Por que estudar geografia? Entenda sua importância

É muito importante estudar geografia. Isso porque, o foco da geografia é entender a dinâmica do espaço. Com isso, ela pode ajudar no planejamento das ações do homem sobre ele.

É muito importante estudar geografia. Isso porque o foco da geografia é entender a dinâmica do espaço. Com isso, ela pode ajudar no planejamento das ações do homem sobre ele.

Sendo assim, estudar sobre os fenômenos climáticos, as formas de relevo, as composições sociais e os hábitos das pessoas em diferentes locais, é essencial para que haja a manutenção da vida em sociedade.

A importância da geografia

A geografia é importante pois é essencial o conhecimento do espaço geográfico. Em resumo, o espaço geográfico é o espaço produzido pelo homem e que passa por constantes mudanças ao longo do tempo.

Desse modo, o espaço geográfico tem um carácter histórico. Sendo assim, ele é capaz de contar a história da ação humana sobre ele.

Portanto, é importante notar que a geografia não envolve apenas nomes de países, capitais, dados populacionais e afins.

Isso porque ela também explica a dinâmica das ações no espaço. Um bom exemplo disso, é a dinâmica da transformação dos espaços em uma cidade e a lógica da produção agrária.

Além disso, podemos citar ainda a estrutura geomorfológica superficial da Terra e a distribuição dos movimentos sociais.

Objetivos e usos

O intuito da geografia é entender a dinâmica do espaço. Com isso, ela pode ajudar no planejamento das ações do homem sobre ele.

Entender as formas de relevo, as composições sociais, os fenômenos naturais e os hábitos dos seres humanos é essencial para que haja a manutenção da vida em sociedade.

Além disso, estudar geografia é muito útil para entender os problemas socioespaciais. No fim das contas, a geografia é importante pois ela contribui para o conhecimento sobre o espaço humano e suas transformações.

Por que estudar geografia?

Estudar geografia é uma forma de entendermos o mundo. Ou seja, é possível entender melhor o local em que moramos, seja na cidade ou na área rural.

Também é possível entender sobre o nosso país e os demais países do mundo. Isso tudo é possível pois a geografia tem como foco o espaço da sociedade humana e as mudanças que nós fazemos.

Sendo que o espaço geográfico é composto por elementos como cidades, agricultura, rios, climas, solos e etc. O espaço geográfico, por sua vez, é o meio onde o ser humano vive e faz parte.

Sendo assim, esse espaço depende do homem e da natureza. Nesse contexto, a natureza é a fonte primária. Isso porque é por meio dela que temos, por exemplo, água, ferro, madeira, petróleo e afins.

É claro que o ser humano reelabora esses elementos naturais ao fabricar produtos. Por exemplo, o petróleo é reelaborado para fabricar o plástico.

Portanto, o espaço geográfico não é apenas o local de morada do ser humano. Ele é também um local que passa por muitas mudanças pelas atividades do homem.

A geografia e as mudanças

As mudanças causadas pelo ser humano hoje são mais intensas do que eram no passado. Hoje nós temos as partes do globo interligadas. Temos transportes e comunicações.

Tudo isso faz com que o mundo seja cada vez mais unitário. Ou seja, em um nível planetário, temos apenas uma única sociedade humana. É claro que isso não impede que haja desigualdades e diversidades.

Hoje em dia não existe nenhum país que não tenha algum tipo de dependência dos demais. Sendo que, essa dependência pode ser de vários tipos como, por exemplo, para o suprimento das suas necessidades materiais.

Com isso, o que acontece em certo local acaba impactando outros locais. Isso ocorre pois, diferente dos nossos antepassados longínquos, nós não vivemos em aldeias independentes.

Sendo que as mudanças ocorrem de forma rápida. Logo, para sabermos nos posicionar é preciso conhecer o mundo em que vivemos de uma forma consciente e crítica.

Afinal de contas, para ser cidadão pleno em nossa época é preciso estar integrado criticamente na sociedade, participando ativamente de suas transformações. Para isso, é essencial o estudo da geografia.

LEIA MAIS

Geografia do Brasil: aspectos geográficos e climáticos

Depressões geográficas – Conceito, formação e exemplos

Europa – História, cultura e geografia do continente

América Latina – História, países, economia e aspectos geográficos

América do Norte – História, cultura e aspectos geográficos

Massas de ar: o que são e tipos

Longitude, o que é? Definição, cálculo e localização geográfica

O que são Hemisférios? Entenda as coordenadas geográficas

América Central – História, países e aspecto geográfico

América do Sul – História, países, cultura e características geográficas

Fontes: Grupo preve e Geografia vestibular

Bibliografia:

  • Vesentini, José William. Por que estudar geografia? In; Sociedade e Espaço; geografia geral e do Brasil. Editora Ática: São Paulo. 1999, p. 8-9.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.