Biologia

Rh nulo, o que é? Definição e características do sangue dourado

Com apenas 40 casos reconhecidos mundialmente, o Rh nulo apresenta vantagens e desvantagens em sua identificação

Continue lendo após a publicidade

Você sabia que existe um tipo sanguíneo super raro, que pode salvar vidas, mas que também pode ser maléfico a quem é portador? Denominado Rh nulo, ou sangue dourado, esse é o tipo sanguíneo mais raro do mundo, reconhecido em apenas 40 pessoas até hoje.

Todavia, para entender como funciona esse tipo sanguíneo e quais os benefícios ou malefícios de ser portador do Rh nulo, precisamos relembrar quais são os outros tipos de sangue mais comuns e como eles agem no organismo.

O fator Rh e o Sistema ABO

O Fator Rh atua na produção de um antígeno localizado nas hemácias. Os antígenos são moléculas protetoras da célula contra organismos invasores.

Assim, quando essa produção falha, ou seja, uma vez que os glóbulos vermelhos não são capazes de produzir esse antígeno, o sangue pode ser classificado como Rh nulo.

Continue lendo após a publicidade

Entretanto, para ficar por dentro do assunto precisamos saber mais sobre as características do sangue e suas outras classificações.

Rh nulo: conheça o sangue dourado, tipo sanguíneo mais raro do mundo
Saiba quais são os tipos sanguíneos e quem pode doar e/ou receber em caso de doação

O sangue é um tecido líquido formado por células suspensas no plasma. Ele está presente em todo o corpo e tem como principais funções levar oxigênio e nutrientes para as células, além de retirar impurezas dos tecidos celulares.

Sua circulação se dá através de veias e artérias. As veias fazem o trabalho de bombear o sangue dos tecidos e órgãos ao coração, enquanto as artérias fazem o caminho inverso.

Estima-se que haja, em um adulto, seis litros de sangue em plena circulação. A saber, sua composição é fundamentada sobretudo no plasma, parte líquida que contém cerca de 60% do volume total sanguíneo.

Continue lendo após a publicidade
Rh nulo, o que é? Definição e características do sangue dourado
Brasilisnet

Nela, ficam localizados os glóbulos vermelhos, ou hemácias, cuja função é transportar o oxigênio e determinar a respiração do indivíduo; os glóbulos brancos, ou leucócitos, que atuam em defesa do sistema imunológico, e as plaquetas, ou trombócitos, que impedem a ocorrência de uma hemorragia durante um ferimento, retendo o derramamento de sangue.

Sendo assim, os tipos sanguíneos mais importantes descobertos pelo médico austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) são o Sistema ABO e o Fator Rh. O Sistema ABO contém os quatro tipos sanguíneos mais comuns: A, B, AB e O, semelhante ao Rh nulo.

Rh nulo: Mocinho ou vilão?

A depender do ponto de vista, o Rh nulo pode apresentar tanto benefícios quanto malefícios. Por um lado, ele é positivo, já que quem possui esse tipo é um doador universal para o sistema Rh, ou seja, pode salvar muitas vidas.

Em outras palavras, o sangue dourado é compatível com qualquer grupo uma vez que ele não possui antígenos Rh que possam ser rejeitados.

Continue lendo após a publicidade
O paciente com sangue dourado é doador universal, porém esse é o tipo sanguíneo mais raro de encontrar

Por outro lado, pouquíssimas pessoas possuem esse tipo sanguíneo em todo o mundo. Estima-se que uma em cada 6 milhões de pessoas tenha o sangue dourado, o que torna quase impossível uma transfusão de sangue a quem o necessita.

Por consequência, há também as dificuldades no transporte do sangue de um país a outro. Além disso, pessoas com Rh nulo possuem anemia crônica por conta da fragilidade das hemácias.

Fator Rh: positivo ou negativo?

Esse sangue foi detectado pela primeira vez, em 1961, em uma mulher australiana. A partir de então, o Rh nulo foi registrado apenas 43 vezes em todo o mundo. Daí a definição de “sangue dourado”, devido a raridade dos casos e das consequentes dificuldades em sua “descoberta”.

Rh nulo: conheça o sangue dourado, tipo sanguíneo mais raro do mundo
Ausência de antígenos nas hemácias produzem o Rh nulo

Dessa maneira, o mais importante antígeno do sistema Rh é o Rhd. Nesse sentido, sua presença ou ausência é que determina se o sangue é positivo ou negativo.

Continue lendo após a publicidade

Conforme mencionado acima sobre a escassez do Rh nulo, o Rh positivo está presente na maioria daqueles que pertencem a esse grupo, ou seja, cerca de 85% dos diagnósticos.

De causas hereditárias, essa mutação conta com 30 doadores em todo o mundo de acordo com pesquisa do Instituto Superior de Pesquisa e Educação em Medicina de Transfusão, no Irã. No Brasil, há apenas quatro pessoas.

O que achou da matéria sobre Rh nulo? Se gostou, confira também o que é Fator Rh.

Fontes: Hiper Cultura, G1, Toda Materia

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Noticias ao minuto, Brasilisnet, Medicina mitos e verdades, Correio do povo, e Freepik

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments