Projeção de luz altera completamente a árvore de natal que você conhecia

Cansou daquela árvore de natal com os mesmos enfeites todo ano? Veja como uma dupla de pesquisadores estão pensando em reinventar esse símbolo de natal

Este texto foi publicado no dia do natal. E, como sabem, em algumas partes do mundo as pessoas resolver fazer uma árvore de natal (não em todas) pois o natal não tem esse mesmo glamour pra todas as sociedade.

As árvores de natal, costumam ser bem parecidas. Uma tia animada ou uma mãe sonhadora começa a juntar diversas peças, bolas, estrelas, bonecos, chocolates em cima de uma árvore. Acontece que, ao morar dentro de uma casa por muito tempo, você acaba descobrindo que, o que muda em sua árvore de natal, de um ano para o outro são poucas coisas.

Até porque, pouca gente teria paciência, dinheiro e disponibilidade para ficar ressignificando a árvore de natal a cada ano, comprando tudo diferente ou montando uma nova estrutura sempre. Mas, essa mesmisse de árvore de natal pode acabar de uma forma prática, quer saber como? Venha conhecer a árvore de natal psicodélica.

A árvore de natal iluminada – literalmente

arvoregif3

Pensando em renovar a árvore de natal com luzes (literalmente) uma empresa de cariocas chamada Ambos&&, encabeçada por Barbara e Luiz Ludwig desenvolveu uma árvore de natal que é enfeitada por luzes incríveis através de projeções mapeadas em Processing. Isso significa que cada galho pode ser iluminado com uma projeção diferente.

arvoregif4 (1)

Barbara, uma das idealizadoras desse tipo de iluminação para árvore de natal, contou do portal Zupi que já trabalha com iluminação e projeções mapeadas, porém, a ideia de jogar essa iluminação em uma árvore de natal surgiu depois que um amigo te perguntou “Por que você não projeta em uma árvore de Natal?” e, desde esse momento ela resolveu de fato se dedicar às projeções com essa finalidade.

Árvore de natal, mapeamento de luz e doutorado

Pode até parecer improvável à primeira vista, mas esse tipo de iluminação para árvore de natal faz, também, parte de uma série de experiências feitas para a pesquisa de doutorado de uma das idealizadoras do projeto. Acompanhe outros trabalhos da dupla que, desde o ano passado projeta instalações interativas gerando ótimos diálogos entre arte, design e tecnologia, em sua página oficial.

Fonte: Ambos e Zupi
Imagens: Divulgação / Reprodução Vmeo Ambos

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.