MENU
Revolução Puritana: Oque foi, história, causas e consequências da guerra
A Revolução Puritana foi um conflito entre a monarquia e o parlamento. A monarquia absolutista se transformou em um Estado liberal-burguês.
Por Dayane Borges
A forma de poder que reinava na Inglaterra era a monarquia absolutista. Assim, a Revolução Puritana, também conhecida como Guerra Civil Inglesa, modificou a forma o poder. Logo, a monarquia se transformou em Estado liberal-burgues.
Dessa forma, a Revolução Puritana só foi possível devido ao desenvolvimento comercial pelo qual a burguesia e aristocracia rural passavam. Assim, a revolução foi o estopim à um governo em crise e às ordens da igreja.
Neste sentido, a Guerra Civil Inglesa foi uma oposição religiosa, política, social e econômica. Além disso, diversos grupos que defendiam interesses distintos se envolveram na Revolução como os parlamentares, monarquistas e grupos protestantes.
Antecedentes da Revolução Puritana
Todo o conflito teve início logo após a morte da Rainha Elizabeth I, em 1603, na Casa Tudor – casa real inglesa de origem galesa. Desta forma, como não tinha marido e não aceitou se casar, quem a sucedeu foi o rei James Stuart. Assim, ele era filho da rainha Maria Stuart, da Escócia.
Contudo, os súditos católicos tinham esperança que a Rainha dos Escoceses, Maria, chegasse ao trono logo após a morte de Elizabeth I. Porém, não foi o que aconteceu, pois Maria estava presa acusada pela morte da Rainha Elizabeth.
Além disso, mudanças no papel dos militares em relação ao governo começaram a acontecer. Logo após, outros aspectos foram fundamentais para que os conflitos se iniciassem.
Assim, os nobres começavam a perder espaço no governo, além da Câmara dos Comuns mudar sua função. Deste modo, via-se a poder tornar-se semelhante à Câmara dos Lordes no Parlamento.
Por consequência, a nobreza também não tinha papel tão significante quanto antes e a Igreja Católica vinha perdendo a relevância.
Revolução Puritana
A guerra civil teve início quando Carlos I assumiu o lugar de seu pai, Jaime I, em 1625. Dessa forma, seu reinado foi responsável por mudar drasticamente a forma de governo na Inglaterra. Assim, Jaime I havia se aliado à Igreja Católica, além de fortalecer ideologias do conservadorismo.
No contexto geral, os ingleses mantinham como forma de economia um sistema feudal bastante elitizado. Além disso, possuía sua economia totalmente dependente da Irlanda. Assim, Carlos I almeja cobrar da sociedade um valor mais alto nos impostos. Porém, era necessário pedir permissão ao Parlamento.
Entretanto, a resposta do Parlamento foi direcionada aos impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército. Assim, insatisfeito com a situação, Carlos I ordenou que o Parlamento fosse fechado, porém, aceitou todas as medidas impostas.
Dessa forma, mais impostos começaram a ser cobrados e os burgueses se viam no prejuízo com os valores exorbitantes. Assim, criaram uma espécie de revolta e decidiram não pagar os impostos. Por esta razão, uma crise econômica se instalou e o Parlamento se dividiu em associações:
- Diggers: eram parlamentares liberais que prezavam pela reforma agrária. Além disso, defendiam que distribuição de terras fosse mais igualitária para o desenvolvimento da atividade agrícola.
- Levellers: eram os parlamentares conservadores. Logo, preservavam o direito de praticar o catolicismo sem restrições, além de serem adeptos à igualdade jurídica.
O fim e as consequências
Os Parlamentares estavam preparados para tudo com o intuito de se manterem no poder. Porém, Oliver Cromwell comandou os militares para lutares contra os monarcas. Assim, em 1649, o rei Carlos I foi capturado, morto e decapitado pelo exército.
Dessa forma, Cromwell chegava ao poder e tomava cargo como novo presidente do Conselho de Estado. Além disso, ele dividiu as terras do reino para os camponeses que o ajudaram na luta contra os parlamentares.
Entretanto, após assumir totalmente o poder no sistema que era agora Republicano, Cromwell se desfez das camadas mais baixas que participavam das decisões políticas. Assim, seu governo foi responsável por ordens severas e autoritárias. Logo, em 1649 a Guerra Civil Inglesa havia acabado e a República se instalou.
Gosta de história? O que acha de conferir esses outros textos sobre Revolução Francesa, o que foi? – História, causas, fases e consequências, além de entender O que foi a Revolução Industrial e como ela mudou o mundo?
Fontes: História do Mundo, Info Escola, Toda Matéria
Fonte imagem destaque: Cultura Brasil
Comentários