Língua Portuguesa

Parágrafos: como identificar, como fazer, onde usar e estrutura

Os parágrafos são estruturas de apresentação do texto. Possuem apenas uma ideia-núcleo e pontos específicos, dependo do tipo de texto.

Continue lendo após a publicidade

Para escrever artigos, redações, cartas etc é preciso que o texto seja estruturado em parágrafos. Dessa forma, o parágrafo é definido como o agrupamento das frases que expressam alguma ideia ou pensamento principal e ajudam na organização a estruturação textual.

Resumindo, o símbolo do parágrafo é definido pelo sinal gráfico §, simbolizando a expressão do latim signum sectiōnis (“sinal de corte”). Anteriormente, se utilizava o sinal § indicando o início do parágrafo. Porém, o uso foi substituído pelo espaço.

Atualmente o sinal gráfico § ainda é utilizado em artigos de lei, legislações e etc para indicar a repartição ou a complementação de um artigo.

Dessa forma, a arte de construir um parágrafo denomina-se paragrafação. Assim, é importante saber que um parágrafo bem construído não pode ser muito grande para que as ideias não fiquem bagunçadas.

Continue lendo após a publicidade
Parágrafos - como são feitos? Estrutura, exemplos e dicas
Fonte: Rock Contente

Estrutura dessa parte textual

O parágrafo bem estruturado constitui-se em três partes principais: introdução, onde apresenta-se a abertura do tema; desenvolvimento, onde explica-se a ideia ou pensamento principal; e a conclusão, em que prepara-se a ideia para o fim e conecta o leitor com o próximo parágrafo (caso haja).

Dessa forma, o parágrafo se define como uma parte muito importante no momento da escrita, organizando e desenvolvendo as ideias que querem ser apresentadas. Dessa forma, é importante que haja coesão e coerência no momento da escrita.

Os parágrafos podem dividir-se atendendo à estrutura de cada texto, crônica, artigo, dissertação e etc. Assim, os mesmos podem ser:

  • Curtos – geralmente usados em propagandas, publicidades e textos infantis.
  • Médios – aparecem com mais frequência em jornais e revistas. Assim, possuem a função de informar.
  • Longos – normalmente utilizados em textos acadêmicos como artigos, monografias, teses e etc.
  • Descritivos – são caracterizados pelo uso de adjetivos, orações coordenadas e verbos de ligação.
  • Narrativos – utilizados em livros de história. Assim, o discurso é direto e utiliza-se o travessão para separar falas de personagens.
  • Dissertativos – são construídos com base em ideias argumentativas.
Parágrafos - como são feitos? Estrutura, exemplos e dicas
Fontes: Breves fragmentos

Dicas para escrever um parágrafo

Cada um deles deve apresentar apenas uma ideia-núcleo

Devemos pensar a primeira dica antes da escrita, afinal, precisa-se desenvolver o parágrafo com coesão e coerência. Assim, após a ideia central, pode-se desenvolver ideias secundárias com mais facilidade. Logo, deve-se inserir as ideias que não dialoguem com a proposta principal em um novo parágrafo.

Continue lendo após a publicidade

O tópico frasal é a frase inicial de cada parágrafo

Dessa forma, requere-se que a frase inicial dê ao leitor uma ideia geral do assunto tratado. Sendo assim, precisa ser objetiva e concisa sendo composta por, no máximo, duas ou três frases.

Não existe para o tamanho exato para o mesmo

A escolha do tamanho do parágrafo desenvolvido acontecerá de acordo com o tipo de texto desenvolvido. Assim, não deve apresentar uma extensão longa e nem pequena, ou seja, a moderação é o que conta.

Parágrafos - como são feitos? Estrutura, exemplos e dicas
Fonte: About Rédaction

Ideia-núcleo, ideias secundárias e conclusão

A estrutura do parágrafo segue em estruturação padrão que, se bem desenvolvida, evita confusões no decorrer da leitura. Assim, a ideia-núcleo, secundárias e a conclusão são imprescindíveis, principalmente em textos acadêmicos e jornalísticos.

Leia o texto em voz alta

Ao terminar, como forma de identificar possíveis erros ortográficos, de coesão e coerência, a leitura em voz alta é uma alternativa bastante eficaz. Assim, a revisão das ideias e do desenvolvimento são importantes para a compreensão do todo.

Continue lendo após a publicidade

E então, o que achou da matéria? Pois bem, se gostou, confira também esse outro texto sobre Afim ou a fim? – Significados, diferenças e quando usar

Fontes: Significados, Escola Kids, Brasil Escola

Bibliografia:

  • PEREZ, Luana Castro Alves. “Cinco dicas sobre o parágrafo”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cinco-dicas-sobre-paragrafo.htm. Acesso em 10 de outubro de 2019.
  • CASTRO, Luana. COMO ESCREVER UM PARÁGRAFO? [20–]. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/como-escrever-um-paragrafo.htm. Acesso em: 10 out. 2019.

Imagens: Notícias UniversiaRock Contente, Breves fragmentos, About Rédaction

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments