Principal » Geografia » Países da África, quais são? Regiões, características e desenvolvimento

Países da África, quais são? Regiões, características e desenvolvimento

Apesar de muitas vezes sofrer com a generalização popular, a África é um continente com 54 países, cada qual com suas características.

Países da África, quais são? Regiões, características e desenvolvimento

Também conhecido como o “berço da humanidade”, o continente africano é considerado o ponto de surgimento dos ancestrais da espécie humana. Logo, é de se imaginar que o território em questão conte com uma vasta diversidade sociocultural, o que não está errado. Todavia, as características dos países da África vão muito além disso.

Formada por 54 países que se dividem em cinco regiões, a África acumula mais de um bilhão de habitantes em seus 30 milhões de km². Como resultado disso, esse é considerado o segundo continente mais populoso do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.

Assim como mencionado acima, embora contem com uma grande variedade cultural, étnica e religiosa, os países da África são bastante singulares entre si. Ao passo que muitas pessoas tendem a generalizá-los, colocando-os em uma mesma caixa e ignorando suas particularidades, é preciso ter em mente que não é bem assim.

Se de um lado alguns dos países com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no mundo pertencem ao continente africano, nesse mesmo território há nações com enormes riquezas e outras em ascensão. Sendo assim, não há um único indicador capaz de contemplar toda a diversidade africana e isso fica notável mais abaixo.

Países da África

Bandeiras dos países da África

Os países da África são distribuídos em cinco regiões que dividem o continente. Apesar de cada nação contar com suas próprias características, essas regiões as reúnem de acordo com algumas semelhanças, sejam elas geográficas, políticas, econômicas ou sociais. Logo abaixo é possível conferir os 54 países africanos e suas respectivas capitais.

Além da África do Sul (Cidade do Cabo), Angola (Luanda) e Argélia (Argel), existem também Benin (Porto Novo), Botsuana (Gaborone), Burkina Faso (Ouagadougou) e Burundi (Gitega). Contudo, Camarões (Yaoundé), Chade (N’djamena) e Costa do Marfim (Abidjan) não ficam de fora.

Djibouti (Djibouti), Egito (Cairo), Eritreia (Asmara), Eswatini (Lobamba) e Etiópia (Addis Abeba) são alguns nomes notáveis. Da mesma forma, Gabão (Libreville), Gâmbia (Banjul), Gana (Acra), Guiné (Conacri), Guiné-Bissau (Bissau) e Guiné Equatorial (Malabo) não podem deixar de ser mencionados.

Em contrapartida, Ilhas de Madagascar (Antananarivo), Ilhas de Cabo Verde (Cidade de Praia), Ilha de Comores (Moroni), Ilhas São Tomé e Príncipe (São Tomé) e Ilhas Seychelles (Victoria) se diferem dos demais por serem países insulares. Porém, assim como Lesoto (Maseru), Libéria (Monróvia) e Líbia (Tripoli) eles são territórios reconhecidos.

Já Malauí (Lilongwe), Mali (Bamako), Marrocos (Rabat), Mauritânia (Nouakchott) e Moçambique (Maputo) integram a lista junto com Namíbia (Windhoek), Níger (Niamey) e Nigéria (Abuja).

O Quênia (Nairóbi) também faz parte do vasto território junto com a República Centro-Africana (Bangui), República Democrática do Congo (Kinshasa), República do Congo (Brazzaville), República de Maurício (Port Louis) e Ruanda (Kigali).

Ainda seguindo a ordem alfabética existem: Senegal (Dacar), Serra Leoa (Freetown), Somália (Mogadíscio), Sudão (Cartum), Sudão do Sul (Juba), Tanzânia (Dodoma), Togo (Lomé), Tunísia (Tunes), Uganda (Kampala), Zâmbia (Lusaka) e, por último, mas não menos importante, Zimbábue (Harare).

Territórios não reconhecidos

Países da África, quais são? Regiões, características e desenvolvimento
A Somalilândia é um território não reconhecido que se separou da Somália

Curiosamente, na África há territórios que ainda não foram reconhecidos. Só para ilustrar, a Somalilândia é um desses casos. O território se tornou independente do Reino Unido na década de 60 e, logo em seguida, se unificou com a Somalilândia Italiana, formando a Somália.

No entanto, em 1991 esse território declarou independência da Somália e atualmente reivindica reconhecimento. Além da Somalilândia, Mayotte, Azawad, Cabinda, Ogoniland, Barotseland e República Árabe Saharaui Democrática são alguns países que lutam por reconhecimento.

Regiões africanas

A África do Sul se localiza na região da África Meridional e tem sua economia baseada em extração mineral e agricultura

Durante o período colonial, diversos países europeus se reuniram na Conferência de Berlim e repartiram o continente africano entre si. Como resultado disso, muitas tribos diferentes foram colocadas em uma mesma região, o que gerou conflitos, pois muitas eram rivais.

De qualquer forma, com o passar do tempo, esses territórios divididos entre franceses, portugueses e espanhóis foram formando regiões. Atualmente, a África conta com cinco grandes regiões cujas características são consequência da exploração sofrida durante o período colonial, sendo elas:

África Setentrional

Zamalek, Egito

Também conhecida como Norte da África, essa região fica ao norte africano. Em sua área são encontrados países como Líbia, Argélia, Egito, Sudão, Marrocos e Tunísia. Visto que essa região se localiza próxima ao Mar Mediterrâneo, sua umidade é maior que nas demais localizações, o que acaba atraindo mais habitantes.

África Meridional

Países da África, quais são? Regiões, características e desenvolvimento
Cidade do Cabo, África do Sul

Também conhecida como África Austral, essa região fica ao sul africano. Em sua área são encontrados países como Zimbábue, África do Sul e Botsuana. Essa região encontra-se entre o Oceano Índico e o Oceano Atlântico. Ademais, sua economia é marcada pela extração de minério (ouro e cobre) e agricultura (café, fumo e cana-de-acúcar).

África Central

Muxima, Angola

Essa região fica no centro do continente africano. Em sua área são encontrados países como República Democrática do Congo, República do Congo, Camarões e Angola. Ao contrário das outras regiões, a África Central não é um agrupamento baseado em similaridades sociohistóricas, apenas geográficas, já que todos seus países estão no centro.

África Ocidental

Países da África, quais são? Regiões, características e desenvolvimento
Mãe e filho em Serra Leoa

Essa região encontra-se a oeste do continente africano. Em sua área são encontrados países como Nigéria, Níger, Mali, Senegal, Mauritânia, Gana, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné, Libéria, Serra Leoa. Visto que essa região está situada próxima ao deserto do Saara, as condições climáticas resultam em um menor número populacional.

África Oriental

Crianças no Quênia

Essa região encontra-se no leste africano. Em sua área são encontrados países como Etiópia, Quênia, Sudão do Sul, Tanzânia, Somália, Zimbábue, Uganda, Moçambique, Eritréia, Ilhas de Madagascar. Localizada entre a Bacia Hidrográfica do Congo e o Oceano Índico, essa é a região com maiores problemas sociais no continente.

Países insulares da África

Países da África, quais são? Regiões, características e desenvolvimento
Ilha de Madagascar

A divisão regional acima não contempla os países insulares. Em suma, esses territórios não possuem fronteiras terrestres, sendo reconhecidos como ilhas. Dentre os 54 países africanos, seis são insulares: Ilhas de Cabo Verde, Ilhas de Comores, Ilhas de Madagascar, República de Maurício, Ilhas de São Tomé e Príncipe e Ilhas Seychelles.

Países da África que falam português

Crianças jogando futebol em uma praia de Moçambique

Visto que Portugal foi um dos países que participaram da conferência de Berlim, as nações africanas colonizadas por ele também falam português, assim como o Brasil. São eles: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O nível de desenvolvimento dos países da África

Países da África, quais são? Regiões, características e desenvolvimento
Crianças tendo aula em Lagos, Nigéria

Assim como mencionado acima, da mesma forma que a África possui países com IDH preocupantes, o continente também apresenta nações riquíssimas, bem como outras em desenvolvimento. Só para ilustrar, Nigéria, Egito e África do Sul são as maiores economias do território.

Em contrapartida, Níger, República Centro-Africana, Eritreia, Chade e Burundi contam com IDHs preocupantes. No entanto, Ilhas Maurício, Ilhas Seichelles, Argélia, Líbia e Tunísia apresentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano e estão crescendo cada vez mais.

E então, o que você achou dessa matéria? Se gostou, confira também: África – História, características do continente, países, população e idiomas.

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Escola Kids.

Imagens: Tim Johnson, Bandeiras, Alma Preta Jornalismo, Marcelo Novais, Ahmed Ezzat, Devon Janse van Rensburg, Jorge Sá, Annie Spratt, Tucker Tangeman, gemmmmredcharlieDoug Linstedt.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.