Outros assuntos

Por que votar? Motivos, definição de democracia e importância

Votar não é apenas uma obrigação, é um direito conquistado por meio de muita luta e que influencia diretamente na realidade da nossa sociedade.

Continue lendo após a publicidade

Você já deve ter se questionado, em algum momento, sobre a importância do voto. Afinal, votar pra quê? Por que votar se, como diz-se comumente por aí, “todo político é corrupto” ou “são todos farinha do mesmo saco”, ou ainda “eu sou só uma pessoa de milhões, meu voto não é importante”.

Entretanto, o voto é, na realidade, um instrumento poderoso de protagonismo das massas em relação ao futuro político de um país.

E se você é do tipo de pessoa que afirma não gostar de política, tenha consciência de que ela influencia em absolutamente tudo ao seu redor: no seu trabalho, no seu direito de ir e vir, no saneamento básico da sua cidade, na saúde, na educação, no transporte, na segurança, enfim, em tudo.

Assim, a aparentemente inofensiva escolha de não se envolver com política já é em si mesma uma escolha política, pois, como a sabedoria popular preconiza há tempos: “quem cala consente”.

Continue lendo após a publicidade

Isso significa dizer que a simples escolha de se manter afastado da política é, na realidade, uma contribuição para que tudo, em âmbito social, permaneça como está.

Além disso, o voto é um direito. Ou seja, é uma conquista do povo que torna a vida em sociedade mais justa e democrática. Sem ele, nós, cidadãos, não teríamos absolutamente nenhum poder de melhorar a nossa própria vida.

Sem ele, não nos restaria escolha a não ser acatar as decisões que fossem tomadas pelos líderes da nação, mesmo que elas nos prejudicassem.

Por que votar na democracia

Por que votar: motivos para você se tornar politicamente ativo
OAB SP

Não é novidade para ninguém o fato de que vivemos, atualmente, em uma democracia. Mais especificamente, em uma democracia representativa, ou seja, aquela na qual o povo elege como líderes as pessoas que representam sua ideologia pessoal.

Continue lendo após a publicidade

Entretanto, a democracia nem sempre foi a realidade do mundo. O direito de viver em uma nação democrática foi conquistado pelos nossos antepassados por meio de muita luta.

A democracia é, dessa forma, um direito que dá a nós, cidadãos, o poder de escolher os nossos representantes, bem como nos proporciona voz ativa no cenário político e social do nosso país. Em resumo, o sistema democrático é o que torna o povo protagonista da sua própria vida e da sociedade em que vive.

Dessa forma, dentro de uma sociedade democrática o voto é o principal instrumento de protagonismo dos cidadãos. Isso porque, é por meio dele que manifestamos o rumo político que queremos seguir, como nação.

Por isso a escolha dos nossos representantes é tão importante, uma vez que eles serão a nossa voz na tomada de decisões coletivas.

Continue lendo após a publicidade

Meio de empoderamento de minorias

Por que votar: motivos para você se tornar politicamente ativo
Instituto Claro

No passado, durante o período do Brasil Colônia e do Império brasileiro, o direito ao voto era realidade na vida de uma pequena parcela da população. No Brasil Colônia, apenas homens com um determinado nível de renda podiam votar. Já no Império, o direito foi estendido aos demais homens.

As mulheres, entretanto, conquistaram o direito de voto apenas em 1932, com a reforma do Código Eleitoral. Ou seja, elas podem participar das escolhas políticas do país há menos de cem anos.

Sabemos, todavia, que ainda hoje o número de mulheres (bem como de outras minorias sociais, como as pessoas negras, representantes de religiões de matriz africana, representantes da causa LGBT+, etc) que ocupam cargos políticos ainda é muito pequeno.

Para uma sociedade mais inclusiva e justa para todos é indispensável que os nossos representantes políticos de fato representem a diversidade do povo brasileiro, não é?

Continue lendo após a publicidade

Por isso, votar de modo consciente, pensando no bem coletivo acima dos interesses pessoais, é nosso papel como cidadãos. Isso porque o voto não é apenas uma obrigação, é, principalmente, um direito conquistado por meio de muita luta.

Decisão ativa no futuro do país

Por que votar: motivos para você se tornar politicamente ativo
Pinterest

A sabedoria popular diz que “os jovens são o futuro do país”. A frase pode parecer clichê, mas não podemos negar que ela é verdadeira. Por isso que o voto é tão importante.

Para provar a veracidade dessa proposição, faça uma análise. Observe criticamente o atual cenário político do país. O que mudou desde que essas pessoas assumiram o poder? Como era antes? Você considera que as mudanças foram positivas ou negativas?

Agora perceba que o seu voto (ou a ausência dele) ajudou a eleger as pessoas que, hoje, tomam decisões que impactam diretamente na vida de todos nós. Ou seja, o poder está, literalmente, em nossas mãos.

Continue lendo após a publicidade

Consciência política: por que votar

Conceitos.com

Por isso, a escolha dos candidatos que irão nos representar deve ser feita com consciência política e pensamento crítico em relação às necessidades da sociedade em que vivemos.

Assim, é necessário analisar as propostas dos candidatos, além da viabilidade de aplicação delas, bem como o histórico pessoal e político dele. Precisamos usar o voto como um instrumento, ou seja, uma verdadeira arma de transformação social.

Exercer a cidadania, de fato, como protagonistas do nosso próprio destino como nação, não se resume a apertar uma determinada sequência de números nas urnas eleitorais, de forma aleatória.

É, em contrapartida, um trabalho crítico de análise do cenário político atual, somado à identificação das necessidades coletivas e à análise das opções de representantes disponíveis.

Continue lendo após a publicidade

Gostou dessa matéria? Leia também sobre o Sistema Eleitoral Brasileiro e sobre a Constituição de 88.

Fontes: Portal Educação, Brasil Escola, Explicaê

Imagens: Acontece agora, Politize!, Instituto Claro, OAB SP, Conceitos.com

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments