Principal » História » Samba – Origem, história, significado da palavra, principais tipos de samba

Samba – Origem, história, significado da palavra, principais tipos de samba

Considerado um gênero originalmente brasileiro, o samba perpetua no país desde o século XIX, uma mistura de cultura africana com européia

Venha conhecer a história do samba e suas definições

O samba surgiu de uma mistura entre música européia com a africana. Além disso, é considerado um gênero originalmente brasileiro, nascido e criado no Brasil. Aliás, sua origem é fruto e referência de toda diversidade cultural que o Brasil carrega.

Você sabe como se deu seu surgimento? Por que se chama assim e quais os seus tipos?

A princípio, esse gênero musical nasceu na Bahia. Além disso, há quem diz que o Recôncavo Baiano é o berço do samba, peculiarmente a cultura de fazer uma roda com dança e música. O fato é, traz ritmo envolvente e que muita alegria, começou em rituais religiosos dos negros africanos.

O batuque que os negros faziam eram uma mistura de polca, valsa, minueto, entre outros ritmos europeus. Geralmente, a dança e a música estavam associadas a uma forma de comunicação entre os africanos. Além disso, fazia parte de rituais religiosos.

Chega no Rio de Janeiro

A partir de 1888, com a abolição da escravidão e a implantação da capital do Brasil no Rio de Janeiro, inúmeros negros livres mudaram para o Rio. Foi quando esse tipo de música tomou gosto e mais reconhecimento. Entretanto, ainda havia um enorme preconceito com toda manifestação cultural vinda dos africanos. Por isso, os negros se encontravam na casa das “tias” ou “vovó” para celebrarem e dançarem.

Venha conhecer a história do samba e suas definições
Fonte: Wikipédia

As tias eram conhecidas como as matriarcas afro-descendentes que abraçavam o estilo musical. Além disso, a casa da Tia Ciata, mãe de santo carioca, ficou conhecida como o mais memorável desses lugares.

Para além disso, os compositores eruditos, como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, passaram a incluir os ritmos desse novo estilo musical em suas músicas. Embora, ainda não chamasse samba, como conhecemos. Logo, chamavam de choro ou valsa-choro. Apenas em 1917 foi produzido o primeiro samba no Brasil, chamado “Pelo Telefone”, dos compositores Mauro de Almeida e Donga.

O advento do rádio

Com isso, o estilo musical vindo dos negros africanos começou a entrar nas festas das elites e ser associado ao Carnaval. Pois, até então, a trilha sonora do carnaval era as marchinhas. Para além disso, a partir do crescimento do rádio, o samba estourou, trazendo Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Francisco Alves, o que fizeram dissemir o gênero musical por todo território nacional.

Nesta época, em 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, houve um investimento cultural no país. A partir de agora, o Brasil ficou conhecido internacionalmente como o país do samba e do futebol.

Origem da palavra samba

Há inúmeras definições para a origem da palavra. Primeiramente, o termo remetia diretamente à diversão. Vindo da palavra africana “semba”, que significa “umbigaba”, que, por sua vez, significa ao tempo livre dos escravos.

Por outro lado, há quem diz que a palavra vem de batalha. Logo, uma disputa para saber quem tem os melhores versos na roda de samba.

Confira os principais tipos

1. Samba de roda

Esse tipo surgiu na Bahia, no século XIX, é caracterizado por palmas e cantos, em uma roda. Além disso, é ligado a capoeira e aos cultos aos orixás.

Venha conhecer a história do samba e suas definições
Fonte: Instituto Mpumalanga

2. Samba-enredo

Surgido nos anos 30, esse tipo está nas escolas de samba, no carnaval. Logo, traz nas letras temas sociais, históricos e culturais.

Venha conhecer a história do samba e suas definições
Fonte: Apartamento 702

3. Samba-exaltação

A princípio, esse estilo aborda temas de patrióticos e ufanistas. Para mais, o carro-chefe desse tipo é a múscia “Aquarela Brasil”, do compositor Ary Barroso, lançado em 1939, no período do Estado Novo.

Venha conhecer a história do samba e suas definições
Ary Barroso. Fonte: Brasil Cultura

4. Samba-canção

Caracterizado por letras mais românticas e ritmos mais lentos. Além disso, pode ser chamado de “samba do meio do ano”, que teve seu auge em 1950.

Venha conhecer a história do samba e suas definições
Fotografia de cantores populares da época. Fonte: Memorial da democracia

5. Samba Gafieira

É uma espécie de samba de salão, onde o homem conduz a mulher, seguidos de uma orquesta com ritmo rápido. Para mais, é derivado do maxixe e surgiu nos anos 40.

Venha conhecer a história do samba e suas definições
Fonte: SESC

6. Pagode

Primeiramente, esse tipo traz ritmo repetitivo, instrumentos de percussão e sons elêtronicos. Ademais, surgiu no Rio de Janeiro na década de 70.

Venha conhecer a história do samba e suas definições
Fonte: Almalondrina

Gostou dessa matéria? Venha conhecer essa também: Cultura africana – o que é, como se manifesta e qual sua influência?

Fontes: Toda Matéria e História do Mundo

Fonte da imagem: A voz da Cidade

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.