Partes da planta: quais são, funções, características

As partes da planta são: raízes, folhas, caule, flores e frutos. Cada uma dessas partes tem uma importante função para a planta.

As partes da planta são: raízes, folhas, caule, flores e frutos. Cada uma dessas partes tem uma importante função para a planta.

De fato, as partes da planta podem ser comparadas com as partes do corpo humano. Por exemplo, as folhas são responsáveis pela respiração e a fotossíntese.

Por outro lado, o caule sustenta a planta. Já as raízes absorvem as substâncias do solo. Por fim, as flores e frutos são essenciais para a reprodução.

Quais são as partes da planta e suas funções?

Cada uma das partes das plantas são importantes para sua sobrevivência. Sendo assim, as plantas têm partes com função de respiração, reprodução e alimentação.

As partes da planta são: raízes, folhas, caule, flores e frutos.  Contudo, não são todas as plantas que têm todas essas partes.

Por exemplo, o musgo é um tipo de planta. Mas ele não tem frutos e nem flores. Apesar das diferenças entre as plantas, é importante que você saiba quais são as partes que uma planta pode ter e quais são as funções.

1- Raízes

As raízes fixam a planta no solo. Elas também absorvem as substâncias essenciais para a sobrevivência da planta como, por exemplo, água e sais minerais.

Além disso, as raízes conduzem as substâncias e atuam também como reserva. Existem vários tipos de raízes. Por exemplo, existem as raízes subterrâneas de plantas como café, milho e feijão.

Outro tipo são as raízes tuberosas como a mandioca, a beterraba e a cenoura. Temos ainda a raiz escora presente em plantas como a figueira.

Apesar dos tipos existentes, no geral, a planta tem uma raiz principal e ramificações, que são as raízes laterais.

2- Caules

Os caules têm a função de sustentação da planta. Geralmente os caules são aéreos e verticais como, por exemplo, os troncos das árvores.

Mas existem também vegetais com caules que crescem junto ao solo e plantas com galhos subterrâneos.

Os caules têm também a função de transporte de substâncias através da planta.

Sendo assim, a água e os sais minerais são levados por meio dos vasos existentes dentro do caule, das raízes até as folhas. Da mesma forma, os açúcares produzidos na fotossíntese são transportados das folhas até as raízes.

Por fim, é no caule da planta que são produzidos os hormônios vegetais, auxiliando no seu crescimento e desenvolvimento.

3- Folhas das plantas

Em resumo, as folhas são responsáveis por fazer a fotossíntese, o processo onde a planta produz o seu próprio alimento.

Sendo que a fotossíntese é possível pois as células das folhas têm muitas estruturas chamadas cloroplastos que contém a clorofila, que absorve a luz do sol para que ocorra a fotossíntese.

Além disso, a clorofila é o pigmento que dá a cor verde à planta. Também é nas folhas que ocorre a respiração e transpiração.

A respiração e transpiração são possíveis pois na superfície da folha existem estruturas chamadas de estômatos, que se abrem e fecham, o que permite a entrada e saída de gases e água da planta.

Em relação à classificação, as plantas podem ser categorizadas de acordo com a disposição do limbo, que é a parte mais conhecida da folha.

Desse modo, ela pode ser simples ou composta, como os trevos e as folhas de palmeiras.

4- Flores

É por meio das flores que ocorre a reprodução das plantas. No entanto, podemos encontrar flores apenas no grupo de plantas mais evoluído chamado de angiospermas.

Um detalhe importante é que as flores podem ser hermafroditas ou monóicas. Em resumo, as hermafroditas são as flores com os dois sexos e as monoicas têm apenas um sexo.

5- Frutos das plantas

Por fim, temos os frutos, que costumam ser o resultado do desenvolvimento do ovário depois da fecundação.

Dentro dos frutos, estão as sementes, que são os óvulos desenvolvidos. As sementes, por sua vez, se tiverem condições apropriadas, germinam no solo originando novas plantas.

LEIA MAIS

As 10 características dos seres vivos

Classificação dos Seres Vivos: Os 5 Reinos da Biologia

O estranho mamífero que se transforma em planta para ficar até 18 minutos sem oxigênio

O que é Ecologia? Divisões, níveis de organização e conceitos

O que é ecossistema? Estrutura, funcionamento e classificações

Teia Alimentar – O que é, como funciona e importância do estudo

Aracnídeos – características, anatomia, ciclo de vida e 5 tipos de espécies

Fontes: Info escola, Toda matéria e Escola kids.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.