História

Quem foi Joana d’Arc? Biografia, carreira militar e canonização

Joana d’ Arc foi uma camponesa francesa com papel militar imprescindível para a França durante a Guerra dos Cem Anos e que acabou capturada.

Continue lendo após a publicidade

Joana d’ Arc foi uma camponesa francesa que ficou conhecida no país após liderar as tropas do rei Carlos VII contra os ingleses durante a Guerra dos Cem Anos. A Donzela de Orleans, como ficou conhecida, foi uma figura importante para a formação do estado francês.

Filha de agricultores e artesãos, era a filha caçula de quatro irmãos. Na adolescência, a jovem teria escutado vozes e tido visões que diziam a ela para libertar a França e dar o trono ao verdadeiro rei.

Nesse sentido, após conseguir importantes vitórias durante a guerra, Joana d’ Arc foi capturada por aliados dos ingleses, julgada e condenada à morte na fogueira por bruxaria. Todavia, no século XX sua imagem foi reabilitada e ela acabou canonizada.

Quem foi Joana d’ Arc? Biografia

Joana d’ Arc foi uma camponesa, nascida em Domrémy, em aproximadamente 6 de janeiro de 1412. Era filha de Jacques d’ Arc e de Isabelle Romée, agricultores e artesãos. Era filha caçula de quatro irmãos e, como todo camponês, não sabia ler e nem escrever.

Continue lendo após a publicidade
Guia do estudante.

Quando tinha 13 anos, ela teria ouvido vozes que a orientavam a entrar na guerra contra os ingleses e coroar o rei legítimo, Carlos VII. Naquela época, a França estava sob domínio dos ingleses.

Atualmente, a cidade em que Joana d’ Arc nasceu, chama-se Domrémy-la-Pucelle, em homenagem. A palavra pucelle significa donzela, e Joana ficou conhecida como a Donzela de Orleans.

Joana d’ Arc e a carreira militar

A França do século XV passava pela Guerra dos Cem Anos, um conflito que envolvia dinastias diferentes em busca do trono legítimo e que durou 116 anos. Nesse sentido, Joana d´Arc, assim como todos os camponeses do país, sofria com a miséria trazida pela guerra.

Além da pobreza, a população temia pela vida, uma vez que várias vilas eram saqueadas e pessoas eram executadas nestas ações. Dentro deste contexto, Joana d’ Arc se revela uma grande líder militar e nome importante na história francesa.

Continue lendo após a publicidade
foto de joana d’ arc.

Aos 13 anos, a jovem passou a ter visões e ouvir vozes. Essas aparições falavam para que ela tomasse parte na guerra para expulsar os ingleses da França e, assim, coroar o rei Carlos VII. Nesse sentido, ela foi ao encontro de uma guarnição do exército para tentar um encontro com o rei.

Joana D´Arc foi falar com o comandante das tropas, que se recusou a ouvi-la. Todavia, ela conseguiu convencer a população de suas visões, o que obrigou que o comandante fizesse o que Joana pedia.

Nesse sentido, Joana d’ Arc conseguiu um encontro com o rei, convencendo-o a dar-lhe homens, armas e todo o equipamento necessário para uma tropa que ela mesma comandaria. Assim, Joana d´Arc passou a desempenhar um papel importantíssimo na Guerra dos Cem Anos com apenas 16 anos.

Mesmo com todo o mistério que envolve a figura e a contribuição de Joana d´Arc, ela foi fundamental para as vitórias francesas em Orleans e Reims. Todavia, a conquista desta última cidade permitiu que o rei Carlos VII fosse coroado em 17 de julho de 1429.

Continue lendo após a publicidade

Morte na fogueira

Em 1430, Joana d’ Arc foi capturada durante a batalha de Compiègne e, posteriormente, foi vendida para os ingleses. Nesse sentido, permaneceu presa esperando pelo julgamento, realizado pela Santa Inquisição.

Quem foi Joana d’ Arc? Biografia, fogueira e canonização
Blog Auri Martini.

Em quatro semanas de julgamento, Joana d’ Arc foi condenada à morte na fogueira. Todavia, ela foi executada em 30 de maio de 1431, em praça pública. Antes de morrer ela tomou a Eucaristia e gritou por Jesus enquanto era queimada viva aos 19 anos.

Canonização e beatificação de Joana d’ Arc

Alguns anos depois, seu julgamento foi anulado pelo papa Calisto III, que considerou a jovem inocente de todas as acusações. Durante o século XX, Joana d’ Arc foi beatificada (1909) e canonizada em 1920, pelo papa Bento XV.

Quem foi Joana d’ Arc? Biografia, fogueira e canonização
Pinterest.

Hoje em dia ela é padroeira da França e tem uma importância muito grande para a cultura francesa. Considerada uma das grandes heroínas da França, o dia 30 de maio é considerado o dia da Santa Joana d’ Arc.

Continue lendo após a publicidade

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Revoltas Anabatistas, o que foram? História, características e finalidades.

Fontes: História do Mundo, Politize, Brasil Escola, Toda Matéria

Imagens: Aventuras na História, Guia do Estudante, Diário do Aço, Blog Auri Martini,

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments