Principal » Matemática » Reta numérica, o que é? Definição, segmento de reta e como construir

Reta numérica, o que é? Definição, segmento de reta e como construir

Objeto de estudo matemático, a reta numérica possui números reais negativos e positivos e serve também para representar e medir distâncias.

função biunívoca

Na matemática, o estudo da reta numérica é muito importante para que se possa entender conceitos como o de plano cartesiano, além de resolver problemas básicos de geometria analítica. Geralmente, em uma reta cabem todos os números reais.

Todavia, além dos números reais, uma reta também contém as frações e números decimais positivos e negativos. Por exemplo, entre o número 0 e o 1, podemos colocar frações. Também é possível medir as distâncias entre os pontos posicionados em uma reta.

O que é a reta numérica?

A reta numérica é uma reta com pontos marcados e ordenados em uma ordem. Nela cabem todos os números reais, de modo que nenhum número seja usado duas vezes na mesma reta ou até mesmo que nenhum ponto da reta represente dois números reais positivos.

reta completa
Fonte: Brainly

Todavia, o objeto usado para se construir uma reta numérica é a régua. Ou seja, as réguas são partes de uma reta que recebeu o ordenamento dos números positivos. Ao todo, as partes de uma régua geralmente vão de 0 a 20 ou de 0 a 30.

Segmento de reta

Em uma reta qualquer, os intervalos entre um ponto e outro são chamados de segmentos de reta. Dessa forma, é possível medir a distância entre os pontos inicial e final deste segmento. A distância entre esses dois pontos é sempre representada por um número real diferente.

segmento de reta
Fonte: Prepara Enem

Em suma, entre os pontos de uma reta e sua origem, estabelecemos uma relação biunívoca. Dessa forma, cada ponto da reta será relacionado a um número real, que representa a distância entre esse ponto e a origem da reta.

Como construir uma reta numérica?

A construção de uma reta numérica é bastante simples, devendo-se atentar para a reprodução de três passos importantes. Confira:

1 – Em uma reta qualquer marque um ponto de valor 0 (zero), que será a origem;

2 – A partir da origem é preciso escolher um sentido positivo crescente, sendo ele da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Por exemplo, se escolhermos o lado da direita para a esquerda como positivo, todos os números encontrados no outro sentido serão negativos.

usando a régua
Fonte: Wiki How

3 – Feito tudo isso, basta escolher uma unidade de medida para enumerar a reta numérica construída. Se a unidade escolhida for o centímetro (cm), o ponto da origem até 1 cm deve ser marcado com o número +1. Isso serve para os números seguintes e também para os negativos.

Vale lembrar que alguns números são mais negativos que outros em relação ao zero. Dentro da reta numérica, o número -5 é mais negativo do que o -3, que, por sua vez é mais negativo do que o -1.

pontos em uma reta
Fonte: Saber Matemática

Todavia, isso acontece porque o grau de negatividade do número é medido de acordo com a sua distância até o zero. Desta maneira, números que distam mais serão mais negativos, enquanto que os mais perto do zero serão menos negativos.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também: O que é ângulo? Definição, tipos, classificações e bissetriz

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Escola Kids

Imagens: GCF Global, Brainly, Prepara Enem, Wiki How, Saber Matemática, Folha 1

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.