Sustentabilidade, o que é e como você pode contribuir com ela

Sustentabilidade é um meio de vida com pouco impacto na natureza e ainda adotar medidas de preservação que vão do indivíduo ao chefe da nação.

A sustentabilidade é praticar um ato pensando de forma ecologicamente correta. Tudo que se faz no planeta tem que visar o desenvolvimento sustentável. A expressão sustentável vem do latim “sustentare”, que significa sustentar.

Qualquer atividade precisa focar no bem-estar social, além de buscar sempre a diversidade. E assim agindo se garantirá a continuidade dos recursos naturais do planeta, posto que isso é sustentabilidade.

Importante que cada indivíduo abrace a causa da sustentabilidade, só que sem atitudes de radicalismo exacerbado. Pequenas atitudes cotidianas, como se ensaboar no banho com chuveiro desligado, já ajudam.

A sustentabilidade se apoia em quê?

A sustentabilidade se apoia em três princípios, a saber: o social, o ambiental e o econômico. Eles necessitam se interligar, já que somente assim a sustentabilidade ocorrerá. Por outro lado, não haveria como a sustentabilidade se sustentar, uma vez divorciada dos três princípios.

Em relação ao social, ele abrange as pessoas, bem como suas condições de vida. Podemos exemplificar com saúde, segurança e educação, além de lazer e combate à violência.

Saiba o que é a sustentabilidade e como você pode contribuir para que ela

Já o ambiental quer dizer os recursos naturais da Terra, assim como a maneira como são usados pela comunidade ou empresa. As ações de reflorestamento são uma grande iniciativa, uma vez que incentiva as pessoas a cuidarem do verde.

Por fim, o econômico é ligado à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia de uma nação deve agir com sustentabilidade, posto que precisa levar em conta a questão social e ambiental.

As ações de cada indivíduo

Não é fácil chegar ao ideal da sustentabilidade, posto que as ações devem envolver toda a humanidade. E a vigilância contra o desperdício deve ser constante, embora não se exige nenhuma atitude exagerada.

Saiba o que é a sustentabilidade e como você pode contribuir para que ela

Deve-se começar pela economia de água, fechando a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa o corpo. Também não custa apagar a luz dos cômodos vazios, assim como optar por lâmpadas de Led.

Evitar o desperdício de bens de consumo também é importante, bem como adotar a coleta seletiva de lixo. Se puder diminuir ou evitar o uso de canudinhos e sacolas plásticas, bem como de garrafas Pet, será melhor.

Entretanto, evite atitudes de extremismo radical, posto que isso não terá resultado prático algum. Desnecessário assim deixar de consumir carne bovina, considerando que o boi causa poluição e induz ao desmatamento.

Já está mais que comprovado que isso é pensamento xiita sem embasamento. Agora, deixar o automóvel em casa e andar de carona ou metrô, se isso for possível, é válido e saudável.

As ações da comunidade

Saiba o que é a sustentabilidade e como você pode contribuir para que ela

De nada adianta o engajamento dos indivíduos, se a comunidade não abraçar a causa. Dessa forma, para que a sustentabilidade se efetive, necessário é um esforço comunitário. A união de pessoas com o pensamento comum pode levar a grandes feitos, já que tem um alcance fabuloso.

É válida a eleição de líderes comunitários que exijam do poder público infraestrutura básica. Uma delas é a implantação de redes de esgoto, posto que as fossas sépticas contaminam o lençol freático. Hortas ecológicas são uma excelente alternativa aos alimentos com agrotóxico.

A implantação de painéis solares para muitas casas de uma vez pode baratear o preço, além de diminuir a conta de luz. E que dizer dos biodigestores, que processam as matérias orgânicas?

As ações em nível global

Os chefes das nações devem igualmente tomar decisões que implementem a sustentabilidade em seu território. Podem ser feitas medidas que desestimulem a densidade populacional, assim como o consumo descontrolado.

Saiba o que é a sustentabilidade e como você pode contribuir para que ela

A implementação de meios alternativos de transporte também ajuda, posto que incentiva os carros a ficarem nas garagens. Outras medidas são diminuir o consumo de energia elétrica, água tratada e gás de cozinha.

Mas a natureza também precisa ser tratada, então é essencial medidas de fiscalização do desmatamento. Os ecossistemas e a biodiversidade devem ser preservados a todo custo. As fontes energéticas têm que se renovar, assim como as matas ciliares, reflorestadas.

Leia também sobre os solos do Brasil, suas variedades, problemas e soluções para aumentar o produtividade.

Fonte: Significados, Wikipédia, WWFToda Matéria, Brasil Escola, eCycle, Pensamento Verde, Sua Pesquisa, Escola Kids.

Fonte das imagens: Sebrae, Estratégia ODS, Teoria Verde, Descola, Pensamento Verde.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.