Pedaladas educacionais: escola italiana bonifica alunos que andam de bicicleta

Escola italiana acata ideia de estudante e bonifica com notas e dinheiro estudantes que vão estudar de bicicleta. Conheça o projeto

E se você pudesse ir para a escola de bicicleta e ainda ganhar pontos a mais por isso? Essa ideia foi implantada com sucesso em uma pequena cidade italiana chamada Aprilia. A partir dos bons resultados, prefeitura abraçou a causa e pretende levar o projeto a outras cidades.

O projeto foi idealizado por um estudante do último ano do Ensino Médio chamado Lorenzo Catalli. De acordo com o estudante, que pretendia cursar engenharia, a ideia surgiu quando ele estava no carro do pai, recebendo carona para ir a escola. Ao se sentir incomodado com esse fato, começou a pensar em alternativas.

O nome do programa utilizado para calcular as pedaladas é o Bike Control, fixado à bicicleta dos alunos, o aparelho registra tanto a data e o horário quanto a distância do caminho pedalado.

Como funciona a bonificação de estudantes que usam bicicleta?

andar-bicicleta

Em primeiro lugar, o programa não bonifica os alunos apenas com notas nas disciplinas. Existe sim uma cota de pontos se soma às notas de provas escritas e orais. Parte dos pontos inclusive são integrados a uma média final dos estudantes, que é utilizada para o “Exame do Estado” (semelhante ao ENEM no Brasil), fundamental para entrar na Universidade. 

Esse projeto que coloca a bicicleta como processo educativo, foi incorporado pela prefeitura de Aprilia (30km de Roma) e passou a contar com o pagamento em euros chamada de “bolsa formação” – que variam de 100 a 300 euros.

150522021018_bikeitalia2_624x351_bbcbrasil_nocredit

A prefeitura patrocinou a instalação do aparelho medidor de pontos nas bicicletas. Para iniciar a pontuação, os estudantes devem usar a bicicleta no mínimo 3 ou 4 vezes por semana. O projeto de bicicleta na educação tem a Universidade La Sapienza como parceira – que é responsável por calcular a quantidade de gás carbônico que deixa de ser emitida à atmosfera quando se troca o automóvel pela bicicleta.

19

Qual objetivo final desse projeto?

bike-control-ecod

Em entrevista à BBC Brasil, Antonio Perrone, que é diretor da escola pioneira na implantação desse projeto que envolve bicicleta e ensino, o principal objetivo da ação educacional é conscientizar os estudantes sobre a relevância ecológica de se usar a bicicleta em substituição ao carro.

“Os estudantes já contam com uma variedade de atividades que podem ser realizadas para formar o crédito de formação, como trabalhos voluntários, atividades artísticas, estudo de línguas. Pela primeira vez, o uso da bicicleta, por seu valor ecológico, passou a ser uma delas”, contou Perrone.

bicccc

Fonte: BBC Brasil
Crédito Fotos: Divulgação

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.