Geografia

Poluição da água, tipos, causas e consequências da poluição da água

A poluição da água é uma grande preocupação mundial, já que ela ocorre em sua maior parte através da ação humana, que agora tenta evitá-la.

Continue lendo após a publicidade

A poluição da água vem das modificações da sua qualidade, transformando-a em imprópria para o consumo. Ela também se torna nociva aos organismos vivos habitantes em seu meio.

A poluição é feita em sua maioria pela intervenção do homem, através de atividades agrícolas, industriais e domésticas. Embora a natureza também polua, como por exemplo os vulcões que lançam lavas no mar.

Mas até os lixões, o esgoto mal cuidado e os aparentemente inofensivos detergentes podem poluir. Há também uma grande preocupação com as formas de sepultamento, pois o necrochorume é um poluente.

O que causa a poluição da água?

Saiba como se dá a poluição da Água e como o homem contribui para isso

Continue lendo após a publicidade

A própria Natureza pode provocar a chamada poluição hídrica, como através dos deslizamentos naturais. Também as atividades vulcânicas provocam a contaminação, principalmente por enxofre.

Os animais que morrem dentro dos mananciais, assim como a proliferação de algas são igualmente exemplos poluentes.

Mas a causa maior da poluição da água é a ação do ser humano. Essas intervenções ruins podem se dar por atividades agrícolas, industriais ou domésticas.

A atividade agrícola

A chamada atividade agrícola pode ser considerada potencialmente poluidora, pelo uso de venenos e outros poluentes. A aplicação de pesticidas e fertilizantes químicos chega a infiltrar no solo, podendo assim atingir o lençol freático.

Continue lendo após a publicidade

É que as substâncias empregadas na fabricação desses produtos podem se dissolver com a chuva e assim contaminar a água.

Saiba como se dá a poluição da Água e como o homem contribui para isso

O uso de agrotóxicos é cada vez mais intenso no Brasil, principalmente em lavouras de cultivo de tomate e hortaliças. Essa prática sem controle está poluindo em escala crescente os rios, levando também os resíduos para os oceanos.

A atividade industrial

Já nas atividades industriais, o maior impacto vem do derramamento de petróleo, posto que pode afetar fauna e flora. A extração petrolífera em águas profundas pode provocar sérios danos, como os desastres ecológicos.

Continue lendo após a publicidade

Saiba como se dá a poluição da Água e como o homem contribui para isso

É que durante a extração do produto pode ocorrer vazamento, assim como durante o transporte. Por outro lado, a atividade das indústrias é sempre poluente, já que gera resíduos tóxicos. Eles poluem o ar, podendo também contaminar os rios e oceanos.

A atividade doméstica

Dentre as atividades domésticas, o esgoto é certamento o que mais polui a água. É que além dos dejetos humanos, também há o uso de detergentes, que causam grande dano ambiental. Eles provocam a multiplicação do fitoplâncton e algas, afetando o ecossistema.

Saiba como se dá a poluição da Água e como o homem contribui para isso

Continue lendo após a publicidade

Os lixões mal conservados também provocam a contaminação da água, assim como os aterros sanitários mal instalados. E que dizer de regiões onde não há sequer fossa séptica e o esgoto doméstico é lançado diretamente na água?

Quando o lixo é mal descartado, o chorume infiltra no lençol freático, com isso poluindo diretamente a água.

O necrochorume é grande fonte de poluição

O necrochorume é uma espécia de chorume que provêm da decomposição dos cadáveres nos cemitérios. Trata-se de um líquido viscoso que tem em sua composição 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas.

Há ali duas substâncias muito tóxicas que são a putrescina e a cadaverina. O necrochorume sai dos cadáveres e infiltra no solo, contaminando o lençol freático e até aquíferos.

Continue lendo após a publicidade

Saiba como se dá a poluição da Água e como o homem contribui para isso

A problemática do excelso de geração de necrochorume é a forma como os sepultamentos são realizados. É prejudicial caixões que muito duram, assim como os paramentados com metais.

Igualmente a sepultura de concreto, lacrada e sem contato do corpo com a terra aumenta a poluição. É que a falta de oxigênio faz com que a decomposição seja mais lenta, gerando assim crescimento de poluentes.

Os cemitérios ecológicos

Para prevenir a poluição da água, na Europa já existem os chamados cemitérios ecológicos. O caixão tem que ser biodegradável, posto que fabricado de madeira não tradada. Existem também caixões bem simples, já que feitos de papelão ou até de palha.

Continue lendo após a publicidade

Já há empresas que fornecem caixões fabricados com amido de beterraba ou batata, isto é, biodegradáveis.

A compostagem humana

Visando ainda findar a poluição da água, nos Estados Unidos há um projeto de transformar o corpo em húmus. É um processo semelhante à compostagem.

Durante o enterro, o cadáver é coberto por serragem, posto que isso favorece a propagação de micro-organismos. Acredita-se que em cerca de um ano o corpo vira adubo que servirá para fertilizar o solo.

Leia também sobre o que é poluição do ar? Causas, tipos de poluentes e consequências.

Continue lendo após a publicidade

Fonte: Wikipédia, Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, eCycle, Escola Kids, Sua Pesquisa, Ecossistema Global, Mundo Educação, Stoodi, Cola da Web.

Fonte das imagens: Stoodi, Exame, Veja, Sindicato dos Metalúrgicos, Veja, Sonhos,

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments