História

Saiba quais as diferenças entre o Criacionismo e o Evolucionismo

Tanto o Criacionismo quanto o Evolucionismo são teorias que procuram responder de onde viemos. Enquanto uma se baseia na Bíblia, a outra é técnica.

Continue lendo após a publicidade

O Criacionismo e o Evolucionismo são duas teorias que procuram explicar a origem e a evolução da vida.

Uma pergunta que o ser humano sempre se fez é saber de onde viemos. Por muito tempo, essa indagação foi encarada apenas no misticismo, ainda que dúvidas houvessem. Mais recentemente, no entanto, surgiu a especulação de que não fomos criados, mas sim evoluímos do decorrer do tempo.

Saiba quais as diferenças entre o Criacionismo e o Evolucionismo

O que é Criacionismo?

O criacionismo, em geral, é a crença de que tudo no mundo é criação direta de um ser sobrenatural. Essa entidade criou os seres vivos, elementos naturais e universo de modo completo. Portanto, o homem foi criado como homem desde o início, assim como um urso sempre o foi da mesma forma.

Continue lendo após a publicidade

Os Criacionistas se baseiam na Bíblia, no Livro de Gênesis, que narrada a criação do mundo por Deus, em seis dias.

O que é Evolucionismo?

Por outro lado, o Evolucionismo é uma teoria desenvolvida por Charles Darwin, cientista que viveu no século XIX. Ele criou a ideia de que todo o universo evoluiu lentamente, até chegar no estágio atual dos seres que nele vivem.

Para justificar a evolução, Darwin se baseou na Teoria da Seleção Natural, sobreviveram e evoluíram até chegarem no que são hoje em dia.

Criacionistas x Evolucionistas

Os religiosos pregam que a evolução é uma obra planejada por Deus e que nada foi por acaso. Já os cientistas afirmam que se baseiam em evidências científicas de que o universo foi evoluindo com o passar do tempo.

Continue lendo após a publicidade

O Criacionismo e o Evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem. As duas fazem abordagens completamente distintas.

Saiba quais as diferenças entre o Criacionismo e o Evolucionismo

Curiosidades sobre as teorias do Criacionismo e do Evolucionismo

Recentemente, o Papa Francisco fomentou a discussão já acalorada sobre o Criacionismo e Evolucionismo ao afirmar, durante a Assembleia da Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano, que ambas as teorias podem ser aceitas.

A Teoria Evolucionista se originou na publicação do livro “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin (1859). O cientista viajou até as lhas Galápagos e descobriu diversas novas espécies de animais. Assim ele desenvolveu a ideia de seleção natural dos seres vivos.

Continue lendo após a publicidade

Você gostou de saber sobre as teorias do Criacionismo e do Evolucionismo? Então você vai gostar de ler sobre a Civilização Hebraica: a história do povo que escreveu o Antigo Testamento.

Fonte: Educação, História de Tudo, Estudo Prático, Diferença, Canal do Ensino.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments