História

Quantos anos tem o Brasil? Colonização, território e feriado nacional

Para entendermos quantos anos tem o Brasil é necessário uma volta no tempo, desde a chegada dos portugueses até a independência.

Continue lendo após a publicidade

Você já imaginou quantos anos tem o Brasil? De fato, essa é uma dúvida muito comum. No entanto, para responder a essa pergunta precisamos fazer uma breve viagem no tempo.

Isto porque, tudo depende da ordem dos acontecimentos, como, por exemplo, a chegada dos portugueses, a colonização e o suposto descobrimento do país.

Dessa forma, vamos descobrir quantos anos tem o país, onde os portugueses acreditavam ser uma ilha. Ademais, esses exploradores chegaram ao país em 13 embarcações, com cerca de 1.500 homens, que vieram do Rio Tejo, em Lisboa.

Quantos anos tem o Brasil?

O descobrimento do Brasil foi registrado no dia 22 de abril de 1500, isto por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, que trouxe os portugueses para terras brasileiras.

Continue lendo após a publicidade
Colonização brasileira
Correio do Povo

Ao passo que, a carta de Pero Vaz de Caminha confirmou essa data. A partir disso, iniciou-se a colonização brasileira. Portanto, estima-se que o Brasil tenha mais de 522 anos.

A propósito, a chegada dos portugueses no Brasil durante o século XV ficou conhecida como grandes navegações, visto que Portugal foi pioneiro em navegação no Oceano Atlântico.

Ademais, você sabia que o Brasil se chamava Pindorama? Esse foi o primeiro nome dado pelos indígenas, desde então foram vários até chegar ao que temos hoje.

Nomes que o Brasil já teve:

  • Antes de 1500: Pindorama;
  • 1500: Ilha de Vera Cruz;
  • 1501: Terra Nova;
  • 1501: Terra dos Papagaios;
  • 1503: Terra de Vera Cruz;
  • 1503: Terra de Santa Cruz;
  • 1505: Terra Santa Cruz do Brasil;
  • 1505: Terra do Brasil;
  • 1527: Brasil.
Quantos anos tem o Brasil
Pinterest

Posteriormente, o Tratado de Tordesilhas foi assinado em 1494 pelos portugueses e espanhóis, assim o território brasileiro foi reconhecido. Além disso, o documento deu início a exploração do Brasil,  dando liberdade aos portugueses para extrair o pau-brasil e diversas outras especiarias.

Continue lendo após a publicidade

Em contrapartida, a expedição de Cabral tinha como objetivo o comércio com a Índia e a exploração de Portugal na América. Nesse ínterim, os portugueses tiveram o primeiro contato com os índios no dia 23 de abril de 1500, visto que foi pacífico e houve troca de presentes entre eles.

No entanto, os portugueses foram embora 9 dias depois, partindo de Calicute, na Índia. Antes disso, realizaram a primeira missa religiosa no Brasil, registrada em 26 de abril. Assim, o anúncio da descoberta foi enviada ao rei Dom Manoel I em carta escrita por Pero Vaz de Caminha.

Feriado Nacional

É no dia 7 de setembro de 1822 que se comemora a independência o Brasil em relação à Coroa Portuguesa. De fato, essa data é feriado nacional.

Portanto, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil com o famoso grito do Ipiranga. Assim, se formos contar a partir dessa data, o Brasil tem mais de 198 anos, desde sua independência.

Continue lendo após a publicidade
Independência ou Morte
Toda Matéria

Mesmo que 22 de abril seja a data de descobrimento do Brasil, esse dia não é feriado nacional. Antes era sim, mas permaneceu apenas até 1930, quando o governo de Getúlio Vargas retirou a data do calendário de feriados.

Portanto, o aniversário de descobrimento não é mais um feriado nacional. Ainda mais, porque antigamente se comemorava no dia 3 de maio, por causa de uma confusão nas datas.

Nesse sentido, em meados do século XIX, a data de chegada dos portugueses no Brasil estava registrada como sendo no dia 3 de maio. Assim, a carta de Pero Vaz de Caminha ficou perdida nos documentos do império português durante mais de um século.

Por fim, a carta só foi encontrada em 1817 pelo padre Manuel de Aires de Casal, que trouxe à tona a verdadeira data de chegada dos portuguesas em terras brasileiras, no dia 22 de abril.

Continue lendo após a publicidade

O que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Guerra da Independência, o que foi? Motivos, acontecimentos e desfecho

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments