Renda per capita: o que é, para que serve, limitações

A renda per capita é o resultado da divisão do Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de habitantes. Entenda como o cálculo funciona

A renda per capita é o resultado da divisão do Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de habitantes. Sendo que o PIB é a soma das riquezas produzidas em um país.

O termo per capita vem do latim que significa “por cabeça”, ou seja, por pessoa. Sendo assim, a renda per capita é o PIB “por cabeça”.

Portanto, ela corresponde a parcela proporcional por pessoa das riquezas produzidas por um país em um ano.

Sendo assim, no cálculo é levado em conta o PIB do país, geralmente no período de um ano. O resultado representa o grau de desenvolvimento do país.

O que é renda per capita?

A renda per capita é o PIB dividido pelo número de habitantes de um país. Em resumo, o Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todas as riquezas produzidas em um país.

Sendo que ela é também conhecida como rendimento per capita ou renda pessoal.

Desse modo, ela corresponde a renda total de todos os indivíduos, seja por meio de salários, aposentadorias, pensões, aluguéis e etc.

Na prática, ela serve para medir o grau de desenvolvimento de um país ou região.

Vale destacar que apesar de ser muito usada para definir o padrão social de um país, ela tem alguns problemas.

O principal problema é que ela não leva em conta a distribuição de renda, ao invés disso, ela nivela os habitantes. Desse modo, ela não avalia as desigualdades econômicas entre as pessoas.

Quais fatores são levados em conta para calculá-la?

O cálculo leva em conta alguns indicadores:

Renda Nacional

O cálculo do PIB per capita ocorre por meio da divisão da Renda Nacional pelo número de habitantes do país.

A Renda Nacional, por sua vez, é o Produto Nacional Bruto menos os gastos de depreciação do capital e os impostos diretos.

PIB

Além da Renda Nacional, o cálculo pode usar o PIB.

Em síntese, o Produto Interno Bruto (PIB), corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos por um país em certo período de tempo, que geralmente é de um ano.

O PIB serve, por exemplo, para indicar se a economia do país está crescendo ou diminuindo.

No cálculo do PIB, leva-se em conta todos os produtos e serviços produzidos no país. Isso tanto por empresas nacionais quanto multinacionais operando dentro do Brasil.

Como se calcula a renda per capita?

A renda per capita pode ser tanto nacional, estadual quanto municipal. Contudo, o mais comum é a nacional.

Neste caso, o PIB é dividido pelo número de habitantes do país. 

No geral, os países mais desenvolvidos têm uma renda per capita maior do que os países subdesenvolvidos. Mas isso não é uma regra, já que o número de habitantes varia.

Por exemplo, um país pode ser desenvolvido socioeconomicamente e ter uma população muito grande, fazendo com que a renda per capita seja baixa.

A China é um bom exemplo disso. Isso porque, a China é a segunda maior economia do mundo e tem um PIB alto, mas como a sua população é muito grande, a renda per capita não é tão alta.

O contrário também pode ocorrer. Ou seja, um país pode ter uma renda per capita muito alta, porque existem pessoas bilionárias no país com uma população pequena.

Portanto, mesmo sendo muito usada, ela não representa a realidade de um país. 

Renda per capita do Brasil

Cerca de 29,6% da população do Brasil tinha uma renda domiciliar per capita de até R$ 497 mensais, em 2021. Sendo que este percentual corresponde a 62,9 milhões de pessoas.

Isso de acordo com dados apresentados no Mapa da Nova Pobreza, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas Social (FGV Social).

Este cenário foi ocasionado por diversos fatores, dentre eles, a pandemia da covid-19. Isso porque, durante a pandemia, o nível de ocupação no mercado de trabalho teve um forte impacto e caiu muito.

É claro que o auxílio emergencial ajudou a amortecer o impacto, mas ainda assim, ocorreu uma grande queda no nível de ocupação.

LEIA MAIS

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): o que é, o que mede?

Segregação socioespacial: o que é, causas e consequências

Estado multiétnico, aprenda o que é

Significado de Comunidade: o que é, conceito e definição

Identidade cultural: concepções e conceitos históricos

Fontes: Brasil escola, Mundo educação, Agencia Brasil e Politize.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.