Ordem e Progresso – Origem do termo, quem criou e o que significa

Ordem e Progresso é o lema nacional da bandeira do Brasil. Foi inspirado nos ideais positivistas, defendidos por Auguste Comte, na França.

Ordem e Progresso - Origem do termo, quem criou e o que significa

A Europa do final do século XIX já passava por intensas mudanças provocadas pela corrente positivista. No Brasil, os ideais positivistas foram fortemente agregados nos movimentos políticos e sociais que estavam em destaque após a Proclamação da República. O termo “Ordem e Progresso”, então, surgiu deste contexto de mudanças.

Além dos ideais que serviram para fortalecer a nação que se formava, o positivismo também influenciou em várias outras questões que dizem respeito à formação do Brasil. Como exemplo temos a abolição da escravatura, influenciada por pensamentos positivistas.

Em síntese, o que a corrente positivista defendia era o repensar sobre a moral e, principalmente, os ideias que circundavam a ordem e o progresso. As ideias, defendidas por Auguste Comte, na França, influenciaram filósofos brasileiros, como Raimundo Teixeira Mendes.

Assim, a doutrina positivista, que já podia ser observada em várias aspectos da formação do Brasil, foi concretizada após o lema “Ordem e Progresso” ser posto na bandeira do país. Em seguida, diversos outros elementos que representam a doutrina positivista foram utilizados no Brasil.

Origem do termo Ordem e Progresso

Na bandeira do Brasil, junto de outros símbolos, como as cores e as estrelas, temos a frase “Ordem e Progresso”. Mas afinal, porque justamente esta frase representa (ou representou) a situação do Brasil?

Ordem e Progresso - Origem do termo, quem criou e o que significa
Auguste Comte

Bem, assim como a frase no centro da bandeira, o Brasil possui diversos simbolismos que estão relacionados com a corrente positivista, que surgiu na Europa durante o século XIX.

A frase em questão representa o lema nacional brasileiro e foi inserida na bandeira no dia 19 de novembro de 1889, ou seja, quatro dia após a Proclamação da República.

Em síntese, a origem do termo “Ordem e Progresso” é pautada no positivismo, corrente filosófica que mudou a forma de pensar, à princípio, dos países europeus. Os ideias influenciaram o processo de proclamação, bem como outros aspectos da formação do Brasil, como a abolição da escravatura.

Na realidade, o termo posto no centro da bandeira nacional é uma adaptação da frase, escrita pelo francês Auguste Comte, “O Amor por princípio e a Ordem por base. O Progresso por fim”. O responsável pela adaptação foi o filósofo brasileiro, Raimundo Teixeira Mendes.

Significado do termo

A bandeira do Brasil possui diversos simbolismo, com cores que representam significados diferentes. O verde representa as florestas, o azul são as estrelas bastante visíveis no céu brasileiro e o amarelo são as riquezas do país.

Ordem e Progresso - Origem do termo, quem criou e o que significa
Terra

Assim como as cores, a frase “Ordem e Progresso”, no centro da bandeira, também possui um significado.

De forma geral, a ordem representa os aspectos que funcionam de maneira positiva, por meio da defesa e manutenção. Ou seja, simboliza a proteção do que é bom, bem como dos aspectos que formam a vida nacional.

Já o progresso é o desenvolvimento da sociedade, possível através da defesa da ordem. Além da sociedade, o avanço natural também engloba instituições e tudo o que constitui os quesitos nacionais.

Positivismo

Como dito anteriormente, o lema nacional foi inspirado nos ideias positivistas do filósofo Auguste Comte, responsável por dar origem à corrente positivista, durante o século XIX, na França.

Tribuna Popular

Assim, como o positivismo influenciou a proclamação da república no Brasil, a frase foi posta na bandeira como homenagem ao movimento.

Além disso, os simbolismos contidos na bandeira nacional foram idealizados por Raimundo Teixeira Mendes. Na época, Mendes era presidente do Apostolado Positivista do Brasil, criada em 1881, no Rio de Janeiro, antes mesmo da proclamação da república.

Com o auxílio de Miguel de Lemos e Manuel Pereira Reis, os ideias republicanos buscavam proporcionar à nação que se formava desenvolvimento, baseado na Ordem e Progresso. Miguel Lemes, inclusive, foi um dos positivistas mais influentes do período imperial no Brasil.

O filósofo, defensor assíduo dos ideais de Auguste Comte, resumia o positivismo com a seguinte frase: “A história não é mais essa série de combates que se sucedem, de gerações que se odeiam e se condenam mutuamente, a história torna-se o quadro do desenvolvimento social regido pela lei dos três estados“.

Por fim, com o positivismo ganhando força no Brasil, a bandeira nacional, que antes era inspirada na bandeira dos EUA, se tornou um símbolo nacional representativo brasileiro. Com os simbolismos característicos do país, a bandeira passou a representar uma nova visão nacional, assim como o lema “Ordem e Progresso”.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também Como é eleito o presidente dos EUA e quais as consequências da Ditadura Chilena 

Fontes: Notícias R7, BBC, BND e Hiper Cultura

Imagens: Gazeta de Rio Preto, Estudo Prático, Terra e Tribuna Popular 

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.