Filosofia

Descubra para que serve a Filosofia

A pergunta: para que serve a Filosofia é válida. Afinal de contas, ela não atua de forma prática e concreta na nossa vida. Mas não se engane, ela tem muitas funções!

Continue lendo após a publicidade

A pergunta: para que serve a Filosofia é válida. Afinal de contas, ela não atua de forma prática e concreta na nossa vida. Mas não se engane, ela tem muitas funções!

O que é Filosofia?

Antes de te falar para que serve a Filosofia, é essencial que você saiba o que é Filosofia. Em síntese, ela é uma área de conhecimento que coloca em questão o próprio conhecimento.

Sendo assim, desde a antiguidade, os filósofos tentaram entender o mundo e tudo o que existe nele, de forma conceitual. Isso era feito por meio de perguntas sobre a essência das coisas.

É importante que você saiba que não existe um consenso sobre o que é Filosofia.

Continue lendo após a publicidade

Teses

Vários pensadores têm teses diferentes sobre o que é Filosofia. Um exemplo disso são Gilles Deleuze e Félix Guattari. De acordo com eles, a Filosofia é a disciplina que tem como foco a criação de conceitos.

Segundo essa lógica, o filósofo deve trabalhar um plano de imanência. Ou seja, um plano conceitual onde os conceitos criados por filósofos anteriores são recriados.

Com isso, um pensamento antigo se tornaria um pensamento novo. Dessa forma, a filosofia passa a criar novos significados para o mundo. 

Por outro lado, a professora da Universidade de São Paulo, Marilena Chauí define a filosofia de outra forma. Em seu livro Convite à Filosofia, ela explica que esse saber tem como intuito duvidar das crenças costumeiras.

Continue lendo após a publicidade

Ou seja, é colocar em questão o senso comum. Desse modo, a filosofia envolve olhar para si mesmo para tentar entender o mundo e a verdade. Para isso, a pessoa precisa sair da sua zona de conforto.

Outros pensadores tinham outros conceitos sobre a Filosofia. Por exemplo, para Descartes a Filosofia era racionalista.

Logo, ela deveria atuar apenas no campo conceitual e abstrato do pensamento. Já para Hume e Bacon, ela deveria ter como ponto de partida, a experiência prática.

Para a epistemologia, a Filosofia deve ter como foco a busca pelo entendimento de como é possível o conhecimento.

Continue lendo após a publicidade

A Filosofia política diz que o filósofo deve problematizar as ações humanas resultantes da vida em sociedade. Enfim, são muitos os conceitos e ideias que se têm a respeito do que é Filosofia.

Origens da Filosofia

Assim como não existe um consenso sobre o que é Filosofia, não há um consenso sobre a sua origem. Alguns dizem que a sua origem é grega. Mas algumas outras pessoas acreditam que ela pode ter origem nas doutrinas orientais.

Porém, a tese mais aceita pela academia é a de que a Filosofia tem suas origens na Grécia. Existe ainda a ideia de que Tales de Mileto foi o 1º filósofo.

Isso porque, ele buscou uma origem racional para a criação do universo. Ele disse que a água seria a possível origem, isso em torno de 585 a.C.

Continue lendo após a publicidade

Foi Aristóteles quem disse que Tales foi o 1º filósofo. Ele disse ainda que foi Pitágoras quem deu origem ao termo Filosofia.

Já as pessoas discordam dessa tese, acreditam que os pensadores gregos tiveram contato com povos egípcios e babilônicos, que trouxeram, por causa do contato com os hindus, caldeus e hebreus, as influências do pensamento oriental para a Grécia.

Há quem diga ainda, que os gregos tiveram contato direto com os orientais.

O que a Filosofia estuda?

Talvez você esteja se perguntando o que a filosofia estuda. A resposta é: depende. Alguns cursos de filosofia têm como foco o estudo da história da filosofia.

Continue lendo após a publicidade

Sendo assim, os alunos estudam a produção intelectual de outros filósofos. A intenção é que ao conhecer os estudos de outros pensadores, esses alunos possam produzir o próprio conhecimento.

Mas este tipo de ensino não é consenso. Por exemplo, o professor titular de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Gonzalo Armijos Palácios, pensa diferente.

Para ele, não se deve ensinar a história da Filosofia, ao invés disso, é preciso ensinar a filosofar.

Dessa forma, o aluno deve aprender por meio da atitude filosófica. Este é um tipo de aprendizado ativo, onde a própria atividade é um conhecimento.

Continue lendo após a publicidade

Para que serve a Filosofia?

Por fim, vou responder a questão central deste texto: para que serve a Filosofia? Bem, essa é uma pergunta bem polêmica. Isso porque, há quem acredite que a Filosofia não tem utilidade nenhuma!

Essas pessoas acreditam que a Filosofia não tem nada de concreto e útil em suas teses. De fato, a Filosofia não atua de forma prática e concreta.

Isso porque, ela não causa uma modificação concreta do mundo, já que ela não serve a ninguém. Na verdade, a Filosofia autêntica é autônoma e crítica.

Logo, ela é emancipada das amarras que dizem o que deve ou não ser feito e o que pode ou não ser dito. Desse modo, a Filosofia é capaz de criar subterfúgios e caminhos para que o pensamento continue avançando.

Continue lendo após a publicidade

Com isso, a humanidade pode continuar a se questionar e tentar entender o mundo e o seu próprio pensamento de forma crítica e racional.

Além disso, é a Filosofia que oferece ferramentas para as ciências ao mesmo tempo em que questiona a validade das teorias científicas.

Da mesma forma, é ela quem estrutura a ética e o modo como o ser humano deve agir. Portanto, é a Filosofia que tem a capacidade de derrotar a ignorância por meio do pensamento livre, crítico e autônomo.

Em resumo, a Filosofia serve para:

Continue lendo após a publicidade

1- Para que serve a Filosofia: criar conceitos

A Filosofia cria conceitos que irão servir de base para várias áreas do conhecimento. Sendo que ela é a raiz de todo o conhecimento já produzido e tende a antecipar as próximas questões que serão desenvolvidas.

2- Para que serve a Filosofia: refletir sobre a vida

A Filosofia faz com que ocorra uma reflexão crítica sobre a vida cotidiana das pessoas. Nisso ela cria um distanciamento de tudo o que é comum e trivial.

Isso é essencial para que a vida não se torne uma prática automática e para que as nossas escolhas sejam conscientes.

Caso contrário, temos a tendência de nos alienarmos. Com isso, deixamos de notar quais são as nossas verdadeiras necessidades. Sendo que uma vida irrefletida resulta em uma vida sem sentido.

Continue lendo após a publicidade

3- Serve como base para a ética e a política

A ética serve para estabelecer os princípios que sustentam a vida em sociedade. Logo, sem ela fica difícil saber o que é o bem, a justiça e a virtude.

Já em relação à política, a Filosofia serve para desenvolver um conhecimento sobre o Estado. Isso envolve as melhores formas de governos e a participação dos indivíduos.

E aí, gostou de aprender para que serve a Filosofia? Então leia também: Conhece-te a ti mesmo, o que é? Significado, filosofia e oráculo de Apolo

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments