Biografia

Ptolomeu, quem foi? Biografia, pensamento e principais obras do cientista

Ptolomeu foi um dos últimos cientistas gregos do período helenístico. Desenvolveu trabalhos no rama da astrologia, matemática e geografia.

Continue lendo após a publicidade

Ptolomeu de Alexandria, ou simplesmente Ptolomeu, foi um dos mais importantes cientistas da Idade Média. Como parte dos trabalhos desenvolvidos, o cientista fez grandes contribuições para astronomia, astrologia, matemática, geográfica e, até mesmo, para a música.

Apesar dos arquivos históricos revelarem pouco sobre a vida de Ptolomeu, acredita-se que o cientista tenha vivido entre os séculos I e II, ou seja, por volta de 120 e 160 d.C. Além disso, ele nasceu no Egito e, por conta do primeiro nome, Claudio, sabe-se que ele possuía domínio romano.

Os estudos de Ptolomeu, principalmente sobre astronomia, revolucionaram o mundo helenístico. Inclusive, o cientista foi um dos últimos autores do seu tempo a desenvolver estudos sobre a teoria geocêntrica de Aristóteles, após criar um sistema cosmológico denominado “A grande síntese”.

Vida de Ptolomeu

As observações e escritos de Ptolomeu serviram para que historiadores tivessem uma única certeza concreta sobre a vida do cientista: a de que ele viveu na Idade Média, entre os anos 120 e 160 d.C.

Continue lendo após a publicidade

Foi, neste época, que a grande maioria das observações astronômicas do cientista foram anotadas.

Ptolomeu, quem foi? Biografia, pensamento e principais obras do cientista
Resumos

Como bom estudioso que era, Claudio não deixou de citar as obras dos autores que o antecederam.

Ou seja, para realizar os diversos estudos, o cientista de baseava em obras já existentes, como nos escritos de Aristóteles. Assim, ele desenvolveu importantes contribuições para matemática, astronomia, geografia e física, por exemplo.

Por meio dos escritos de Aristóteles, o cientista grego desenvolveu o sistema cosmológico conhecido como “A grande síntese” ou, em árabe, “Almagesto”.

Continue lendo após a publicidade

Em síntese, Ptolomeu discorreu na obra que a Terra seria o centro do universo e os planetas, assim como o Sol, estariam girando em torno do planeta azul.

O sistema cosmológico desenvolvido por Ptolomeu foi seguido por anos e anos pela igreja católica, se tornando um dogma até o início da Antiguidade. O sistema só foi desmistificado com as os estudos de Copérnico, na chamada Revolução de Copérnico.

Pensamentos

Ptolomeu desenvolveu estudos em diversas áreas, como geografia, matemática, astronomia e astrologia.

Inclusive, foi o responsável por elaborar informações sobre cartografia, onde organizou, por latitude e longitude, uma lista de lugares da Europa, Ásia e África. Todas as informações foram escritas na obra conhecida como Geografia. 

Continue lendo após a publicidade
Wix

Além disso, o cientista grego se tornou conhecido após desenvolver trabalhos matemáticos relacionados à trigonometria esférica. Neste campo do conhecimento, Ptolomeu relatou informações importantes acerca das conjunções planetárias e, além disso, catalogou todos os corpos celestes.

Ainda na área de matemática, Ptolomeu deixou o “Teorema de Ptolomeu” como um de seus mais importantes legados.

Outro fator que fez o cientista grego ser reverenciado foi a capacidade de diferenciar os conhecimentos sobre astronomia e astrologia. Ou seja, Ptolomeu conseguiu separar o que era ciência e o que era misticismo.

Principais obras

Além de Almagesto – obra em que Ptolomeu discorre sobre a Terra ser o centro do universo – o cientista também desenvolveu outros escritos, abordando assuntos diferentes, de diferentes áreas do conhecimento.

Continue lendo após a publicidade
Ptolomeu, quem foi? Biografia, pensamento e principais obras do cientista
Mapa de Ptolomeu

No ramo da astrologia, por exemplo, o cientista desenvolveu a obra “Tetrabiblos”. Na obra, Ptolomeu defendeu que tudo que tange a vida dos seres humanos é determinada pelos planetas.

Já em “Geographia”, o autor reuniu diversos conhecimentos geográficos, afim de explanar quais os aspectos do Planeta Terra.

Na obra em específico, Ptolomeu reuniu informações longitudinais e latitudinais, para compor uma lista de lugares na Europa, Ásia e África.

O trabalho ficou conhecido como “projeção cônica equidistante meridiana”. Ou seja, eram as primeiras técnicas utilizadas para composição de mapas.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, Ptolomeu também deixou registros sobre fenômenos ópticos, como refracção, reflexão e cor, na obra “Tratado sobre Óptica”. Por fim, também desenvolveu escritos sobre a teoria matemática da música, onde escreveu um tratado sobre a teoria do som na obra “Harmônica”.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também quem foi Sigmund Freud e quais as principais obras de William Shakespeare

Fontes: Info Escola, Toda Matéria e Escola Britannica

Imagens: Público, Resumos, Wix e Pinterest 

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments