Primeiramente, asteroides são corpos celestes que tem formação metálicas. Além disso, eles orbitam pelo Sol. Apesar de não serem considerados planetas, eles podem ser chamados de planetas secundários.
Ademais, uma teoria sugere que eles possam ser restos de um planeta que foi destruído há muito tempo. Porém, asteróides são materiais que nunca fundiram-se em um planeta, o que leva abaixo a teoria de que se destruíram em um brutal colisão.
Além disso, eles podem variar de tamanhos. Um dos exemplos de asteróides mais bem preservado é chamado de Cratera de Meteoro Barringer. E está localizado em Winslow, Arizona.
Como se forma um asteroide?
Acima de tudo, apesar de limitado, os conhecimentos sobre asteroides dizem que eles são elementos químicos que geralmente formam os asteroides. São eles:
- Silicato
- Ferro
- Níquel
Como descobriram os asteroides?
Primeiramente, rudo começou após Johan Titus e Johann Bode determinarem que havia possibilidade matemática de haver um planeta orbitando em torno do Sol entre Marte e Júpiter. Logo depois, em 1801, Giuseppi Piazzi conseguiu descobrir um corpo nessa região, nomeando-o de Ceres. Porém, a sua massa e formas eram menores e diferentes dos planetas comuns. Além disso, um tempo depois, outros corpos semelhantes foram descobertos na região próxima a Ceres, e foi aí dado o nome de asteroides.
Classificação dos asteroides
Apesar de haverem vários tipos, se destacam 3. Sendo eles:
- Tipo C: Compõem dois terços dos asteroides conhecidos pelo homem até hoje. Além disso, se caracterizam pela cor escura e baixa refletividade da luz solar.
- Tipo M: São compostos por níquel-ferro e são os que mais refletem a luz solar.
- Tipos S: São os mais claros e refletem melhor a luz do sol, sendo então caracterizado pela sua luminosidade.
Asteróides conhecidos
Durante o voo da astronave Galileo, foram obtidas imagens de alta resolução. Com isso, astrônomos estudaram Toutatis e Geographos, usando para observações os radares baseados em Terra. Como resultado disso, cientistas geraram modelos de computador de Castalia, usando apenas os dados adquiridos pelo telescópio de radar/radio. Alguns exemplos:
Gaspra
Ida e sua Lua Dactyl
Toutatis
Castalia
Vesta
Geographos
Por fim, uma curiosidade legal sobre os asteroides, é que eles podem ter suas próprias luas. Afinal, alguns asteroides são tão grandes que possuem um campo gravitacional grande o suficiente para atrair outros corpos celestes.
Gostou da matéria? Leia também sobre Sistema Solar, quais planetas o compõem e suas características.
Fontes: BrasilEscola, Astro, MundoEducação
Fonte da imagem destaque: Oficinadanet