Principal » Biologia » Ossos da mão: função, nomes, número e localização

Ossos da mão: função, nomes, número e localização

Os ossos da mão são compostos por carpo, o metacarpo e a falange. Ao todo, são 27 ossos que compõem o esqueleto da mão humana.

Ossos da mão - Classificação, principais características e curiosidades

Primeiramente, você já parou pra pensar em como os ossos da mão são divididos? Aliás, qual a importância de cada um deles na coordenação motora? Pois bem, vamos explicar aqui quais são os ossos que compõem as mãos e quais suas principais características.

Em suma, ao todo, uma mão é composta por 27 ossos que se dividem entre carpo, metacarpo e falanges. Ou seja, os ossos do carpo são divididos em duas fileiras, chamadas de proximal e distal. Em contrapartida, os ossos metacarpos são separados por cinco ossos metacarpianos, correspondendo aos dedos da mão.

Em síntese, as mãos possuem importância primordial no cotidiano. Isso porque, conseguem realizar o manuseio de objetos graças ao formato de pinça que possuem. Além disso, com as mãos é possível escrever, criar ferramentas, praticar esportes e etc.

Quais são o ossos da mão?

Ossos da mão - Classificação, principais características e curiosidades
Esqueleto dos ossos da mão. Fonte: Jaleko

Resumindo, os ossos da mão são divididos em três grupos, sendo o carpo, o metacarpo e a falange. Assim, os carpos são seguimentos de duas fileiras chamadas de proximal e distal. Por outro lado, o esqueleto que forma a estrutura da mão é constituído por cinco ossos compondo os metacarpos. Por último, temos os esqueletos dos dedos. A esses damos o nome de falange, proximais, médias e distais.

Carpos

Em síntese, os ossos do carpo são divididos em duas fileiras denominadas de proximal e distal. No total, são oito ossos que fazem parte dessa divisão. Logo, em cada fileira existem ossos diferentes, sendo eles:

  • Fileira Proximal: Escafoide, Semilunar, Piramidal e Pisiforme.
  • Fileira Distal: Trapézio, Trapezoide, Capitato e Hamato.

Metacarpo

Os ossos do metacarpo representam o estrutura da palma da mão. Ou seja, são divisões que recebem numeração a partir do dedo polegar. Dessa forma, a composição do metacarpo é formada por cinco ossos iguais, ou seja, os dedos, que fazem ligação com os ossos do carpo e as falanges.

Falange

Ossos da mão - Classificação, principais características e curiosidades
Ilustração das falanges da mão. Fonte: Wikipédia

Em síntese, a falange se refere aos ossos dos dedos das mãos. Isso é, cada dedo possui três falanges e, apenas o polegar, apresenta duas falanges. Ao todo, os dedos da mão são compostos por 18 falanges. Além disso, classificam-se como polegar, indicador, médio, anular e auricular. Visto isso, as falanges que compõem os dedos da mão podem classificar-se da seguinte maneira:

  • Falanges proximais: se localizam na base do dedo;
  • Falanges médias: estão localizadas entre as falanges proximais e as distais. Entretanto, apenas no dedo polegar que as falanges médias não estão presentes;
  • Falanges distais: localizam-se nas pontas dos dedos.

E então, o que achou da matéria? Legal, não é? Aproveita e já corre pra conferir mais curiosidades sobre as Mãos e textos sobre o que são Nêutrons e Elétrons.

Fontes: Aula de anatomia, Toda Matéria e Anatomia papel e caneta

Bibliografia:

  • NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana – Ossos da Mão. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • DRAKE, Richard L.; VOGL, A. Wayne; MITCHEL, Adam W. M.: Gray’s anatomia clínica para estudantes. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
  • SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana – Ossos da Mão. 21 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Fonte imagem destaque: YouTube

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.