Física & Química

Polos magnéticos: definição, características e movimentação

Polos magnéticos são pontos da superfície da Terra onde as linhas magnéticas se encontram e se convergem, sendo o pólo sul e norte magnético.

Continue lendo após a publicidade

Você sabia que o Planeta Terra possui polos magnéticos? Isso mesmo!

Diferente das coordenadas geográficas, os polos estão localizados de acordo com a magnitude do Planeta. Ou seja, o polo norte magnético fica próximo ao sul geográfico, enquanto o polo sul magnético fica localizado no polo norte geográfico.

Por conta disso, alguns dizem que existem dois nortes na Terra. Entretanto, um dos nortes faz referência ao sul magnético do planeta. Os polos servem como ponto de conversão das linhas de indução do próprio campo magnético da Terra.

A presença dos polos magnéticos serve, principalmente, para a geolocalização utilizada em sistemas de navegação. Neste sentido, as linhas do campo magnético sempre apontam para os polos magnéticos.

Continue lendo após a publicidade

O campo magnético, neste caso, possui a finalidade de proteger a Terra contra radiações espaciais. Além disso, algumas espécies de pássaros utilizam o campo para se guiar durante as migrações.

Polos magnéticos da Terra

Os polos magnéticos da Terra existem por conta do ferro e do níquel presentes no núcleo. Esses elementos, que são energizados, formam uma espécie de ímã gigante. Com isso, os polos são as áreas em que as linhas de indução magnética saem e onde se convergem.

Portanto, o polo norte magnético está localizado ao sul geográfico do Planeta. Enquanto isso, o polo sul magnético fica próximo ao polo norte geográfico.

O sul magnético é onde as linhas de indução se convergem. Por isso, como já mencionamos, alguns dizem que existem dois nortes na Terra. Mas, na verdade, estamos falando do norte magnético e do norte geográfico.

Continue lendo após a publicidade
Polos magnéticos, o que são? Definição, características e localização
Representação do campo magnético da Terra.

Quando uma bússola é apontada em direção ao norte geográfico, na verdade, a direção está apontando para o sul magnético do Planeta. Os polos geográficos são coordenadas fixas, diferentes dos polos magnéticos. Ou seja, são pontos que estão em constante movimentação.

Como os polos são utilizados pelos sistemas de navegação, existe um modelo que determina as coordenadas exatas. Isso porque as linhas magnéticas se movimentam constantemente e, consequentemente, alteram os dados de navegação.

Assim, existe o Modelo Magnético Mundial, atualizado sempre que há mudanças no norte magnético. Esse modelo é caracterizado como um sistema matemático que auxilia navegações, além de sistemas de celulares.

Polos magnéticos, o que são? Definição, características e localização
Física e Vestibular

Neste caso, quando os polos magnéticos se movimentam, o fenômeno é denominado de inversão geomagnética. Essa inversão marca, exatamente, o momento em que os polos norte e sul são invertidos magneticamente.

Continue lendo após a publicidade

Entretanto, essa inversão não é algo que ocorre rapidamente. Ou seja, é necessário um tempo de, aproximadamente, 780 mil anos para uma inversão completa.

O norte magnético

Quando falamos em norte, existem duas direções: o norte magnético e o norte geográfico. O norte magnético, neste caso, é a direção que as bússolas captam, sendo o ponto no qual as linhas magnéticas estão apontadas de forma vertical. Logo, o pólo norte magnético está localizado no Canadá.

Quem descobriu a localização desse polo foi James Clark Ross, em 1831. A localização do polo estava próxima às ilhas canadenses.

Por ser um polo magnético móvel, a localização está mudando de forma rápida, o que não é comum. O norte magnético fica localizado no sul geográfico, mas está cada vez mais se movendo em direção ao norte.

Continue lendo após a publicidade
Polos magnéticos, o que são? Definição, características e localização
Localização do polo norte geográfico e do polo sul magnético

Como o polo está em constante movimentação, a National Oceanic and Atmospheric Administrations e a British Geological Survey criaram o então Modelo Magnético Mundial. Esse modelo funciona como sistema matemático, responsável pela orientação de navegações que utilizam a bússola. Com isso, o norte magnético é facilmente localizado.

Movimentação dos polos

A movimentação atual do pólo norte magnético é de 54 km/ano. A diferença de velocidade é bem diferente, se comparada aos outros anos, como em 2000. Há vinte anos, a movimentação era de apenas 14 km/ano.

Os cientistas não sabem informar porque a movimentação está se alterando de forma tão rápida. Contudo, garantem que o Planeta continua protegido de radiações espaciais.

Por conta da utilização do norte magnético por bússolas e sistemas de navegação marítima e de aviação, os dados da localização estão sendo atualizados a cada cinco anos. Assim, o Modelo Magnético Mundial é atualizado para que a posição correta do norte magnético possa ser facilmente encontrada.

Continue lendo após a publicidade

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Corrente Alternada e quais as características da Litosfera.

Fontes: Info Escola, Canal Tech e G1 Globo 

Imagens: Olhar Digital, Propg, Física e VestibularGrupo Escolar

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments