História

Queda do muro de Berlim – Contexto histórico, causas e consequências

A queda do muro de Berlim aconteceu na madrugada do dia 9 para 10 de novembro de 1989 e marcou a reunificação da Alemanha.

Continue lendo após a publicidade

A queda do Muro de Berlim aconteceu na virada do dia 9 para 10 de novembro e foi um evento que marcou a história da população alemã e, também, a história do século XX.

Produto da disputa entre Estados Unidos e a União Soviética, o Muro de Berlim foi construído na década de 1960 e dividiu Berlim nas partes ocidental, ocupada por norte-americanos, franceses e ingleses e na oriental, ocupada pelos soviéticos.

Nesse sentido, sua queda representou a ruína do bloco socialista que tomou o leste europeu após a Segunda Guerra Mundial e deu início ao processo de reunificação da Alemanha, em 1990. Com isso, a barreira de 155 quilômetros deixou de existir, trazendo abertura e o fim do embate entre capitalismo e socialismo.

A construção do Muro de Berlim

Logo depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a derrotada Alemanha foi tomada e dividida em quatro zonas comandadas por britânicos, franceses, norte-americanos e pelos soviéticos. Berlim, por sua importância estratégica e econômica, também foi dividida.

Continue lendo após a publicidade

Todavia, com a crescente tensão no período da Guerra Fria, a Alemanha era dividida em duas: uma parte sofria influência ocidental e ficou conhecida como República Federal Alemã, e a parte oriental, de influência oriental, conhecida como República Democrática Alemã. Mais tarde, ambos os lados se uniriam com a queda do muro de Berlim.

muro de berlim
Construção do Muro de Berlim

Dessa forma, a cidade de Berlim, importante estratégica e economicamente, também sofreu com essa divisão. A partir da década de 1940, e pelas cinco décadas seguintes, essa disputa entre os dois blocos agitou o cenário político, social e econômico europeu.

Como o bloco socialista se fazia presente no leste da Europa, os Estados Unidos criaram o Plano Marshall que tinha como objetivo frear o avanço das ideias socialistas pelo continente. Além disso, prometia ajuda na reconstrução de países da Europa Ocidental que passaram pela guerra.

Repartida em duas, Berlim via o lado ocidental ter ideias e comportamentos mais liberais, portanto mais desenvolvido. Entretanto, liderados pelo regime soviético, a parte oriental (menos desenvolvida) demonstrava sua insatisfação com fugas da população para o lado ocidental.

Continue lendo após a publicidade
alemanha dividida mapa
Metro

Entre os anos de 1948 e 1961, cerca de 2,7 milhões de pessoas haviam deixado o lado oriental. Como resultado disso, o governo decidiu construir um muro que isolasse um lado do outro.

Em 13 de agosto de 1961 surgia o Muro de Berlim, uma barreira de 155 quilômetros que separou dois mundos por 28 anos, antes da sua queda.

A queda do Muro de Berlim

Durante a década de 1980, o bloco socialista europeu passava por uma forte crise. Também abalada, a Alemanha Oriental se via imersa em enorme crise econômica que resultou no aumento da dívida externa, déficit comercial e falta de mercadorias.

A população do lado oriental também mostrava seu descontentamento com algumas medidas internas. O governo autoritário repreendia os alemães que criticavam o modelo imposto.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, a polícia política, conhecida como Stasi, perseguia opositores, ao mesmo tempo em que crescia a censura e a falta de liberdade de expressão.

Nesse ínterim, Hungria e Polônia agravaram a crise na Alemanha Oriental com medidas de abertura. O primeiro abriu as fronteiras com o oeste, proporcionando a fuga de 25 mil alemães orientais que mais tarde acabariam pedindo asilo político na embaixada da Alemanha ocidental na Áustria.

berlim
G1

Ao mesmo tempo, a Polônia elegia o primeiro governo não comunista, provocando outro fluxo migratório de alemães da porção oriental. Tal abertura resultou em uma série de protestos em Berlim Oriental.

Como resultado disso, membros do governo foram demitidos e, em 9 de novembro de 1989, Gunter Schabowski, então porta-voz da Alemanha Oriental, cometeu um erro ao conceder uma entrevista.

Continue lendo após a publicidade

Ao falar de uma lei que acabava com restrições na fronteira oriental, permitindo o livre acesso de cidadãos que queriam ir para o lado ocidental, equivocadamente o porta-voz alegou que sua validade era imediata. Todavia, a queda do muro de Berlim era uma questão de tempo.

muro de berlim queda
El País

Dessa forma, a declaração chamou a atenção de alemães que se dirigiram aos postos exigindo o direito de atravessar para o outro lado. Uma quantidade enorme de pessoas se agrupou em torno do muro e na madrugada de 9 para 10 de novembro de 1989, portando pás, picaretas e outros instrumentos, provocaram a queda do Muro de Berlim.

Alemanha após o muro

Após a queda do Muro de Berlim em 1989, a Alemanha começou o seu processo de reunificação, dando fim décadas de separação. O próprio bloco comunista formado por países do leste europeu se dissolvia, abrindo mais os caminhos para uma abertura e união.

O chanceler alemão Helmut Kohl, foi o grande responsável pelo processo de reunificação da Alemanha. O político, membro da União Democrata-Cristã, partido de centro-direita, concluiu o processo em julho de 1991, com a abertura total das fronteiras.

Continue lendo após a publicidade
reunificação alemanha
Alemães comemoram a reunificação do país

Dessa forma, a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha trouxeram manifestações populares a favor do novo momento que o país atravessaria.

Por outro lado, a queda do Muro também revelou ser um grande desafio para os alemães, uma vez que deveriam destruir comportamentos antigos e reproduzir novas maneiras de encarar a abertura para o mundo capitalista.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também: O que são blocos econômicos? Origem, tipos de grupos e países envolvidos.

Fontes: História do Mundo, Brasil Escola, DW

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Uol, Hi7, Metro, G1, El País, Berghahn Books

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments