Oceanos: o que são, quantos, quais são, características e localização

Pelos oceanos passou boa parte da história da humanidade, inclusive riquezas em rotas comerciais, sendo eles o Pacífico, o Atlântico e o Índico.

Saiba quais são os oceanos, características, localização e importância

Os oceanos são imensas acumulações de água salgada que ocupam uma considerável parte da crosta terrestre. Calcula-se que mais de 70% de toda a superfície do planeta esteja sob água. Portanto, há uma ciência especializada em estudar os oceanos, trata-se da Oceanografia.

Essa fartura aquífera diferencia a Terra dos demais planetas conhecidos, posto que garante a vida através do ciclo da água. Sendo assim, são três os oceanos, quais sejam, o Pacífico, o Atlântico e o Índico.

Já o Glacial Ártico e o Glacial Antártico não são considerados mais oceanos, porém apenas mares mais avantajados.

Quais são os oceanos, afinal?

Nos oceanos estão grandes quantidades de água e elas preenchem as maiores depressões do relevo da Terra. Esse monumental volume de água está diluído em vários outros elementos, a exemplo dos sais minerais.

Os oceanos circundam as porções de terra que não estão submersas, tais como os continentes e as ilhas marítimas.

Mais de 70% da superfície do nosso planeta está ocupado por água, daí sua imprescindível importância ecológica. Há igualmente uma grande influência no clima como um todo. Além disso, tem uma intervenção até na econômica global.

Existe três oceanos terrestres, que são o Pacífico, o Atlântico e o Índico. Há uma discussão se o Glacial Ártico, assim como o Glacial Antártico também o são. É que estes, na verdade, são considerados grandes mares.

Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é considerado o maior da Terra, uma vez que cobre aproximadamente 1/3 da sua superfície. Esse gigante aquático possui uma área de aproximadamente 165 milhões de km².

Ele banha a Leste o Continente Americano, já a Oeste, o Continente Asiático, além da Oceania. Ademais, nele está o Estreito de Bering, ao Norte, sendo responsável pela divisão da América do Norte com a Ásia. Esse é o canal de comunicação do Oceano Pacífico com o Glacial Ártico.

Entre os oceanos, o Pacífico é o que mais influencia no clima planetário. É que nele há a produção de muitas massas de ar, além de fortes correntes marítimas. Nele também se formam El Niño, La Niña, bem como a Oscilação Decadal.

Os antigos navegadores acreditavam que aquelas águas eram pacíficas, daí o nome do oceano. No entanto, não se vê muita passividade por ali, já que tudo depende do local em que se navega.

Oceano Atlântico

Em segundo lugar em tamanho está o Atlântico, posto que tem uma área de aproximadamente 106 milhões de km².

Ele banha a Leste o Continente Africano e a Oeste as Américas, sem contar que também se liga ao Ártico e à Antártida. Por milênios ele foi o maior itinerário comercial do planeta, fonte de subsistência de muitos povos.

O nome Atlântico provavelmente surgiu de Atlas, que foi um titã da mitologia grega. Diz a lenda que ele foi condenado por Zeus, o rei dos deuses, a carregar a abóbada celestial nas costas.

Na Idade Média o Atlântico era chamado de Mar do Norte, nome que aparece na antigas literaturas náuticas. Contudo, no século XVI, Gerardo Mercator elaborou um mapa-múndi e mudou o nome para Oceano Atlântico, que vigora até hoje.

Oceano Índico

Dos oceanos da Terra, o Índico é o que ocupa o terceiro lugar em extensão, já que tem área aproximada de 73 milhões de km². E é considerado o mais jovem de todos.

Ele banha uma bela região, muito explorada pelos turistas. Há ali hotéis em regiões paradisíacas, com excelentes estruturas para hospedar o turista.

Ele banha a Oceania e Ásia pelo Leste, ao Norte a Ásia, além da África a Oeste. Por isso, ele chega até o Mar Mediterrâneo através do Mar Vermelho e do Canal de Suez.

Uma particularidade interessante sua é a diferença de temperatura. Ou seja, ele tem água fria na sua porção mais ao Sul, só que mais quentes na Ásia. Isso resulta nas Monções, motivo pelo qual esse fenômeno meteorológico tem tantos efeitos na Índia.

“Oceanos” Glacial Ártico e Glacial Antártico

Tecnicamente, tanto o Glacial Ártico quanto o Glacial Antártico não são considerados oceanos. Os oceanógrafos os classificam como conjunto de mares, levando-se em conta as reclassificações mais modernas. Seus nomes antigos, entretanto, continuam por questão de tradição.

A área total de ambos se parecem, posto que o Ártico tem 21 milhões de km² e o Antártico 20,3 milhões. O Glacial Ártico se estende do Norte do Círculo Polar Antártico e vai aos continentes da Ásia, Europa e América.

Já o Glacial Antártico, que é também chamado de Oceano Austral, vai do Círculo Polar Antártico à Antártida. Ele também faz limites com o Oceano Índico.

Leia também sobre a População Economicamente Ativa – o que significa esse indicador?

Fonte: Brasil Escola, Só Geografia, Escola Kids, Educação, Info Escola, Bogue do Enem, Guia Geográfico.

Fonte das imagens: Info Escola, Suez, Cnn Espanol, Info Escola, Geekness.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.