Geografia

Origem da Terra – Big Bang, estrutura do planeta e esferas de vida

A origem da Terra possui cerca de 4,5 bilhões de anos e resultou na criação de um planeta composto por camadas e esferas de vida.

Continue lendo após a publicidade

Contando com uma área superficial de aproximadamente 510.100.000 km² de extensão, o planeta azul é uma caixinha de surpresas e armazena uma quantidade inestimável de vida. Embora não exista um cálculo exato relacionado à sua idade, estima-se que a origem da Terra tenha cerca de 4,5 bilhões de anos.

Juntamente com Mercúrio, Vênus e Marte, a Terra constitui o grupo de planetas rochosos do Sistema Solar e conta com características únicas. De acordo com diversas óticas da ciência que seguem estudando a origem da Terra, o planeta água pode ser considerado um “planeta vivo”, pois está em constante transformação.

Aliás, a manutenção da existência de vida por aqui se dá por conta dessa capacidade de renovação de recursos. Porém, como surgiu esse colossal organismo vivo? Bom, apesar das diversas teorias sobre a origem da Terra, a mais aceita entre os cientistas é a do Big Bang.

A origem da Terra e a Teoria do Big Bang

Em suma, a origem da Terra se deu através de uma detonação solar que espalhou diversos fragmentos rochosos pelo espaço. Porém, alguns desses agregados sólidos de minerais acabaram sendo atraídos pela força gravitacional do Sol e, consequentemente, passaram a girar em torno do astro. Assim nasceu o sistema solar.

Continue lendo após a publicidade
Tudo o que conhecemos hoje se originou através de uma detonação solar, o Big Bang

Seguindo essa explosão e a criação do Sistema Solar, a Terra era, até então, apenas uma enorme rocha superaquecida. Todavia, visto que as temperaturas no cosmos são negativas, houve um esfriamento de fora pra dentro. Como resultado disso, foram se formando as camadas que constituem a estrutura da Terra e suas esferas de vida.

Conhecidas como litosfera, atmosfera e hidrosfera, essas esferas de vida foram lentamente criando condições favoráveis para a formação da biosfera na superfície do planeta. Contudo, isso só foi possível após a estruturação do globo.

Origem da Terra: Formação da estrutura do planeta

Constituída por três partes principais, crosta terrestre, manto e núcleo (externo e interno), a Terra guarda em suas profundezas mistérios que a ciência ainda desconhece.

Porém, ao contrário da teoria fictícia sugerida por Júlio Verne em Viagem ao Centro da Terra, é certo que, ao contrário da crosta, as outras duas camadas são inabitáveis.

Continue lendo após a publicidade
Origem da Terra - Big Bang, estrutura do planeta e esferas de vida
A crosta é a parte mais superficial da Terra, formada por rochas de granito, basalto e matéria orgânica

Formada por rochas de granito, basalto e matéria orgânica, é na crosta que encontramos elementos geográficos, como montanhas, planaltos, planícies e outros e também a biosfera. Ademais, ela não é uma camada inteiriça, pois é formada por grandes divisões de blocos, placas tectônicas que estão se movendo desde a origem da Terra.

A crosta terrestre é dividida entre continental e oceânica. A primeira se trata da parte externa, estruturada por rochas ricas em silício e alumínio. Em contrapartida, a segunda se encontra submersa pelas águas e é constituída por rochas compostas de silício e magnésio.

Abaixo é possível encontrar o manto, também conhecido como “camada intermediária”. Localizado entre a crosta e o núcleo, é composto de magma pastoso. Devido sua composição, o manto é bastante instável, sendo responsável pelos movimentos das placas tectônicas da crosta terrestre e pela erupção de vulcões.

Por último, mas não menos importante, há o núcleo, também conhecido como o centro da Terra. O mesmo é composto por ferro e conta com um campo magnético. Além disso, ele se divide em externo e interno.

Continue lendo após a publicidade

Enquanto o primeiro conta com ferro pastoso, no segundo, o níquel entra na composição. Porém, curiosamente, apesar da alta temperatura, o núcleo interno é sólido, devido a enorme pressão a que é submetido.

Profundidade das camadas terrestres

A Terra é constituída por três partes principais: crosta, manto e núcleo (externo e interno)

Seguindo o Big Bang, a Terra passou por uma transformação estrutural que a dividiu em camadas. À medida que o resfriamento cósmico permitiu a origem da vida em seu exterior, seu interior permaneceu exorbitantemente quente. Logo, quanto mais profunda é a camada terrestre, maior a temperatura.

  • Crosta: 10 km sob os oceanos e entre 25 e 100 km sob os continentes;
  • Manto: 30 a 2900 km abaixo da crosta;
  • Núcleo: 2900 km a 5150 km de profundidade (núcleo externo).

Litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera

A parte externa da Terra é chamada de litosfera e é formada basicamente por rochas. Já a atmosfera é a parte gasosa, sendo composta por inúmeros tipos de gases que ficam retidos ao planeta devido à gravidade e ao campo magnético do mesmo. Atualmente , a Terra é composta por 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de outros gases.

Origem da Terra - Big Bang, estrutura do planeta e esferas de vida
A união de todas essas esferas elementares permitiu o surgimento dos primeiros sinais de vida no planeta

Toda a água existente na Terra compõe a hidrosfera, esta última, por sua vez, está em constante renovação devido ao ciclo hidrológico. Cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água e, juntamente com o oxigênio e a reciclagem de gás carbônico, essa substância é responsável por tornar a Terra um planeta com características únicas.

Continue lendo após a publicidade

Por fim, a união de todas essas esferas elementares permitiu o surgimento dos primeiros sinais de vida no planeta. Assim, toda a fauna e flora que compõem os mais diversos ecossistemas da Terra integram a biosfera e, para a manutenção da mesma, é imprescindível que as demais esferas estejam em equilíbrio.

E então, gostou de saber mais sobre a origem da Terra? Se sim, confira também: Teoria do Big Bang – A grande explosão que deu origem ao universo.

Fontes: Toda Matéria, Todo Estudo, Brasil Escola, Cola da Web.

Imagens: Louis ManiquetThe New York Public Library, NASA, Adam Bouse, InfoEscola.

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments