Outros assuntos

Somos umas das ultimas gerações da nossa espécie?

Continue lendo após a publicidade

O professor de história e escritor israelense Yuval Noah Harari acredita que provavelmente a nossa seja uma das últimas gerações de Homo sapiens, já que em um século ou dois “os humanos se destruirão ou se desenvolverão de forma completamente diferente”.

O que está por vir será tão diferente, detalha à Agência Efe este historiador, que superará as diferenças que agora existem entre o homem moderno e neandertais ou chimpanzés.

Poderes divinos

Segundo Harari, nas próximas décadas “vamos nos converter em deuses”, já que “adquiriremos habilidades que tradicionalmente pensava-se ser habilidades divinas”; em particular, capacidades para a engenharia ou para criar vida.

Continue lendo após a publicidade

“Da mesma forma que Deus criou animais, plantas e humanos de acordo com seus desejos, segundo a Bíblia, no século XXI nós provavelmente aprenderemos a desenhá-los e fabricá-los de acordo com os nossos”, afirma via e-mail este professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, para quem não se deve confundir divindade com onipotência.

A engenharia genética será usada para criar novos tipos de seres orgânicos, interfaces cérebro-computador para cyborgs e “podemos ter inclusive êxito na criação de seres completamente inorgânicos”, opina este historiador, que resume: “Os principais produtos da economia do século XXI não serão os têxteis, veículos e armas, mas mais bem corpos, cérebros e mentes”.

Isto não só será uma das maiores revoluções da história, mas a maior revolução da biologia, segundo Harari, que denomina os “descendentes” do Homo sapiens como Homo Deus por seus “poderes divinos de criação e destruição”.

Em seu livro “Homo Deus. Breve história do amanhã”, Harari explica que esta mudança será gradual “e não um apocalipse estilo Hollywood. O Homo sapiens não será exterminado por uma rebeldia de robôs, mas é mais provável que melhore passo a passo e que se una a robôs e computadores”.

Continue lendo após a publicidade

Leia o artigo completo em Exame.com
Imagens: TheThreeTomatoes

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments