Principal » História » Divisão da História e seus os 5 Períodos

Divisão da História e seus os 5 Períodos

A divisão da história é a classificação da história da humanidade em períodos com o intuito de facilitar o estudo de grandes acontecimentos.

Divisão da História e seus os 5 Períodos

A divisão da História é uma forma de separar a história da humanidade em períodos cronológicos. Sendo que esses períodos têm características em comum.

Como é a divisão da história

A história pode ser dividida em:

1- Pré-História

Criado em 1851, o termo Pré-História é usado para se referir ao período da vida humana antes da invenção da escrita. A duração deste período foi de cerca de 5 milhões de anos.

Desse modo, ele teve início com os primeiros registros históricos. Além disso, ele se estendeu até cerca de 4000 a.C.

Não existem documentos deste período. Logo, tudo o que se sabe sobre ele é por causa dos estudos multidisciplinares das áreas de antropologia, arqueologia e paleontologia.

Enfim, existe uma divisão da Pré-História que classifica os períodos em:

1- Período paleolítico

Este período é também chamado de Idade da Pedra Lascada. Refere-se aos primeiros hominídeos que apareceram na terra.

Nessa época, os hominídeos eram essencialmente nômades. Sendo assim, eles viviam da caça e da coleta, tendo que se deslocar em busca de alimentos.

Além disso, foi neste período que os antepassados do homem começaram a se diferenciar dos outros animais. Dessa forma, eles começaram a produzir os primeiros objetos em pedra lascada.

Enfim, este período durou cerca de 3 milhões de anos. Ele chegou ao fim em cerca de 10.000 a.C., quando ocorreu a Revolução Neolítica.

2- Período Neolítico

É também conhecido como Idade da Pedra Polida. Este período foi marcado pelo surgimento das primeiras civilizações.

Também foi nessa época que o ser humano dominou o fogo e passou a praticar a agricultura. Dessa forma, o ser humano deixou de depender da caça e da coleta.

Enfim, o Período Neolítico teve início por volta do ano 10.000 a.C.

3- Idade dos metais

Por fim, temos ainda o período da Idade dos metais, que foi caracterizado pela fabricação dos primeiros instrumentos em metal.

Apesar de ainda terem uma forma bem rudimentar, foi nessa época que o ser humano começou a dominar as técnicas de fundição.

2- Divisão da história: Idade Antiga

A historiografia tradicional diz que a História teve início com o desenvolvimento da escrita, que ocorreu há cerca de 4.000 anos a.C.

Sendo que o período de transição da Pré-História para a História recebe o nome de proto-história. Enfim, a história em si é dividida em:

  1. Idade Antiga;
  2. Idade Média;
  3. Moderna;
  4. Idade Contemporânea.

Em resumo, a Idade Antiga ou Antiguidade vai desde a invenção da escrita, entre 4000 a.C e 3500 a.C até a queda do Império Romano do Ocidente, 476 d.C.

Foi na Idade Antiga que surgiram as primeiras civilizações, que em sua maioria estavam localizadas às margens do rio Nilo.

3- Idade Média

É também conhecida como Idade Medieval. A Idade Média engloba o período que se estende de 476, com a queda do Império Romano, até o ano 1453 com a tomada de Constantinopla pelo império turco otomano.

Em síntese, a Idade Média foi marcada pela hegemonia da Igreja Católica e o enfraquecimento comercial. Além disso, houve também o sistema de produção feudal e a sociedade hierarquizada.

4- Divisão da história: Idade Moderna

O período da Idade Moderna, ou Modernidade, se estendeu até 1789 com a Revolução Francesa. Durante este período, ocorreram várias mudanças no mundo.

Por exemplo, foi nessa época que o continente europeu deu início à expansão marítima.

Dessa forma, começou a época das grandes navegações. Sendo que elas resultaram na conquista de outros territórios como, por exemplo, a África e a América.

Além disso, durante a Idade Moderna, as classes dominantes europeias acumularam riquezas e criaram bases para expandir sua forma de organização pelo mundo.

Por fim, este período favoreceu ainda o desenvolvimento do capitalismo e a transição da produção agrária para produção mercantil e industrial.

5- Idade Contemporânea

Por fim, temos a Idade Contemporânea ou Contemporaneidade. Este período da divisão da história teve início com a Revolução Francesa em 1789. Sendo que ele perdura até os dias de hoje.

Em síntese, nessa época ocorreram as mudanças mais profundas nas formas de organização da sociedade. Além disso, este período também foi marcado por conflitos e guerras mundiais.

Enfim, gostou de aprender como é a divisão da história? Então não deixe de conferir outros textos aqui no site que você pode gostar.

Por exemplo, você pode aprender o que são fontes históricas. Além disso, você pode descobrir como se deu a invenção da imprensa e como aconteceu a extinção dos dinossauros.

Fontes: Escola Kids, Toda Matéria, Estudo Kids, Só História, Cola da Web, Estudo Prático, Colégio Web, Todo Estudo, InfoEscola, Educa Mais Brasil, e, por fim, Mais Bolsas.

Bibliografia:

  • BERNARDES, Luana. Divisão da História. Todo Estudo. Acesso em: 12 de Dezembro de 2018.
  • BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
  • GUARINELLO, Norberto. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.
  • HOBSBAWN, Eric. Era do Capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
  • LE GOFF, Jacques. Por uma idade média. Petrópolis: Vozes, 1977.
  • PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2011.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.