: Toda Matéria, Só Geografia e Escola Britannica 

Imagens: Rede Globo, Guia Geográfico, Expedição Oriente, Veja, J&J e O Globo 

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments