História

Lista com todos os presidentes dos Estados Unidos e o tempo de governo

A lista de presidentes dos Estados Unidos conta com 45 nomes. A primeira eleição aconteceu em 1789 e elegeu George Washington.

Continue lendo após a publicidade

Em toda história, são 45 os presidentes dos Estados Unidos. Desde a Declaração de Independência americana, em 4 de julho de 1776, o país adotou o sistema presidencialista democrático.

Todavia, no processo de independência, os Estados Unidos formaram o Primeiro Congresso Continental. Os delegados das colônias exigiram mais liberdade política e econômica, ao contrário do que as Leis Proibitivas dos ingleses previam.

Entretanto, um outro congresso fora convocado em 1775, o que ocasionou a tomada de algumas medidas, como a redação da carta de independência e a formação de um exército continental.

Nesse sentido, a primeira eleição presidencial dos Estados Unidos ocorreu em 1789 e elegeu George Washington. A seguir, teremos a oportunidade de conhecer todos os presidentes dos Estados Unidos.

Continue lendo após a publicidade

Lista de presidentes dos Estados Unidos

1 – George Washington (1789 – 1797)

Primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington foi eleito em 1789, na primeira eleição presidencial americana. O General comandou o exército americano que lutou pela independência.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
WTOP.

Todavia, em seus dois mandatos, George Washington foi responsável por várias tradições presidenciais, além de lutar pela estabilização do país.

2 – John Adams (1797 – 1801)

Durante seu mandato, o segundo presidente dos Estados Unidos evitou uma guerra com a França, investiu na expansão do exército americano e inaugurou a Casa Branca enquanto residência oficial presidencial.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
The White House.

3 – Presidentes dos Estados Unidos – Thomas Jefferson (1801 – 1809)

Antes de mais nada, Thomas Jefferson foi um dos fundadores dos Estados Unidos, responsável pela redação da Declaração de Independência. Além disso, e durante seu governo, o presidente aumentou o território americano após comprar um território de Napoleão Bonaparte.

Continue lendo após a publicidade
Aventuras na História.

Todavia, durante seu governo, Thomas Jefferson também organizou algumas expedições em território americano para explorar a região ocidental do país.

4 – James Madison (1809 – 1817)

James Madison participou ativamente da criação da Constituição dos Estados Unidos e, durante seu mandato, o então presidente dos Estados Unidos declarou guerra a Inglaterra na tentativa de diminuir ataques a navios americanos, além de tentar invadir o Canadá.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
History.

5 – James Monroe (1817 – 1825)

O quinto na lista de presidentes dos Estados Unidos, James Monroe, ficou conhecido por assinar tratados com países como Inglaterra e Rússia.

Todavia, neste período a Espanha cedeu o território da Flórida e os EUA também reconheceram os países independentes da América Latina.

Continue lendo após a publicidade
Biography.

Presidentes dos Estados Unidos no século XIX

6 – John Quincy Adams (1825 – 1829)

John Quincy Adams era filho de John Adams, o segundo presidente dos Estados Unidos. Dessa forma, durante seu mandato, Adams investiu em infra-estrutura, além de manter relações amistosas com outras nações.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
History Monocle.

7 – Andrew Jackson (1829 – 1837)

A princípio, sétimo ocupante do cargo de presidente dos Estados Unidos, Andrew Jackson era um militar que havia liderado o exército americano em algumas vitórias. Além disso, em seu mandato o país passou por várias reformas como forma de diminuir a corrupção.

Superinteressante.

Nesse sentido, Jackson era popular com o povo americano e foi o único presidente que conseguiu pagar a dívida do país, mesmo que por pouco tempo.

8 – Martin Van Buren (1837 – 1841)

O mandato do presidente Martin Van Buren, primeiro a nascer nos Estados Unidos após a independência do país, ficou marcado por uma crise econômica de proporções enormes, as quais o presidente não conseguiu controlar.

Continue lendo após a publicidade
National Portrait Gallery.

9 – William Henry Harrison (1841)

Em síntese, William Henry Harrison é conhecido como o presidente que ficou o menor tempo no poder: apenas um mês. Isso porque Harrison foi vítima de uma pneumonia, contraída poucas semanas após se eleger como presidente.

Britannica.

10 – John Tyler (1841 – 1845)

O vice-presidente de William Henry Harrison assumiu o poder e seu mandato enfrentou oposição ferrenha e não conseguiu restabelecer a economia americana. Nesse sentido, também ficou conhecido pelo início da anexação do Texas aos Estados Unidos.

Chicago Sun Time.

11 – Presidentes dos Estados Unidos – James K. Polk (1845 – 1849)

O presidente James K Polk conseguiu restabelecer a economia americana e investiu na estrutura do país. Além disso, também expandiu o território dos EUA anexando o estado do Oregon após um tratado com os ingleses e após conflitos com o México.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
The White House.

Presidência americana durante o século XIX

12 – Zachary Taylor (1849 – 1850)

Em seu curto mandato, Zachary Taylor enfrentou tensões entre os que defendiam a escravatura e o grupo que lutava para que a escravidão fosse abolida.

Continue lendo após a publicidade
Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Politico.

13 – Millard Fillmore (1850 – 1853)

Dessa forma, o então vice-presidente assumiu o cargo de presidente após a morte de seu antecessor, Zachary Taylor. Nesse sentido, enquanto esteve na presidência, Millard Fillmore herdou a agenda política de Taylor e tentou negociar com os lados pró e contra escravatura.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Daily Beast.

14 – Franklin Pierce (1853 – 1857)

Apoiador da escravatura nos Estados Unidos, o presidente Franklin Pierce continuou a expansão do país e tentou agir de forma a aumentar a influência americana em países do continente e no Japão.

WCAX.

15 – James Buchanan (1857 – 1861)

Em síntese, o mandato deste presidente dos Estados Unidos enfrentou uma grave crise econômica, resultado do colapso de vários bancos. Dessa forma, sem ser resolvida, a crise engoliu o país, que ainda passava por questões sobre a escravatura.

Penn Live.

16 – Abraham Lincoln (1861 – 1865)

Enquanto foi presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln se posicionou contra a escravidão, o que levou à separação dos estados do sul, que formaram a Confederação e instalaram uma guerra civil.

Continue lendo após a publicidade
GGN.

Nesse sentido, Lincoln saiu vitorioso da guerra e, como resultado disso, o presidente instituiu a 13ª emenda à Constituição, que garantia a abolição da escravatura em território americano.

17 – Andrew Johnson (1865 – 1869)

Assumiu após Lincoln ser assassinado e seu governo foi marcado por embates com o Congresso. Todavia, após o fim da guerra civil, Johnson aprovou leis que limitavam a liberdade de ex-escravos, além de comprar o Alasca da Rússia.

ThoughtCo.

18 – Ulysses S. Grant (1869 – 1877)

O presidente Ulysses S. Grant ficou conhecido por defender direitos de afro-americanos e por iniciar um diálogo, a fim de estreitar as relações com os povos indígenas americanos. Todavia, seu governo também enfrentou grave crise econômica e corrupção.

Entrepeneur.

19 – Rutherford B Hayes (1877 – 1881)

Após uma eleição marcada por fraudes, Rutherford B Hayes foi eleito por uma margem pequena de votos a favor. Sendo assim, também tentou proteger os direitos de cidadãos afro-americanos e manter a paz em estados que seguiam com a escravidão, entretanto não foi bem-sucedido.

Continue lendo após a publicidade
Mental Floss.

20 – James A. Garfield (1881)

Em síntese, o presidente James A. Garfield tentou integrar os cidadãos afro-americanos, assim como tentou promover a educação básica para todos. Todavia, seu mandato também foi marcado pela luta contra a corrupção e pela organização de departamentos do governo. Seu mandato terminou com menos de um ano, quando Garfield foi assassinado.

Esme.

21 – Chester A. Arthur (1881 – 1885)

Antes de mais nada, o presidente Chester A. Arthur continuou a reorganização de departamentos do governo e combateu a corrupção. Além disso, foi responsável por deixar a Marinha mais potente.

Bloomberg.

22 – Grover Cleveland (1885 – 1889)

Em síntese, o presidente Cleveland era contra a expansão territorial dos Estados Unidos. Todavia, durante seu mandato, melhorou o exército e as defesas americanas e se manteve longe de conflitos internacionais.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
The Way I Am.

23 – Benjamin Harrison (1889 – 1893)

A princípio, Benjamin Harrison era neto de William Henry Harrison, um dos presidentes dos Estados Unidos. Em seu mandato, continuou investimentos na Marinha, entretanto não conseguiu baixar impostos, nem dar fim aos problemas econômicos. Ainda sim, também não conseguiu impor direito de voto aos afro-americanos.

Continue lendo após a publicidade
Cincinnati.

24 – Grover Cleveland (1893 – 1897)

Na galeria de presidentes dos Estados Unidos, Grover Cleveland é o único eleito em duas vezes não seguidas. Entretanto, seu segundo mandato enfrentou uma grande crise econômica, que trouxe greves e violência na sociedade americana.

The Way I Am.

25 – Presidentes do Estados Unidos – William McKinley (1897 – 1901)

Em primeiro lugar, o presidente McKinley acabou com a crise econômica e se envolveu em conflitos internacionais, saindo vitorioso. Todavia, durante seu governo, McKinley anexou o Havaí aos Estados Unidos. Apesar disso, ele chegou a ganhar outra eleição, mas foi assassinado.

WSJ.

Presidentes dos Estados Unidos do século XX

26 – Theodore Roosevelt (1901 – 1909)

A princípio, Theodore Roosevelt é um dos mais populares presidentes dos Estados Unidos. Nesse sentido, em seu mandato, Roosevelt lutou contra a corrupção e colocou fim a alguns conflitos, agindo como mediador.

Syracuse.

27 – William Howard Taft (1909 – 1913)

Candidato de Roosevelt, William Howard Taft não tinha o mesmo carisma e sua política incluía o fim dos monopólios comerciais e chegou a interferir em países da América Central.

Continue lendo após a publicidade
Estadão.

28 – Woodrow Wilson (1913 – 1921)

Durante o mandato de Woodrow Wilson, acontecimentos marcantes aconteceram, como a Primeira Guerra Mundial. Ainda sim, o país se manteve neutro até 1917, quando entrou na guerra contra a Alemanha. Todavia, o presidente Wilson participou do processo de paz e da criação da Liga das Nações.

History.

29 – Presidentes dos EUA – Warren G. Harding (1921 – 1923)

Warren G. Harding tentou estabilizar o país no período do pós-guerra, que passou por uma crise rápida, vendo sua economia crescer e apresentar mudanças com investimentos em eletricidade e veículos automotores. Dessa forma, o mandato de Harding terminou com a sua morte por ataque cardíaco.

Biography.

30 – Calvin Coolidge (1923 – 1929)

Antes de mais nada, Coolidge assumiu após a morte de Harding. Enquanto presidente, defendeu a igualdade de direitos entre pessoas de diferentes raças. Além disso, foi responsável pela redução dos impostos e pelo crescimento da economia.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
White House.

31 – Presidentes do Estados Unidos – Herbert Hoover (1929 – 1933)

Durante o governo de Herbert Hoover, os Estados Unidos enfrentaram a Crise de 1929, ocasionada pela queda da bolsa de Nova York. Como resultado disso, o país apresentou alto desemprego e a pobreza cresceu assustadoramente.

Continue lendo após a publicidade
Whyy.

32 – Franklin D. Roosevelt (1933 – 1945)

Franklin Roosevelt é o presidente dos Estados Unidos que ficou mais tempo no cargo. Durante sua presidência, ele inseriu uma série de reformas, conhecida como New Deal. Assim, os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial e ajudaram a terminar o conflito.

Aventuras na História.

Presidentes dos Estados Unidos durante a Guerra Fria

33 – Harry S. Truman (1945 – 1953)

Truman assumiu como presidente após a morte de Roosevelt e, durante seu governo, o presidente ordenou o lançamento das bombas atômicas, que atingiram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

KSHB.

O Plano Marshall reconstruiria a Europa no pós-guerra e Truman ajudou na fundação da Organização das Nações Unidas. Todavia, Harry S. Truman também apoiou a criação de Israel e foi no seu mandato que a Guerra Fria teve início.

34 – Dwight D. Eisenhower (1953 – 1961)

Durante o governo de Eisenhower, a Guerra Fria desenvolveu as corridas armamentista e espacial, o que fez com que os Estados Unidos adotassem uma política internacional agressiva e interferisse politicamente em países que pudessem adotar ideais comunistas.

Continue lendo após a publicidade
Politico.

35 – Presidentes dos EUA – John F. Kennedy (1961 – 1963)

Um dos presidentes mais populares dos Estados Unidos, John F. Kennedy teve seu mandato interrompido após ser assassinado. Nesse sentido, seu governo foi marcado pela continuação da Guerra Fria e a crise dos mísseis em Cuba, pela luta que defendia a igualdade racial sob liderança de Martin Luther King.

Canal História.

Presidentes recentes dos Estados Unidos

36 – Lyndon B. Johnson

Assumiu a presidência após a morte de JFK. Todavia, Johnson instituiu leis contra a discriminação racial, além de tentar erradicar a pobreza no país. O presidente também financiou a educação e, durante seu governo, a Guerra do Vietnã ganhava espaço.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Observador.

37 – Richard Nixon (1969 – 1974)

Richard Nixon se demitiu para evitar o impeachment por conta de ser envolvimento no caso Watergate. Durante seu governo, os EUA enviaram o homem à Lua, Nixon melhorou relações diplomáticas com a China e a União Soviética, além de ordenar a retirada das tropas americanas envolvidas com a Guerra do Vietnã.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Politico.

Presidentes dos EUA – Era pós-Nixon

38 – Gerald Ford (1974 – 1977)

Em síntese, o vice-presidente de Nixon tomou o poder após a demissão do seu antecessor. Todavia, Gerald Ford perdoou os crimes de Nixon e, enquanto esteve na presidência, passou por duas tentativas de assassinato, além de uma grave crise econômica.

Continue lendo após a publicidade
Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Post Gazette.

39 – Jimmy Carter (1977 – 1981)

A princípio, Jimmy Carter reduziu a crise econômica e criou o departamento de Energia e de Educação. Entretanto, a alta do petróleo ocasionou outro momento de crise econômica e a Guerra Fria sofreu um momento de agitação.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Infoescola.

40 – Presidentes dos EUA – Ronald Reagan (1981 – 1989)

Ronald Reagan foi o 40º presidente dos Estados Unidos e, durante seu mandato, as pessoas mais necessitadas não tiveram assistência do governo. Dessa forma, na economia, ele reverteu uma crise econômica, lutou contra as drogas e assistiu o fim da URSS.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Veja.

Presidentes dos EUA de Bush a Biden

41 – George H. W. Bush (1989 – 1993)

O presidente George Bush pai participou da Guerra do Golfo e deu início aos conflitos dos Estados Unidos contra o Iraque. Todavia, durante seu mandato, a União Soviética acabava, entrando em colapso total.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
The Intercept.

42 – Presidentes dos EUA – Bill Clinton (1993 – 2001)

Em síntese, Bill Clinton entrou para o grupo de presidentes dos Estados Unidos em 1993. Além disso, durante seu governo, o país experimentou um período de prosperidade e crescimento econômico.

Continue lendo após a publicidade
Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Efemérides do Éfemello.

Nesse sentido, o presidente tentou implantar um sistema nacional de saúde e entrou em conflitos internacionais contra o terrorismo. Todavia, após um escândalo extraconjugal, Clinton acabou sendo exonerado.

43 – George W. Bush (2001 – 2009)

O presidente Bush entrou de vez na luta contra o terrorismo, declarando guerra ao Iraque e Afeganistão após os acontecimentos do 11 de setembro. Após seu mandato, os Estados Unidos entraram em uma grave crise financeira.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Infoescola.

Presidentes dos EUA – Obama, Trump e Biden

44 – Barack Obama (2009 – 2017)

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos criou empregos e tirou o país da crise. Na pauta presidencial estavam assuntos como união homossexual, sistema de saúde e controle sobre armas de fogo.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Veja.

Todavia, durante o período em que esteve no poder, Barack Obama diminuiu a participação americana em conflitos causados pelo presidente anterior e entrou em conflito com a Líbia.

Continue lendo após a publicidade

45 – Presidentes dos EUA – Donald Trump (2017 – 2021)

Antes de mais nada, Donald Trump polarizou os Estados Unidos. Controverso, foi responsável por políticas migratórias restritas e a promessa de melhoria na economia do país. Além disso, durante seu governo ele protagonizou alegações de assédio sexual, comentários racistas e os EUA tiveram más relações internacionais.

Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Exame.

Ao final do mandato, em uma tentativa desesperada, Trump contestou o resultado das eleições e apoiou seus eleitores a invadirem o Congresso dos Estados Unidos.

46 – Joe Biden (2021 – )

Em síntese, Joe Biden é o presidente mais recente dos Estados Unidos e tomou posse em janeiro de 2020, após derrotar Donald Trump.

Dessa forma, apoiador da democracia, o novo presidente chegou pregando a união aos americanos (polarizados pelo ódio de Donald Trump).

Continue lendo após a publicidade
Presidentes dos Estados Unidos – Lista de presidentes e mandatos
Folha de PE.

Todavia, o novo presidente foi eleito prometendo a volta ao Acordo de Paris e à OMS e a mudança de políticas de imigração.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Como aconteceu a Independência dos Estados Unidos?

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments