Saiba por que você não deve usar seu smartphone na cama no escuro

Imagine a seguinte situação: É tarde da noite, você está deitado(a) em sua cama, um olho está apoiado no travesseiro, e com o outro você acompanha a atividade de suas redes sociais no smartphone. Nessa noite, o olho

Imagine a seguinte situação: É tarde da noite, você está deitado(a) em sua cama, um olho está apoiado no travesseiro, e com o outro você acompanha a atividade de suas redes sociais no smartphone. Nessa noite, o olho que estava focado no celular para de funcionar, você fica cego(a). Bate um desespero, gritos acordam a casa toda. Somente depois de 20 minutos, sua visão começa a voltar o normal.

O fato realmente aconteceu com ma britânica de 22 anos, após o evento a jovem foi submetida a diversos exames neurológicos e de coração, mas os médicos não conseguiram descobrir o que estava errado.

Após um falso diagnostico de  esclerose múltipla, e uma má interpretação dos sintomas, os médicos finalmente descobriram o que havia ocorrido. A descoberta foi relatada em um periódico publicado na New England Journal of Medicine.

O estudo explicou que a cegueira transitória dos smartphones (TSB) ocorre sempre um tempo depois da pessoa checar o celular, no escuro, enquanto está deitada na cama. O  olho que fica temporariamente cego é exatamente o do lado oposto sob o que se está deitado. Os sintomas da TSB são causados por níveis temporariamente diferentes de adaptação da luz entre as duas retinas, escrevem os pesquisadores.

Como evitar?

Os médicos dizem que essa cegueira temporária é, até onde se sabe, inofensiva, e facilmente evitável, se as pessoas tomassem o cuidado de olhar o smartphone com ambos os olhos.

Talvez, o maior problema seja o diagnóstico neurológico equivocado na prática clínica, por isso é importante que os clínicos perguntem sobre a maneira como esses dispositivos estão sendo usados.

 

Fontes: Diário de Biologia news.med.b.
Imagens: Reprodução da internet.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.