História

Origem da Literatura Brasileira – Contexto histórico e sistema literário

Apesar do impasse que cerca a origem da Literatura Brasileira, esta teve início durante o período do Romantismo, no final do século XVIII.

Continue lendo após a publicidade

Alguns teóricos defendem que a origem da Literatura Brasileira se deu a partir dos primeiros escritos em terras sul-americanas. Ou seja, a Carta de Pero Vaz de Caminha e os textos dos padres Jesuítas teriam dado o pontapé inicial à nossa Literatura.

Entretanto, uma grande polêmica gira em torno disso, já que esses textos foram criados para uma finalidade utilitária e não estética. Isso quer dizer que eles se encaixariam melhor na categoria de textos não literários, se aproximando mais de documentos de cunho histórico.

Qual seria, então, a verdadeira origem da Literatura Brasileira? O que os especialistas em Literatura dizem sobre a formação de uma estrutura literária genuinamente brasileira? Vamos descobrir!

Origem da Literatura Brasileira e sua relação com a colônia

O nascimento da Literatura Brasileira está intimamente ligado a Portugal, tendo em vista a relação colonialista que a recém descoberta nação mantinha com o país europeu.

Continue lendo após a publicidade

Logo, a Literatura Brasileira nasceu como um desdobramento da literatura de língua portuguesa.

Origem da Literatura Brasileira: qual polêmica gira em torno dela?
GoConqr

A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro documento escrito em terras brasileiras. Mesmo sendo uma crônica de viagem que mais se aproxima de um documento histórico, ela é considerada, por alguns estudiosos, como o primeiro texto literário brasileiro.

A Carta é uma descrição do território brasileiro na época de 1500 e tinha função informativa, ou seja, pretendia dar conhecimento ao povo lusitano a respeito da terra que então passava a lhe pertencer. Além desse, outros textos foram escritos com o mesmo intuito.

Literatura e religião

O contato entre os portugueses e os nativos da terra recém colonizada gerou estranhamento de ambas as partes. A cultura e a organização social do povo indígena eram, para os portugueses, exóticos e até selvagens.

Continue lendo após a publicidade
Origem da Literatura Brasileira: qual polêmica gira em torno dela?
Revista Zunai

Por isso, padres jesuítas foram enviados para as terras brasileiras com o intuito de catequizar os índios e dissolver sua cultura, aproximando-a ao máximo da cultura do colonizador.

Deu-se origem, desse modo, à Literatura Jesuítica, que era composta principalmente por poemas de cunho religioso, teatros baseados em personagens e fatos bíblicos, bem como documentos que registravam o avanço e as dificuldades em catequizar o povo nativo brasileiro.

O impasse

Existe, entretanto, entre os teóricos e estudiosos em Literatura, um impasse a respeito da origem da Literatura Brasileira.

Isso porque, os textos produzidos no período do Quinhentismo foram, em geral, criados para um propósito específico, utilitário, mais se aproximando de documentação histórica do que, de fato, de textos de cunho literário.

Continue lendo após a publicidade

Isso significa dizer que essas produções não nasceram como textos literários, pois seus autores não tinham intenção artística ou estética no momento da criação.

Pensando sob essa perspectiva, qual seria, então, a real origem da Literatura Brasileira?

Sistema literário

Importantes teóricos da Literatura brasileira respondem essa questão a partir da ideia de Sistema Literário.

Ou seja, a existência da Literatura deve ser avaliada a partir da presença de uma série de elementos determinantes que formam uma espécie de rede de obras literárias interligadas entre si. Esses elementos são:

Continue lendo após a publicidade
  • Um conjunto de produtores literários;
  • Público receptor;
  • Mecanismos de transmissão e difusão dos textos literários.
Homo Literatus

Assim, a Literatura seria um sistema de obras literárias relacionadas entre si por elementos comuns que tornam possível a identificação de características dominantes de uma fase (escola literária).

Por isso, até que o sistema literário se forme e apresente os três elementos determinantes há a presença não de literatura de fato, mas de manifestações literárias.

Logo, a Carta de Caminha e os textos dos padres jesuítas são apenas manifestações do que mais tarde viria se concretizar como Literatura.

Romantismo e a Origem da Literatura Brasileira

Sob essa perspectiva, a Literatura brasileira aparece, de fato, apenas no final do século XVIII, tomando corpo e nitidez  na primeira metade do século XIX.

Continue lendo após a publicidade

Ou seja, ela nasce verdadeiramente apenas no período do Romantismo, que é quando passa a existir, no país, os três elementos determinantes: produtores literários, público leitor e mecanismos de transmissão dos textos.

Comunica Araraquara

Isso não significa, entretanto, que  a teoria da Literatura desconsidere todos os textos de cunho literário dos períodos anteriores ao Romantismo, como o Quinhentismo, o Barroco e o Arcadismo.

As produções literárias desses períodos são encaradas como manifestações literárias que, apesar de não configurarem Literatura de fato, contribuíram significativamente no processo de formação do sistema literário brasileiro.

Em resumo, para que exista Literatura em um determinado país é necessária a presença de autores e leitores, além de meios que permitam a difusão dos textos. A ausência de um desses elementos compromete a existência de Literatura, mas não anula a presença de manifestações literárias.

Continue lendo após a publicidade

Seguindo essa teoria, portanto, a Literatura Brasileira (como um sistema) nasceu verdadeiramente apenas no período do Romantismo.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: História do Teatro no Brasil – Origem, características e curiosidades

Fonte: CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia Ltda, 2000.

Imagens: Blog ImaginieRevista Zunai, Comunica Araraquara, GoConqr, Homo Literatus, Ensaios Flutuantes.

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments