Ponto de interrogação: o que significa e como usar corretamente

O ponto de interrogação é utilizado em frases interrogativas diretas e, com outros tipos de pontuação, pode indicar incerteza ou indignação.

Ponto de interrogação: O que é, quando e como usar, exemplos práticos

A língua portuguesa é cheia de pontuações para que a intensidade do que escrevemos ou falamos seja expressa. Assim, o ponto de interrogação é indicado pelo sinal gráfico (?). Dessa forma, utiliza-se o mesmo para indicar uma pergunta em frases diretas.

Logo, o ponto de interrogação classifica-se como marcador de intensidade e expressão. Além disso, também podemos utilizá-lo com outros tipos de pontuação, como a exclamação (!), a reticências (…) e etc.

Ademais, para que uma pergunta seja feita é necessário que ao final da frase utilize-se o sinal gráfico ? . Caso contrário, a frase sem a pontuação pode ser entendida como afirmação.

Ponto de interrogação: O que é, quando e como usar, exemplos práticos
Fonte: Suburbano Digital

Em suma, o ponto de interrogação (?) pode ser usado para: indicar incerteza, expressar admiração ou surpresa, fazer uma pergunta retórica ou representar uma interjeição. Logo abaixo você pode conferir mais detalhes sobre o uso desse ponto.

Quando usar o ponto de interrogação

Devemos utilizar o ponto de interrogação em frases interrogativas diretas. Assim, em frases interrogativas indiretas deve-se utilizar o ponto final. Além disso, vale lembrar que essas orações diretas iniciam-se com pronomes interrogativos, sendo eles: que, quem, qual e quanto. Logo abaixo você pode ver mais exemplos:

Frases interrogativas diretas:

  • Você gosta de sorvete?
  • Hoje nós vamos ao cinema?
  • Você pode me ajudar a atravessar a rua?

Em suma, apenas reforçando, os pronomes interrogativos referem-se à terceira pessoa do discurso. No entanto, isso ocorre de modo impreciso. Aliás, esses pronomes também estendem-se às frases interrogativas indiretas, porém apenas aqueles que podem ser variados.

Frases interrogativas indiretas:

  • Luciana perguntou qual o horário da prova e em que sala será a próxima aula.
  • Gostaria de saber quando vamos ao cinema.
  • Nos questionamos sobre como você atravessou a rua.

Ponto de interrogação e outros sinais de pontuação

Fonte: Slide Share

Em suma, para que textos, principalmente histórias literárias, possam ser mais atraentes é necessário maior uso de expressividade textual. Sendo assim, o uso das pontuações se trona imprescindível.

Isso significa que pode-se utilizar o ponto de interrogação com o auxílio de outros tipos de pontuação. Logo, são exemplos: a exclamação (!) indicando surpresa e indignação; as reticências (…) que indicam dúvida e incerteza; e as aspas (“”) quando a pergunta estiver se referindo à fala de outra pessoa ou personagem.

Logo, veja os exemplos abaixo:

Interrogação com exclamação:

  • Quem você pensa que é para dizer o que eu tenho que fazer?!
  • Como assim você não gosta de pudim?!?!!

Dessa forma, quando utilizamos o ponto de interrogação junto ao ponto de exclamação a frase pode ter sentido mais interrogativo ou mais exclamativo. Logo, o sentido vai depender da ordem em que as pontuações foram postas – ?! ou !?.

Interrogação e reticências 

  • Estou perdida. Qual caminho devo seguir?…
  • Será que ele mora nessa rua mesmo?…

Interrogação e aspas

Resumindo, as aspas são utilizadas para indicar a fala ou pensamento de outra pessoa ou personagem. Dessa forma, são vistas mais frequentemente em livros literários, jornais, revistas. Assim, observe os exemplos:

  • Eu estava lendo e ouvi minha mãe dizer: “Filha, você vem almoçar?”
  • “Por que a senhora tem uma boca tão grande?”, perguntou a Chapeuzinho Vermelho à vovozinha.

Interrogação multiplicada

Assim como a exclamação (!), o ponto de interrogação pode aparecer multiplicado, geralmente duas ou três vezes. Embora essa repetição não seja prevista na gramática, ela possui a intenção de enfatizar e intensificar o sentimento daquilo que está sendo expresso na pergunta. Por exemplo:

  • O quê??? – Perguntou ela, cheia de espanto.
  • Então, eu posso?? Já é a quinta vez que peço isso!

O ponto invertido

Ponto de interrogação: O que é, quando e como usar, exemplos práticos
Fonte: Guioteca

Em resumo, utiliza-se o ponto de interrogação como conhecemos (?) de outra forma na língua espanhola. Dessa forma, se utilizamos o ponto ao final da frase, no idioma espanhol ele também é utilizado na forma invertida (¿) no início da frase. Logo, observe:

  • ¿Puedo hacerte una pregunta?

Por fim, acredita-se que o ponto de interrogação seja uma abreviação do latim “quaestio”, que significa “interrogação” ou “questionar”. Curiosamente, essa abreviatura era representada pela sigla “qo”, que posteriormente foi reduzida para um q minúsculo posicionado em cima de um o pequeno.

E então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também sobre a Variação linguística – Definição, tipos, exemplos e contexto social

Fontes: Toda Matéria, Norma culta, Educa Mais Brasil, InfoEscola, Clube do Português.

Bibliografia:

  • RIBEIRO, Lohana. PONTO DE INTERROGAÇÃO. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/ponto-de-interrogacao.
  • SANTANA, Raíssa Silva. Uso do ponto de interrogação. [20–]. Disponível em: https://www.infoescola.com/portugues/uso-do-ponto-de-interrogacao/. Acesso em: 13 jul. 2021.

Imagem destacada: Hypescience

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.