Sistema Digestivo: Oque é, características, funções e principais órgãos

O sistema digestivo é composto por uma série de órgãos responsáveis pelo processo de digestão dos alimentos consumidos pelo corpo.

Quando colocamos alimento no nosso corpo ele passa por um processo de digestão. Esse processo é possível graças ao sistema digestivo que cada ser vivo possui. Nos seres humanos, o sistema digestivo é formada por alguns órgãos responsáveis pela digestão.

Assim, o sistema digestivo, que também pode se chamar de sistema digestório, é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. Além de processarem o alimentos, o sistema digestório também é responsável por absorver nutrientes.

Dessa forma, o sistema digestório consegue transformar alimento e absorver nutrientes por meio das enzimas. As enzimas são responsáveis por processos mecânicos e químicos que ocorrem no organismo.

Características do sistema digestivo

O sistema digestório é responsável por absorver nutrientes provindos da quebra dos alimentos no momento da digestão. Assim, estima-se que o processo de digestão dure de 12 a 14 horas. Logo, a quantidade de horas referente ao processo digestivo depende da massa corporal do indivíduo.

Sistema Digestivo - Definição, características e órgãos principais
Partes do sistema digestivo. Fonte: Jornal USP

Para que o processo de digestão ocorra alguns órgãos são imprescindíveis. Assim, o sistema digestório começa pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. Confira as características de cada órgão:

Boca

É na boca onde o processo de digestão começa. Assim, o órgão é composto pelas seguintes partes:

  • bochechas;
  • palatos duros e moles (paredes);
  • língua.

Portanto, ao ingerir um alimento ele será triturado e transformado em bolo alimentar. Em seguida, após o alimento estar devidamente mastigado ele passa para a segunda parte do processo digestivo, a faringe.

Faringe

Na faringe ocorre o processo de deglutição, ou seja, a ação de engolir. Nesse sentido, o alimento se transporta por um tubo muscular composto por membranas. Esse tudo é responsável pelo transporte do bolo alimentar até o esôfago.

Sistema Digestivo - Definição, características e órgãos principais
A faringe é um órgão pertencente tanto ao sistema respiratório quanto ao sistema digestivo. Fonte: Quero Bolsa

Portanto, a faringe é conectada à boca por meio do istmo da garganta. Além disso, quando o processo de digestão se inicia ocorre o fechamento da epiglote. Por conta disso, o alimento não consegue entrar pelas vias nasais. O processo de transporte do bolo alimentar até o esôfago é de 2 segundos.

Esôfago

É responsável pelo transporte do bolo alimentar até o estômago. Assim, se forma por um tubo com, aproximadamente, 25 cm de comprimento. Além disso, é no esôfago que ocorrem as contrações involuntárias, chamadas de movimentos peristálticos. Logo, os movimentos são responsáveis pelo transporte do alimento sem complicações.

Estômago

É no estômago que o bolo alimentar passa a maior parte do tempo. Isso porque, o órgão é responsável pela produção do suco gástrico. Ou seja, com o suco gástrico é possível que o alimento seja devidamente fragmentado.

Sistema Digestivo - Definição, características e órgãos principais
A função do estômago é transformar o bolo alimentar em quimo (líquido). Fonte: Banco da Saúde

Por conta disso, o organismo consegue absorver os nutrientes advindos dos alimentos ingeridos. Nesse sentido, além de atuar na fragmentação dos alimentos, o suco gástrico também é responsável por matar bactérias.

O estômago é divido em 4 partes principais, sendo elas: denominadas cárdia, fundo, corpo e piloro.

Intestino delgado

É no intestino delgado que o bolo alimentar passa pelo processo de absorção dos nutrientes. Ou seja, consiste em um das principais partes da digestão. Assim, o órgão se divide em três partes: o duodeno, jejuno e íleo.

Sistema Digestivo - Definição, características e órgãos principais
O intestino é um dos órgãos mais importante do corpo humano. Fonte: Jornal VS

Dentro do duodeno as proteínas absorvidas são transformadas em aminoácidos por conta do suco intestinal. Em seguida, o intestino produz o quimo que se transforma em suco pancreático. Assim, o intestino absorve as substâncias necessárias e elimina as que não servem. Logo, as substâncias descartadas são transferidas para o intestino grosso.

Intestino grosso

O intestino grosso é responsável por receber o bolo alimentar, agora chamado de quilo, com as substâncias descartadas. Além disso, o órgão se divide em quatro partes diferentes sendo: ceco, cólon, reto e ânus.

É no intestino grosso que ocorre a absorção da água, além da decomposição e fermentação do que sobrou do bolo alimentar. Em seguida, as fezes se formam e passam pelo reto.

Você sabia?

  • Um adulto possui pelo menos 7,5 metros de comprimento de intestino;
  • Ao ingerir um alimento, pode demorar cerca de três horas para ele passe por todo o sistema digestivo;

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, o que é a Glândula Pineal e como ocorre o processo de Clonagem.

Fontes: Educa mais Brasil, Brasil Escola e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Estudo Prático

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.