O Sistema Solar é composto por oito planetas, além de satélites naturais, asteroides, meteoros e cometas. Todos eles girando ao redor do Sol.
Esses planetas são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão era considerado o derradeiro planeta do Sistema Solar, só que foi rebaixado a planeta anão.
Nenhum dos planetas que orbitam em volta do Sol têm as características da Terra para desenvolver a vida.
Os planetas do Sistema Solar
Podemos conceituar os planetas como sendo astros que não possuem luz, além de não emitirem calor próprio. O Sistema Solar é composto por oito planetas, bem como diversos outros astros que gravitam em torno do Sol.
Ali podemos encontrar diversos satélites naturais, além de incontáveis asteroides, meteoroides, meteoros e cometas.
Esses planetas, mencionados a partir do Sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Importante descrever que a rotação é o movimento que um planeta faz em volta de seu próprio eixo. Já a translação é o movimento que o planeta realiza ao redor do Sol.
Mercúrio é o mais próximo do Sol
Mercúrio é considerado o menor dos planetas do Sistema Solar, além de estar mais próximo do Sol. Ele é o mais rápido de todos, podendo ser visualizado a olho nu da Terra.
Na sua face voltada para o Sol, a temperatura chega a 400°C, já na oculta despenca para -170 °C. Seu movimento de rotação dura 59 dias, ao passo que o de translação é de 87 dias. Outra característica de Mercúrio é não possuir satélite que o orbite.
Vênus é também conhecido por Estrela D’Alva
Vênus é chamado de Estrela D’Alva devido ao seu brilho, o que o torna bem visível no céu. Também não possui nenhum satélite, bem como, de todos, é o mais próximo da Terra.
Ele gira num lento movimento de rotação, que dura 243 dias, embora seu movimento de translação seja de 225 dias. Apesar de ser o segundo planeta a contar do Sol, Vênus é mais quente que Mercúrio. Sua temperatura pode chegar a 480°C.
A Terra apresenta condições ideais para a vida
A Terra é o único planeta do Sistema Solar que possibilita a existência da vida. É que nela há água em estado líquido, uma atmosfera com oxigênio, além temperatura ideal. Em torno dela gravita um satélite natural, que é a Lua.
Seu movimento de rotação dura por volta de 24 horas, que é o período de um dia. Já o de translação dura 365 dias, que é o tempo de um ano. Mas nos anos bissextos se acrescenta um dia a mais,
Marte é o lendário planeta vermelho
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, embora seja o segundo menor, somente ganhando de Mercúrio. Sua coloração vermelha vem das partículas de óxido de ferro na atmosfera. Ele é rochoso, seco e frio.
Em torno de Marte orbitam dois satélites naturais, que são Fobos e Deimos. Seu movimento de rotação dura 24 horas e 37 minutos, só que o de translação do planeta é de 687 dias.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar
O maior planeta do Sistema Solar, Júpiter tem 1300 vezes o tamanho da Terra, entretanto é gasoso. Em sua composição entram principalmente hidrogênio, metano, hélio. Já seu núcleo sólido é bem pequeno. Em torno dele há 67 satélites, embora sua temperatura chegue a -150°C.
O movimento de sua rotação dura 9 horas e 55 minutos, posto que é o mais rápido entre todos. Já sua translação equivale a aproximadamente 12 anos terrestres.
Saturno é o planeta dos anéis
Saturno é o sexto planeta, a contar do Sol, contudo é o segundo maior do Sistema Solar. Sua marca característica é a presença de anéis, que são compostos por gelo, rocha e poeira. Atraídos por sua gravidade estão 62 satélites naturais.
A sua composição é quase toda de hidrogênio, já sua temperatura média é de -140°C. Seu movimento de rotação é de 10 horas e 14 minutos, mas o de translação dura 30 anos terrestres.
Urano é outro planeta gasoso
Urano, aliás, é o sétimo planeta a partir do Sol. Todavia, é terceiro maior do Sistema Solar. Sua constituição é gasosa, porquanto a atmosfera é constituída de hidrogênio, hélio e metano. Ele tem 27 satélites naturais, já a temperatura média é de -185°C.
Seu eixo de rotação tem uma inclinação de aproximadamente 90º, sendo que a rotação leva por volta de 17 horas. Já o movimento de translação, entretanto, dura cerca de 165 anos da Terra.
Netuno é o planeta mais distante do Sol
Planeta do sistema solar mais distante do sol e o quarto maior em tamanho. Ele tem quatorze satélites naturais, além de apresentar temperatura média de -200°C.
Netuno é gasoso tal como Júpiter, Saturno e Urano, entrando em sua composição hélio, hidrogênio, amônia, metano e água. Seu movimento de rotação leva por volta de 16 horas, só que a translação é de 164 anos terrestres.
Planetas anões, uma nova classificação
Por muitos anos Plutão foi considerado o derradeiro planeta do Sistema Solar. Por isso, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma nova classificação: planeta anão.
Isso porque, pela normativa dos astrônomos, para que um astro seja considerado planeta, tem que:
- orbitar em torno do Sol
- ter gravidade suficiente para lhe dar formato de esfera
- próximo a ele não devem existir outros
Na atualidade, no Sistema Solar há os seguintes planetas anões: Plutão, Éris, Makemake, Haumea e Sedna. Quase todos trazem vários satélites naturais orbitando em torno de si.
Lei também sobre o que é um buraco branco? Definição, teoria e contestação.
Fonte: Info Escola, Wikipédia, Toda Matéria, Info Escola, Escola Kids, Só Biologia, Brasil Escola, Mundo Educação, Só Geografia, El País, Hiper Cultura, Sua Pesquisa.
Fonte das imagens: Youtube, Site do Google, Info Escola, Info Escola, Estudo Kids, Pt.Best-Wallpaper, Wired, Revista Galileu, Wikipédia, Super Abril,